Webradiotop1FM

8 de janeiro de 2012

Contagem regressiva

Daqui a menos de uma semana, a bola volta a rolar em Pernambuco. Em tempos de calendário apertado, os três grandes da capital correm para se preparar da melhor maneira em tão pouco tempo. Os elencos ainda não estão fechados. Nem todas as carências puderam ser resolvidas até o momento. Se a tradição se confirmar, somente no segundo turno é que Náutico, Santa Cruz e Sport poderão dizer que estão realmente prontos. Enquanto isso, iniciam mais um Estadual se arrumando.

Escaldado pelo fracasso no ano passado, quando foi o último a se apresentar após as férias e acabou vendo o sonhado hexa escapar, desta vez o Sport foi o aluno aplicado. Foi o primeiro dentre os três grandes a iniciar a pré-temporada. Dia 26 de dezembro e lá estavam todos os jogadores, inclusive a maioria dos contratados, presentes e prontos para começar os treinamentos.

Ponto para o Leão, que foi criterioso nas contratações para 2012. Antes de tudo, porém, renovou com peças importantes da campanha do acesso à Série A, como o lateral-direito Thiaguinho, o zagueiro Tobi e o volante Hamilton. Eles se juntam a jogadores que já tinham contrato, tais como o meia Marcelinho Paraíba e o goleiro Magrão. Ao todo, o Sport contratou até o momento oito atletas. Reforçou a zaga com as chegadas de Ailson e Wilson Júnior, e fez uma aposta no ataque com Jheimy, que veio do Boa Esporte.

O Náutico se apresentou um dia depois do rival rubro-negro, mas não com o elenco completo. O grupo que compareceu ao CT Wilson Campos, neste dia, era formado em sua grande maioria por juniores, poucos remanescentes de 2012 – Gideão, Marlon e Lennon – e alguns dos reforços, como Henrique e Cascata. O volante Souza chegou no dia seguinte. Os principais atletas – Derley, Elicarlos, Rogério e Ronaldo Alves – só chegaram no dia 2 de janeiro, junto com três reforços: Ronaldo Conceição, Jefferson e Dorielton.

A diretoria alvirrubra diz que o grupo atual é o que vai iniciar o Pernambucano. Mais reforços para suprir carências como a meia e o ataque só devem chegar durante a competição. Por terem se apresentado só em janeiro, é difícil que alguns dos principais atletas e os reforços participem das primeiras partidas do Estadual, o que pode ser um problema para o Timbu.

Campeão


Atual campeão, o Santa Cruz resolveu inverter a ordem, apesar do sucesso no ano passado. Se em 2011 o Tricolor foi o primeiro do trio da capital a iniciar os trabalhos, desta vez foi o último. Somente no dia 2 de janeiro é que o grupo coral iniciou a pré-temporada. O Santa é o time que manteve mais jogadores do grupo do ano passado, mas também o que mais se reforçou: já foram anunciados no Arruda nove reforços.

O ataque, grande calo da temporada 2011, é a principal preocupação dos tricolores. Chegaram para o setor Branquinho, Alex Pires e os rodados Geílson e Dênis Marques. A diretoria coral ainda quer mais um atacante para fechar o elenco pelo menos para o início do Estadual. Mais reforços vão depender de oportunidades ou necessidades que aparerecem.

Náutico

Problema solucionado

zaga

Ter mantido o miolo de zaga, com as renovações de Marlon e Ronaldo Alves, foi o grande mérito do Timbu. O setor foi um dos principais destaques do time na temporada passada e tem tudo para repetir o sucesso.

Precisa melhorar

ataque

O Náutico deve ter dificuldades no ataque. Sem o seu principal artilheiro, a equipe deve sofrer esse início de temporada. O Timbu deveria ter investido mais no setor, já que perdeu um jogador do nível de Kieza.

Santa Cruz

Problema solucionado

meio-campo

Após passar a última temporada inteira dependendo apenas de Weslley, o Santa Cruz trouxe mais dois atletas para brigar pela titularidade. Aliando juventude e experiência, a diretoria tricolor trouxe Branquinho, 22 anos, e Luciano Henrique, 33 anos.

Precisa melhorar

Ataque

Apesar de ter contratado três atletas com bons currículos para a posição, o desempenho do setor ofensivo ainda é uma incógnita. É esperar e torcer para ver se Geílson, Alex Pires e Dênis Marques desempenhem o bom futebol de outrora. A diretoria promete trazer mais um atleta para a posição.

Sport

Problema solucionado

Defesa


Sofrendo há duas temporadas com a irregularidade da zaga, a diretoria de futebol do Sport tratou de reforçar o setor para a disputa do Brasileirão. Para tanto, foram contratados os zagueiros Wagner Silva, Willian Rocha e Welton. Além disso, os rubro-negros negociam com Rafael Marques, que deve chegar para assumir a titularidade.

Precisa melhorar

Setor ofensivo


O calo do Sport continua sendo o setor ofensivo. Para piorar, o cenário atual do mercado da bola não está nada favorável. Entre meias e atacantes, os rubro-negros acertaram somente com dois atletas: o centroavante Jheimy, artilheiro do Boa na Série B e o atacante Marquinhos Gabriel, promessa revelado pelo Internaciona.

TODOS COM A NOTA 2012

Todos com a Nota
Das últimas 14 edições do Pernambucano, 13 foram subsidiadas pelo estado, através de campanhas promocionais como Todos com a Nota e Futebol Solidário.
Ao todo, os clubes receberam R$ 36.305.000.
Apenas o torneio de 2007 não foi contemplado, pois não houve tempo hábil para a transição do Futebol Solidário, promovida pelo governador Jarbas Vasconcelos, para o Todos com a Nota, retomado por Eduardo Campos. O TCN só voltaria no Brasileirão.
Para 2012, ainda que o contrato não esteja assinado, os bilhetes promocionais serão reeditados. A negociação segue em relação aos valores pagos pelo estado para cada ingresso, variando de acordo com o tamanho do clube.
Aproveitando a continuidade do TCN, a Federação Pernambucana de Futebol quer implantar uma regra na distribuição da verba, retendo um percentual de todas as cotas para a promover campeonatos semiprofissionais, Sub 20 e Sub 17, durante todo ao ano, reforçando a base. Qual é a sua opinião sobre a ideia? Nova enquete à vista.
Seja qual for o partido político no poder, o subsídio à competição continuará devido ao patamar econômico dos clubes locais, que não “acreditam” nessa independência. Só resta saber até quando o governo vai incluir o futebol em seu orçamento anual.