Webradiotop1FM

23 de fevereiro de 2011

Estudo revela que técnicos elegantes passam mais confiança durante os jogos

Cientistas da Universidade de Portsmouth divulgaram um estudo sobre a aparência dos treinadores no esporte, e revelaram que os mais bem vestidos levam vantagem ao passar confiança nas instruções para os seus atletas em dias de jogos.

O trabalho foi publicado no Journal of Sport Psichology, e estudou as reações de 97 homens e mulheres diante de fotografias de diferentes treinadores. Foram analisados não só o traje, como também a aparência física dos técnicos.

O técnico que estava magro e vestido com roupas esportivas foi apontado como aquele com os melhores atributos técnicos, e o ideal para desenvolver os jogadores durante os treinamentos. Além disso, foi descrito como “hábil para motivar os jogadores”.

OS CASUAIS: APARENTAM TER MAIS CONHECIMENTO TÉCNICO

FELIPÃO
JOEL SANTANA
CELSO ROTH
Já o treinador que aparecia esbelto e vestido com roupa social foi visto como o melhor estrategista, ou seja, aquele que tem a maior capacidade de influir na sua equipe em dias de jogos.

OS ELEGANTES: INSPIRAM MAIOR HABILIDADE ESTRATÉGICA NOS JOGOS

MANO MENEZES
JOSÉ MOURINHO
LUXEMBURGO
Já o técnico de porte avantajado que usava terno foi uniformemente classificado como o pior de todos em termos de motivação, conhecimento técnico, estratégia e influência no caráter dos atletas.

SEM CATEGORIA

DUNGA
Logo, o estudo concluiu que o técnico ideal é magro, veste roupas esportivas durante os treinamentos e aparece elegante no banco de reserva durante os jogos do seu time.

“Descobrimos que as roupas dos técnicos podem ter um efeito direto na percepção que os jogadores têm da habilidade de seus comandantes. Os atletas esperam que ele possa passar fundamentos técnicos, motivar e liderar”, explicou o autor do estudo, Richard Thelwell.

“Um técnico de terno sugere poderio estratégico, o que é obviamente ideal para um jogo. Por outro lado, quando vestem trajes esportivos, eles são percebidos como mais tecnicamente competentes”, completou o cientista.

Grandes do Rio faltam a encontro, fazem pressão e anunciam ruptura com C13

Uma nota oficial publicada nesta quarta-feira anunciou que as diretorias de Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense vão, a partir de agora, negociar os direitos de transmissão de TV conjuntamente, mas sem o Clube dos 13, entidade que fazia esse tipo de comercialização até agora.

Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, falou a respeito da atual conjuntura política da entidade e desdenhou da ameaça de cisão. Para ele, discussões do tipo sempre acontecem às vésperas da conclusão da negociação do contrato de TV e o Corinthians está liberado para fazer o que quiser.


A saída dos cariocas ainda esvazia a reunião desta quarta, que deve fechar o texto do edital de TV para o próximo triênio do Campeonato Brasileiro. Sem nenhum representante do Rio, a diretoria da entidade está representada pelo presidente Fábio Koff, os mandatários de São Paulo (Juvenal Juvêncio), Atlético-PR (Marcos Malucelli), Atlético-MG (Alexandre Kalil), Santos (Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro) e Bahia (Marcelo Guimarães Filho). Além deles, o Inter enviou um representante.

As ausências de Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio, além de outros membros do C13, não podem ser entendidas necessariamente como sinais de um racha. A reunião desta quarta envolve apenas a diretoria e a comissão de TV, das quais os três clubes citados não fazem parte.

O comunicado feito por parte dos quatro maiores clubes do Rio de Janeiro afirma que a decisão tomada foi feita em função da “defesa intransigente dos interesses do futebol do Rio de Janeiro e, ainda, a satisfação dos interesses maiores do futebol brasileiro em geral”.

O problema é que nenhum dos quatro clubes do Rio de Janeiro anunciou a desfiliação do Clube dos 13 que, por regime de estatuto, tem o direito de negociar os direitos de transmissão em nome dos clubes.

Enquanto não deixarem, de fato, o Clube dos 13, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco não poderão negociar separadamente com as emissoras de TV.

Por outro lado, o comunicado confirma que o Corinthians não está sozinho em sua briga contra a atual gestão do Clube dos 13. Ao mesmo tempo, em nenhum momento o texto distribuído pelos dirigentes cariocas cita o clube do Parque São Jorge, que na última terça havia dito que negociaria sozinho.

Confira o comunicado completo:

Os presidentes do Botafogo de Futebol e Regatas, do Fluminense Football Club, do Clube de Regatas do Flamengo e do Club de Regatas Vasco da Gama reuniram-se em 22/02/2011 para discutir os aspectos relacionados à concorrência, encaminhada pelo Clube dos 13, com o propósito de aquisição dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol profissional.

Como resultado, restou decidido que os clubes adotarão posição conjunta, diante da questão em causa, tendo como fundamento principal a defesa intransigente dos interesses do futebol do Rio de Janeiro e, ainda, a satisfação dos interesses maiores do futebol brasileiro em geral.

Foram, em consequência, fixadas, pelos quatro clubes, as seguintes preliminares:
- Não reconhecer como adequada a forma pela qual, até aqui, o Clube dos 13 conduziu, perante aos associados, o projeto para o novo contrato de transmissão;
- Os clubes, em consequência, manifestam-se desobrigados, diante do Clube dos 13, dispondo-se os mesmos a tratar, diretamente com as empresas interessadas, todos os aspectos comerciais referentes aos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro.