O Santa Cruz viaja até Belo Jardim, a 187 quilômetros de Recife, para enfrentar o Porto, de Caruaru, pela terceira rodada do grupo 3 do Campeonato Brasileiro da Série D. A partida acontece às 16h deste domingo, no Estádio José Bezerra de Mendonça, o Mendonção.

Após dois jogos, o time de Recife somou quatro pontos e divide a liderança da chave com o Guarani-CE. Porém, a equipe de Juazeiro do Norte leva vantagem no saldo de gols. Já o Porto fez apenas um jogo, e foi derrotado pelo Santa Cruz-RN por 2 a 0, no último domingo.
As duas equipes se enfrentaram pela última vez nas semifinais do Campeonato Pernambucano. Melhor para o Santa, que conquistaria o título na sequência. O Coral venceu os dois jogos: por 2 a 1, em Caruaru, e 3 a 1, no estádio do Arruda.
Porto “mais experiente” após estreia
Depois de perder para o Santa Cruz-RN em sua estreia na quarta divisão, o técnico do Porto, Laélson Lima, deve promover mudanças na equipe que foi derrotada no Rio Grande do Norte. Mas as alterações não são forçadas por cartões ou lesões, e sim por “falta de experiência” do time da estreia. A média de idade da equipe do Agreste é de apenas 20 anos.
Com muitos jovens na equipe, Laélson lamentou a falta de “rodagem” de alguns atletas na partida contra o Santa potiguar. Para o jogo contra um dos favoritos desta Série D, o treinador promete uma equipe mais preparada psicologicamente.
Será um jogo grande, contra um importante time da capital. Apesar do empate em casa, sabemos que eles (Santa Cruz) estão empolgados. Mas nós precisamos pontuar. O momento é de confiança e vamos à busca da vitória – disse Laélson, referindo-se ao empate sem gols do Santa contra O Guarani, na última rodada.
As prováveis mudanças em relação ao time da jornada anterior ocorrem no meio. Renato, de 23 anos, deve ser titular na vaga de Erasmo, de apenas 18. Diego Costa provavelmente será o responsável pela armação no meio, no lugar de Evandro. O time jogará no esquema 4-5-1, com apenas Lalá no comando de ataque.
Novo esquema no Santa Cruz
O Tricolor da capital terá nova tática no duelo com o Porto. O tradicional 4-4-2 dará espaço ao 3-5-2. Melhor para o “carrapato” Everton Sena. O zagueiro assume a vaga do volante Chicão.
Estou pronto para o que der e vier. Fico muito feliz em o professor ter me escolhido e vou fazer de tudo para agarrar essa chance. Sendo como zagueiro ou marcador especial, vou fazer meu melhor. Afinal, o carrapato está sempre na ativa – brincou Sena, que no primeiro semestre passou por dois grandes testes. Ele “grudou” em Lucas, do São Paulo, pela Copa do Brasil; e em Marcelinho Paraíba, do Sport, na final do Pernambucano. Em ambas as partidas, o marcador foi bastante elogiado.
Se o sistema defensivo está bem esclarecido na cabeça do técnico Zé Teodoro, o ataque ainda mexe com o treinador. Sem Rodrigo Grahl, que está vetado pelo departamento médico por sentir dores na panturrilha, Kiros e Flávio Caça-Rato brigam por uma posição ao lado de Thiago Cunha.
Caça-Rato começou o coletivo da última quinta-feira como titular. Mas Kiros, recuperado de lesão, entrou durante a atividade e marcou três gols. Além da boa atuação no último treino no Arruda, o atacante, ex-Porto, agrada ao técnico Zé Teodoro pela a altura.
Será um duelo em um campo reduzido, onde a jogada aérea poderá ser uma arma a mais – analisou o treinador. Kiros tem 1,95 cm. Já Caça-Rato tem 20 cm a menos.

FICHA TÉCNICA
PORTO X SANTA CRUZ
Estádio: Mendonção, Belo Jardim-PE
Data/hora: 31/07/2011 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE)
Auxiliares:
José P. Wanderlei da Silva (PE) e Paulo Sérgio Steffanello (PE)
PORTO: Geday; Baiano, Moisés, Sandro Miguel e Altemar; Popó, Vágner Rosa, Renato, Diego Costa e Jeferson Renan; Lalá. Técnico: Laélson Lima.
SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Everton Sena, Thiago Matias e Leandro Souza; Memo, Jeovânio, Weslley, Renatinho e Dutra; Thiago Cunha e Kiros (Flávio Caça-Rato). Técnico: Zé Teodoro.
Lancenet