Webradiotop1FM

8 de agosto de 2011

Luto! Walter Abrahão, ex-narrador da TV Tupi e inventor do replay, morre aos 80 anos

Vítima de cancer, o cronista esportivo faleceu nesta segunda-feira


Campinas, SP, 08 (AFI) - O jornalismo esportivo amanheceu mais triste nesta segunda-feira. Faleceu o ex-narrador e ex-comentarista esportivo, Walter Abrahão (foto), em decorrência de um cancer no pulmão, aos 80 anos de idade. Ele estava internado há, aproximadamente, uma mês no Hospital Nove de Julho, em São Paulo. Ele deixa três filhos.
Natural de Promissão, no interior de São Paulo, iniciou a carreira esportiva, com 16 anos, na Rádio Difusora Noroeste de sua cidade natal. Em 1950, chegou à São Paulo para cursar direito e trabalhar na Rádio Cruzeiro do Sul. No mesmo ano passou para a Rádio Tupi e, posteriormente, para a TV Tupi.
Na emissora carioca teve seu melhor momento. Além de narrar duas Copas do Mundo, narrou o título mundial de boxe de Eder Jofre. Em 1963, inventou o "bi-lance", que consistia em repetir algumas imagens durante o jogo, que nada mais era do que o replay como conhecemos, três anos depois, no Mundial da Inglaterra, a invenção foi mostrada ao mundo.
Além de ter narrado a despeida de Pelé, diretamente do EUA, fazendo a primeira transmissão via satélite para o Brasil. Também escolheu foi o criador da "escolha do melhor em campo", do sistema atual do jogo de volêi, sem vantagem, e da palavra oxo para definir um jogo sem gols.
No final da década de 80, se tornou vereador de São Paulo por dois mandatos. Em 2001, aposentou-se do Tribunal de Contas do Município e voltou à crônica esportiva comentando alguns jogos na Rádio Record de São Paulo e fez algumas participações no extinto Golaço da Rede Mulher.

SPORT: Relacionados para o clássico!

Apesar de a concentração do Sport para o jogo contra o Náutico ter começado na noite do último domingo, a lista dos relacionados para a partida só foi divulgada hoje.
Dois jogadores foram inseridos e um retirado em relação ao grupo que enfrentou o Boa Esporte, no último sábado. Confira a lista completa abaixo:
Goleiros: Magrão e Calaça;
Laterais-direitos: Thiaguinho e Renato;
Zagueiros: Tobi, Gabriel, Montoya e César;
Lateral-esquerdo: Wellington Saci;
Volantes: Hamilton, Daniel Paulista, Rithely e Naldinho;
Meias: Marcelinho Paraíba, Diego Torres, Branquinho e Maylson;
Atacantes: Bruno Mineiro, Júnior Viçosa e Paulista.

..Zagueiro Raul ex Remo na Ilha do Retiro

Zagueiro Raul ex Remo, chegou na Ilha do Retiro e vai ser avaliado pela comissão técnica. Raul tem 1m90 e foi uma indicação do olheiro João Maradona.
Ficha do atleta:
Nome: Raúl Michel Melo da Silva
Local de nascimento: Belém – PA
Data de nascimento: 04/11/1989
Altura: 1,90m
Peso: 73 kg
último clube: Remo
OBS: O empresário do zagueiro afirmou que o jogador vai assinar contrato logo após os exames médicos.

NÁUTICO: Último ensaio para o “Clássico dos Clássicos”

O Náutico realizou na manhã desta segunda feira (08), no CT Wilson Campos, o último treinamento antes do clássico contra o Sport (amanhã, na Ilha do Retiro), em jogo atrasado da 14ª rodada da Série B.
Visando acertar os últimos detalhes do Timbu, o técnico Waldemar Lemos comandou trabalho tático de posicionamento, priorizando as jogadas de bola parada.
No “Clássico dos Clássicos”, Waldemar contará com o retorno do atacante Rogério, suspenso na última rodada. Por outro lado, o meia Philip, que recebeu o terceiro cartão amarelo, desfalca o Alvirrubro.
Já o atacante Kieza, que se recupera de um estiramento na coxa esquerda, será submetido a tratamento intensivo até momentos antes da partida.
Outra possível dor de cabeça para o treinador é o meia Eduardo Ramos, que saiu do treino mais cedo por conta de uma pancada no pé direito, que ocasionou uma luxação no local. O meio campista também receberá acompanhamento do departamento médico.
É um jogo importante, sem dúvida, mas é preciso manter a calma e jogar com tranquilidade”, avisou o zagueiro Marlon.
Com 26 pontos ganhos, o Timbu ocupa o terceiro lugar da Série B.
Site Oficial