Quem hoje tem mais de 35 anos não esquece…
Ano: 1990 – Final do Campeonato PECampeão: Santa Cruz – ARBITRO: Arlindo Maciel -PLACAR: Santa 0×1 Sport (tempo normal)- PRORROGAÇÃO: Santa 0×0 Sport.
No dia 27/05/1990 aconteceu no Arrruda o último jogo da decisão. Para ser campeão, o Santa Cruz poderia perder nos 90 minutos e ainda assim teria a vantagem de jogar pelo empate nos 30 minutos da prorrogação. Foi o que ocorreu, o Sport venceu no tempo normal por 1×0, gol do lateral esquerdo Glauco, de falta, aos 29 minutos do primeiro tempo.
A arbitragem foi o lado ruim do jogo. Arlindo Maciel que apitou a final sendo sorteado minutos antes do clássico, deixou de validar um gol legítmo do rubro-negro, aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação em uma cabeçada do zagueiro Marcio Alcantarada. O então bandeirinha Gilson Cordeiro anulou o gol alegando impedimento que posteriormente foi provado que não houve.
Ficha do Jogo:
Santa Cruz: Raul; Marinaldo, Marcão, Tanta e Eduardo; Mázio, Ataíde e Mazinho; Leto (Fernando Silva), Marcelo Rocha e Wanks (Edmundo).
Técnico: Erandir Montenegro
Sport: Paulo Victor; Valtinho, Aílton, Márcio Alcântara e Glauco (Mirandinha); Lopes, Agnaldo e Adriano; Ramón, Fábio (Sérgio Alves) e Neco.
Técnico: Charles Muniz
Local: Estádio do Arruda
Árbitro: Arlindo Maciel
Auxiliares: Gílson Cordeiro e João José Venceslau
Renda: Cr$ 6.187.840,00
Público: 58.860 pagantes e 3.244 não pagantes (total: 62.104)
Glauco lateral esquerdo fez de falta 1×0 para o Sport que venceu no tempo regulamentar…

O ex Arbitro Arlindo Maciel esteve na última Sexta Feira na Ilha do Retiro e fez revelações sobre o campeonato que o Sport ganhou, mas não levou… SANTA CRUZ CAMPEÃO DE 1990.