Webradiotop1FM

15 de fevereiro de 2012

Siloé decreta o Carnaval nos Aflitos e leva o Náutico à vitória sobre o Central

O atacante Siloé fez o Carnaval nos Aflitos nesta quarta-feira. Com dois gols dele, o Náutico venceu o Central por 2 a 0, permanecendo na briga pela liderança (dividida com o Salgueiro) do Campeonato Pernambucano. A equipe alvirrubra superou os desfalques e os inúmeros gols perdidos para derrotar a Patativa. O Timbu Volta aos gramados agora só depois do Carnaval. Na quarta-feira de cinzas, enfrenta o Petrolina, no Sertão do Estado.

O primeiro tempo de jogo foi um show de gols perdidos. O Náutico foi o que pecou mais, mas o Central também criou oportunidades perigosas, porém, desperdiçadas. Para o Timbu foram quatro chances claras de gol. Nenhuma concluída com sucesso. Em apenas uma delas, em boa jogada de Eduardo Ramos pela direita, a bola foi na trave esquerda do goleiro Hélder. Nas demais, faltaram a Berger, Siloé e Souza capricho na hora da finalização.

A Patativa não ficou só se defendendo. Conduzido por Lenilson e aproveitando bastante as jogadas pela direita, o Central quase marcou com Fernando Pires, de cabeça, forçando Rodrigo Carvalho a fazer boa defesa, e num lance em que o zagueiro alvirrubro Gustavo quase marcou contra, após cruzamento da direita. A decisão de Waldemar Lemos em improvisar Auremir na direita não funcionou. O jogador teve muita dificuldade tanto na marcação quanto no apoio, prejudicando a equipe em algumas jogadas e com muitos erros de passes.

Waldemar Lemos não mexeu na equipe no intervalo, mas com dez minutos ele tirou Berger, uma peça nula em campo, para a entrada e Phillip. A mudança surtiu efeito rápido. O garoto procurou mais o jogo e se movimentou bem. A recompensa veio aos 15. Foi dele o passe que terminou nos pés de Siloé, na entrada da área. O baixinho limpou o marcador e bateu para abrir o placar e aliviar a situação do Náutico.

O Central não apresentou o mesmo ímpeto ofensivo no segundo tempo, deixando o Náutico à vontade para jogar. O Timbu valorizou a posse de bola e isso foi importante para evitar que o adversário chegasse com perigo ao ataque. E se no primeiro tempo a equipe alvirrubra deu um show de gols perdidos, na etapa final foi mais eficiente. Aos 38, veio o gol que deu a tranquilidade no placar. Dori recuperou bem a bola de carrinho, deixando o goleiro Hélder para trás e cruzando para a área. No meio da zaga, apareceu Siloé, que completou de cabeça para o gol e decretar o carnaval nos Aflitos.

Ficha do jogo

Náutico

Rodrigo Carvalho; Auremir, Marlon, Gustavo e Douglas (Dori); Lenon, Souza (Marquinho), Derley e Eduardo Ramos; Siloé e Berger (Phillip). Técnico: Waldemar Lemos

Central
Hélder; Zé carlos (Deyvson), Paulo César e Célio Lima; Wagner Manso, Ricardo Pocino, Fernando Pires (Diego Góes), Cleber, Lenilson e Tiago Silva (Douglas); Pimenta. Técnico: Júnior Caruaru (interino)

Local: Aflitos. Árbitro: Sebastião Rufino Filho. Assistentes: Pedro Wanderley e Albert Júnior. Gols: Siloé (2). Cartões amarelos: Wágner Manso, Hélder Lenilson (C). Público: 7.595. Renda: R$ 28.770.
 

De Zé para Mazola

O técnico Zé Teodoro não foge à sensatez nas suas declarações. Em véspera de clássico, as perguntas aos atletas e treinadores sempre são mais incisivas. Puxando pela memória recente, o comandante tricolor foi questionado pelas declarações do comandante rubro-negro, Mazola Júnior, que falou que o Sport era o melhor time da competição, Zé Teodoro minimizou, em parte.

"No futebol, hoje tem coisas que pode ajudar, mas também pode atrapalhar. Eu tenho uma forma de trabalhar quando chego no clássico. Gosto de trabalhar internamente a motivação. Acho que tudo o que foi colocado, ele (Mazola) tem as razões dele. Mas temos que procurar jogar bola. Dentro dos 90 minutos é a única resposta que podemos dar", pontuou Zé Teodoro.

Sobre o time que começará jogando diante do Leão, o treinador coral não quis dar pistas. Avisou que todos saberão da escalação, 15 minutos antes do jogo começar. A tarde desta quarta-feira, foi de mais um treino secreto. "A base é a maioria do que já vem jogando. É lógico que pode acontecer algumas mudanças pela forma que o adversário joga. Mais vamos para buscar os três pontos, prefiro buscar a vitória do que empatar três vezes. Os jogadores estão orientados a fazer o jogo dentro do equilíbrio para surpreender e fazer o resultado", pontuou.

Sobre a receita para vencer, Zé Teodoro afirmou que já tem tudo em mente. Dentre os pontos tocados, ele colocou que o importante é falar menos e fazer mais. "Temos que trabalhar dentro da situação, não vamos mudar. Atitude, imposição, iniciativa, por estaer jogando em casa. Quem trabalhar melhor na escalação, nas mexidas, quem errar menos, quem aporoveitar as oportunidades. Esse vai ganhar. É falar menos e ser mais objetivos", finalizou.

De virada, Porto vence o Serra e se aproxima do G4

O Porto se recuperou no campeonato estadual após duas derrotas seguidas na capital, diante de Santa Cruz e Sport. Na noite desta quarta-feira, o Gavião derrotou o Serra Talhada por 3 a 1 e voltou a se aproximar do G4, agora com 14 pontos em dez rodadas, a três justamente dos rubro-negros e dos tricolores , que se enfrentam nesta quinta. Já o Serra entrou na zona de rebaixamento, em 11º lugar.

Diante de 3.518 torcedores no estádio Luiz Lacerda, a equipe treinada por Laelson Lima precisou se desdobrar em campo, uma vez que o Cangaceiro, que já estava jogando na defesa, abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, através de Rogério Serra. O empate do Porto veio logo depois, aos 30 minutos. O lateral-esquerdo Airton acertou uma cobrança de falta, deixando tudo igual no Lacerdão. Deu tranquilidade à jovem equipe caruaruense.

Logo aos 2 minutos da etapa final, a virada do Gavião do Agreste. Após tabelar com Vágner Rosa, o atacante Joelson ficou livre na grande área, mas acabou derrubado por Enercino, que recebeu o cartão amarelo. Pênalti. O próprio Joelson cobrou, com perfeição. O camisa 9 do Tricolor acertou o ângulo superior direito do goleiro Bruno. Foi o sexto tento de Joelson no Pernambucano. O Porto ainda faria mais um gol, com Rodolfo Potiguar, aos 15 minutos, em uma bomba de fora da área, fechando o placar no Lacerdão.

Belo Jardim derrota o Araripina aos 45 do 2º tempo

O Belo Jardim deixou a zona de rebaixamento do Estadual ao marcar o gol da vitória aos 45 minutos do segundo tempo, levando a torcida do Calango à loucura na noite desta quarta-feira. Arenílson foi o autor do solitário gol no estádio Sesc-Mendonção, o suficiente para derrotar o Araripina, dando a 4ª vitória ao clube. Até ali, a retranca do Bode vinha obtendo sucesso. O time sertanejo ia chegando a seis empates na competição.

Mas, depois de tanto insistir durante os 90 minutos no surrado gramado, o time alviverde, treinado por Leivinha, acabou chegando aos três pontos.  O Belo Jardim subiu do 11º lugar para a 8ª posição, agora com 12 pontos, respirando na classificação. Já o Araripina caiu uma colocação, agora em 9º, com os mesmos 11 pontos.

Petrolina tropeça em casa e empata em 0 a 0 com o lanterana América

O Petrolina entrou em campo para enfrentar o América como franco favorito. Afinal, no estádio Paulo Coelho, a equipe havia vencido as quatro partidas que disputou. Mas o restropecto ficou em segundo plano quando o jogo começou. O Tigre, que chegou a perder um pênalti na segunda etapa, não conseguiu tirar o zero do placar e tropeçou diante do Periquito.
Um empate em 0 a 0 amargo para os dois times. Afinal, o elenco de Pedro Manta passou para os 18 pontos e até subiu à terceira posição, mas deixou escapar a chance de se firmar no G4. Já o América, que está com Charles Muniz no comando, continua sem vencer no Campeonato Pernambucano e, a cada rodada, isola-se na lanterna do certame.

Salgueiro goleia o Ypiranga e se mantém na liderança do Campeonato Pernambucano

O Salgueiro mostrou mais uma vez que é imperdoável quando atua no estádio Cornélio de Barros. Depois de desbancar os quatro times mais tradicionais do estado, a equipe de Neco fez do Ypiranga mais uma vítima e manteve uma campanha irretocável em casa. Nada menos do que cinco vitórias em cinco jogos. Dessa vez, o placar foi de 3 a 0.
Com a goleada, o time sertanejo se manteve na liderança do estadual, com 22 pontos. Já a Máquina de Costura, com nove pontos, está a uma posição de entrar na zona de rebaixamento. A vitória do Carcará começou a ser construída já no primeiro tempo com Fabrício Ceará. Na etapa complementar, Alemão, aos cinco minutos, e Pio, aos 30, completaram o triunfo incontestável

Mazola ataca parte da imprensa

O técnico do Sport, Mazola Júnior, não esconde a insatisfação com parte da imprensa
pernambucana. Segundo o técnico rubro-negro, ele está sendo perseguido por alguns jornalistas, cronistas e radialistas com críticas "sem fundamento". O comandante leonino, ao contrário dos prognósticos, deu sinais de que está seguro no cargo, mesmo caso perca o clássico contra o Santa Cruz, nesta quinta-feira, no estádio do Arruda.

"Só quem não conhece não percebe que o grupo está junto de mim, eles me adoram. A grande maioria dos torcedores também gostam de mim, ficaram muito gratos com o acesso à Série A no ano passado. E a diretoria, a mesma coisa", pontuou Mazola. "Existe a pressão normal de treinador do Sport, mas parte da imprensa quer me tirar do cargo a todo custo", completou.

Mazola ainda apresentou números para justificar seu desempenho no Leão. Lembrou que na nona rodada do último Estadual, sob o comando de Geninho, o Sport estava na sétima colocação, com 14 pontos ganhos, quatro vitória e um saldo negativo de um gol. Hoje, nesta mesma nona rodada, o time é terceiro, tem 17 pontos, cinco vitórias e um saldo de cinco. "Os números não mentem", disse, ressaltando a sua campanha.

Jael e Edcarlos ficam regularizados

O final da quarta-feira reservou boas notícias para a torcida do Sport. Afinal, o atacante Jael e o zagueiro Edcarlos tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e estão aptos no quesito regularização para vestir a camisa rubro-negro e podem enfrentar o Santa Cruz, às 20h desta quinta no Arruda.
Dos dois nomes, o que mais gerou ansiedade entre os rubro-negros foi o do centroavante. O atleta se envolveu em um pequeno imbróglio com o Flamengo, que só queria liberá-lo, segundo informações não confirmadas, se o atleta perdoasse uma dívida de R$ 300 mil. A diretoria do Sport, porém, desmentiu o negócio e atribuiu a mudança da diretoria de futebol do Urubu como o principal impecilho. 

Náutico, com mais mudanças, enfrenta o Central nos Aflitos



Desfalcado, Timbu tem a volta do meia Eduardo Ramos e do goleiro Gideão (Foto: Guga Matos/JC Imagem)
Após duas partidas em uma semana desgastantes no Sertão, o Náutico, vice-líder do Campeonato Pernambucano Coca-Cola com 19 pontos, volta a jogar nos Aflitos nesta quinta-feira, contra o Central, sexto colocado, com 12 pontos. Os desfalques continuam como maior dor de cabeça do técnico Waldemar Lemos, que tem buscado manter a coesão da equipe em busca do maior número de pontos.

Leia também:
Rodrigo Tiuí é apresentado e fala mal do ex-clube Terek Grozny-RUS
O Náutico não poderá contar com titulares em quatro funções. Um zagueiro — Ronaldo Alves está machucado, e seu substituto imediato, Diego Bispo, suspenso —, o lateral-direito João Ananias, o lateral-esquerdo Jefferson e o volante Elicarlos. Sem falar nas lesões de joelho do atacante Rogério e do meia Cascata.
Mas existe o lado bom. Voltam ao time o goleiro Gideão e o meia Eduardo Ramos. Além disso, o lateral-direito Marquinho fará a sua estreia.
Após um na coletivo na manhã desta terça para definir os últimos detalhes, a escalação alvirrubra não foi divulgada. No entanto, deve ser com Gideão no gol, Marquinho, Marlon, Gustavo e Douglas na linha defensiva, os três volantes Lenon (substituto de Elicarlos), Derley e Souza, o meia Eduardo Ramos, além do atacante Siloé e um outro jogador nessa função, que pode ser Jefersom Berger, Dorielton, Henrique, Philip ou até o meia Marcos Vinicius. Mais provável para Berger.

Sobre as mudanças que têm que ser feitas rodada após rodada, o treinador alvirrubro citou como problema o aperto no calendário, com jogos quarta e domingo, ininterruptamente. “Isso acontece devido à situação de termos vários jogos em pouco tempo. Não temos o tempo suficiente para condicionar os nossos atletas”, destacou Waldemar Lemos.
O Náutico pode retomar a liderança na rodada. Hoje está atrás do Salgueiro no saldo de gols. Se vencer por uma boa margem de gols, pode ultrapassar mesmo que o Carcará também vença seu jogo, contra o Ypiranga, em Salgueiro.
LESÃO

Os exames de imagem realizados no volante Elicarlos, lesionado na partida contra o Serra Talhada, indicaram um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito. A previsão de recuperação é 15 dias. Boa notícia, considerando que dois alvirrubros tiveram de fazer cirurgias no joelho e vão parar por seis meses.

FICHA DO JOGO

Náutico x Central

Náutico: Gideão; Marquinho, Gustavo, Marlon e Douglas; Lenon, Souza, Derley e Eduardo Ramos; Siloé e Berger (Henrique).Técnico: Waldemar Lemos. Esquema: 4-4-2

Central: Hélder; Paulo César, Ricardo Pursino e Célio Lima; Zé Carlos, Fernando Pires, Cleber Henrique, Thiago Silva, Lenilson e Wagner Manso; Hudson Pimenta. Técnico: Júnior Caruaru. Esquema: 3-6-1.

Local: Estádio dos Aflitos. Horário: 21h10. Árbitro: Sebastião Rufino Filho. Assistentes: Pedro Wanderley e Albert Júnior. Ingressos: arquibancada frontal, R$ 30; arquibancada lateral e meia-entrada, R$ 15.

Vitórias: Náutico: 118. Central: 34. Empates: 51. Gols: Náutico: 348. Central: 148. Fonte: Carlos Celso Cordeiro.

Filas para compra de ingressos começam a ganhar corpo timidamente


Yuri de Lira/DP/D.A Press
Como era de se esperar, as filas das bilheterias do Arruda começaram timidamente a ganhar mais corpo a partir desta terça-feira, quando se iniciam as vendas de ingressos para sócios. Ontem, a comercialização de ingressos para o Clássico das Multidões estava fraca. Entretanto, hoje, mesmo com um debaixo de uma fraca mas incômoda chuva nesta manhã, pouco mais de uma dezena de torcedores se dispuseram  a comprar as entradas para a partida de quinta-feira contra o Sport, no estádio José do Rêgo Maciel.

Nesta manhã, um ou outro cambista já tentava repassar os ingressos. Os ingressos do programa governamental Todos Com a Nota (TCN) já haviam sido todos trocados. A  comercialização das entradas para o clássico começou desde a última sexta-feira e vai das 8h às 20h.

Foram disponibilizados 55 mil ingressos para o Clássico das Multidões, sendo 7 mil para a torcida do Sport. Desses bilhetes, são 4.500 para arquibancada inferior, 2 mil para arquibancada superior e 500 para os estudantes. As vendas na Ilha ocorrem nesta terça e quarta-feira das 9h às 17h.

Confira os valores para os corais


Arquibancada Inferior - R$ 40
Meia-entrada - R$ 20
Cadeiras de Aluguel - R$ 70
Cadeiras de Aluguel para sócios - R$ 60

Santa Cruz faz treino breve na manhã desta terça-feira

Ao contrário do que aconteceu ontem, com treinamento demorado e até mesmo oração no centro do gramado, a preparação para o Clássico das Multidões na manhã desta terça-feira foi breve, no estádio do Arruda. Com um treino fechado marcado para o período da tarde, o treinador do Santa Cruz, Zé Teodoro, apenas realizou com os jogadores corais um trabalho de cruzamento, finalização e um específico com os zagueiros da equipe. Antes, o preparador físico Jaílton Cintra comandou um treino técnico em campo reduzido em dois toques, mas somente com os atletas titulares. Quarta-feira à tarde, o técnico tricolor também irá fechar os portões.

As dúvidas do time que enfrenta o Sport, quinta-feira, no José do Rêgo Maciel, continuam. E, se depender de Zé Teodoro, não virão à tona. Deixa claro isso adotando novamente os treinos secretos. Embora seja provável, não se sabe se Everton Sena entrará como terceiro zagueiro, ao lado de André Oliveira e Leandro Souza, para tentar anular Marcelinho Paraíba.

Com André Oliveira e Leandro Souza garantidos, resta saber se Everton Sena será escalado como terceiro zagueiro para fazer a marcação individual sobre Marcelinho Paraíba. A princípio, a tendência é que sim. Outra dúvida é na lateral direita. Eduardo Arroz, Diogo e até mesmo a improvisação de Weslley são as opções do técnico. No meio, Memo é o único garantido. Léo, Anderson Pedra,  Weskley, Natan e Luciano Henrique vão brigar por posição. Na frente, Carlinhos Bala é o favorito para atuar ao lado de Dênis Marques. Ele disputa a vaga com Flávio Caça-Rato.

As dúvidas de Mazola

As dúvidas de Mazola não acabam na indefinição da situação do atacante Jael. O comandante rubro-negro ainda tem outras preocupações para definir a escalação do Clássico das Multidões. A maioria delas passa pela avaliação do departamento médico, que reservou boas e más notícias ao treinador. Se, por um lado, o técnico deve poder contar com o lateral-direito Renato e com o atacante Roberson, dificilmente o também atacante Marquinhos terá condições de jogo.

Renato havia machucado o ombro direito no clássico contra o Náutico depois de uma dividida com o volante Elicarlos. Na ocasião, chegou-se a cogitar uma cirurgia. No entanto, o tratamento bastou. Para o lateral, retornar justamente em um clássico depois de ficar parado não pesa. A dúvida é entre ele e Moacir. O próprio Renato, porém, admite que ainda não está totalmente recuperado na parte física, mas nada que possa atrapalhar a sua entrada no duelo. “Perdi muito o ritmo de jogo e ainda tenho pequenas dores no ombro. Estou com uns 90%, mas durante a semana creio que vou estar já totalmente recuperado”, afirmou o lateral.

Roberson estava fora de combate desde o jogo contra o Salgueiro, por causa de dores no joelho direito. Recuperado, o atacante fornece mais uma opção a Mazola para o setor ofensivo. Em bom momento, já que Marquinhos voltou a reclamar de dores no posterior da coxa esquerda e está praticamente fora do Clássico das Multidões.

Guerrón
A especulação em torno do nome do atacante Guerrón ganhou força ontem à tarde. Segundo informações, o Sport já teria acertado as bases salariais com o atleta, restando apenas o acerto com o Atlético-PR. O Furacão, que não está disposto a emprestar o jogador, estaria cobrando 2 milhões de euros pelos seus direitos econômicos.

CBF paga R$ 4 milhões por título na Copa do Brasil

Da Folha Online
A CBF definiu os valores das cotas de participação dos clubes na Copa do Brasil de 2012, que vai começar no dia 7 de março e terá a decisão em 25 de julho.

Os 64 times que participarão da competição foram divididos em três grupos.

Os times do Grupo I, que estão entre os dez primeiros no ranking da CBF, receberão R$ 250 mil na primeira fase e mais R$ 250 mil se passarem à segunda fase. São apenas cinco: Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, São Paulo e Palmeiras.

O Grupo II é formado pelos times que disputarão a Série A de 2012 e não estão entre os dez primeiros do ranking da CBF. São oito: Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Coritiba, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa e Sport. Estas equipes receberão R$ 220 mil na primeira fase e a mesma quantia se passarem à segunda fase.

Finalmente, o Grupo III terá os 51 clubes restantes, dentre eles Atlético-PR, Goiás, Guarani, Santa Cruz e Vitória. Os integrantes deste grupo terão direito a R$ 120 mil na primeira fase. Caso se classifiquem, dobram o valor.
A partir das oitavas de final (terceira fase), as cotas passam a ser iguais para todos os classificados. Nesta etapa, cada clube receberá R$ 300 mil.

Nas quartas de final, o valor subirá para R$ 400 mil e, nas semifinais, as cifras serão de R$ 500 mil para os quatro classificados.

O campeão da Copa do Brasil terá uma premiação de R$ 2,5 milhões. O vice, mesmo sem a vaga na Libertadores-2013, terá 1,5 milhão como consolo.

Assim, somando todas as fases, um integrante do Grupo I poderá ganhar um total de R$ 4,2 milhões se for campeão. Se o vencedor sair do Grupo II, levará 4,14 milhões. Já se for do Grupo III, ganhará R$ 3,94 milhões.

Confira os grupos que definiram as cotas da Copa do Brasil:

Grupo I
Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, São Paulo e Palmeiras

Grupo II
Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Coritiba, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa e Sport

Grupo III
04 de Julho-PI, ABC-RN, ASA-AL, América-MG, América-RN, Aquidauanense-MS, Bahia de Feira-BA, Coruripe-AL, Chapecoense-SC,, Real-RR, Auto Esporte-PB, Boavista-RJ, Brasiliense-DF, Ceará-CE, São Mateus-ES, Atlético-PR, Remo-PA, CENE-MS, Comercial-PI, Criciúma-SC, Cuiabá-MT, Espigão-RO, Juventude-RS, Fortaleza-CE, Goiás-GO, Sapucaiense-RS, Guarani-SP, Gurupi-TO, Horizonte-CE, Independente-PA, Ipatinga-MG, Luverdense-MT, Madureira-RJ, Nacional-AM, Operário-PR, Paraná Clube-PR, Paulista-SP, Paysandu-PA, Penarol-AM, Real Noroeste-ES, Rio Branco-AC, Sampaio Corrêa-MA, Santa Cruz-PE, Santa Quitéria-MA, São Domingos-SE, Gama-DF, River Plate-SE, Santa Cruz-RN, Trem-AM, Treze-PB e Vitória-BA.

Flamengo libera Jael e Sport confia na presença do atacante no clássico

O presidente do Sport, Gustavo Dubeux, confirmou ao Blog do Torcedor que o Flamengo liberou a documentação do atacante Jael para defender o Sport na temporada 2012. O mandatário do Leão acredita que o jogador ganhe condições de jogo para enfrentar o Santa Cruz, na próxima quinta-feira, no estádio do Arruda, pela 10ª rodada do Pernambucano Coca-Cola.
Mesmo  já tendo sido apresentado como reforço, Jael não era atleta do Leão oficialmente porque o Flamengo não havia liberado sua documentação por um simples motivo: o clube carioca queria que o jogador abrisse mão de um débito em torno dos R$ 300 mil.
Segundo Dubeux, o clube contou com o apoio do presidente da Energy, Hélio Vasone, que detém os direitos do atleta. "Hélio nos ajudou a chegar a um acordo com o Flamengo. Agora, é acelerar o processo para que o jogador seja regularizado a tempo", disse o presidente do Leão.
O gerente de futebol do Sport, Adelson Wanderley, acredita que, se toda a documentação for entregue na Federação Paulista de Futebol (Jael tem vínculo com o Mogi Mirim) na manhã desta quarta-feira, o jogador pode ganhar condições de jogo. 

Após ano na Chechênia, Rodrigo Tiuí mostra alívio ao voltar ao Brasil



Quando o atacante Rodrigo Tiuí chegou ao Recife, para assinar com o Náutico até o fim do ano, deixou para trás a gélida Grózni, capital da República da Chechênia, parte da Federação Russa. Em sua apresentação ao Alvirrubro, nesta terça-feira, o jogador, de 26 anos, mostrou alívio por estar de volta ao Brasil após um ano jogando no Terek Grozny, da primeira divisão do Campeonato Russo. Ele não se adaptou ao clima e também às condições de trabalho com que teve de lidar nesse período. Disse que o Terek não fornecia alimentação e academia de bons níveis, o que teria prejudicado seu futebol. Agradeceu ao Náutico por ter-lhe aberto as portas.

"A equipe que eu fui não tinha uma estrutura muito boa. Quando eu cheguei lá, consegui jogar um pouco. Mas, aos poucos, o meu rendimento acabou caindo por esses fatores de não ter uma alimentação adequada, uma sala de musculação adequada, e aí a coisa fica complicada, ainda mais por eu ser leve", afirmou o jogador."Tive de mudar um pouco meu estilo para se adaptar ao futebol de lá, que é mais de força. Mas agora estou voltando para cá e e vou continuar fazendo o que eu fazia aqui", complentou.
O atacante teceu elogios ao Náutico, além de agradecer ao convite. "É um privilégio estar nessa equipe, é uma equipe que tem nome. Só tenho que agradecer ao Náutico. E agora é agradecer em campo, jogando, me dedicando, fazendo gols. É desse jeito que eu quero agradecer ao Náutico por ter aberto as portas para eu voltar do futebol russo", disse Tiuí. "Estou pensando em fazer um grande campeonato e dar continuidade. A minha vontade é ficar no Brasil para sempre. Vamos ver se dá certo"
O que o Náutico viu de atrativo em Tiuí, certamente, não foi na Rússia. O atacante é bastante conhecido no Brasil pelo futebol mostrado em equipes por Fluminense, no Santos, no Atlético Paranaense. Nunca foi um artilheiro. É aquele segundo atacante, atua mais pelos flancos, com bastante velocidade e movimentação.
Ele vem cumprir o papel que vinha sendo desempenhado por Rogério, que teve ligamentos do joelho direito rompidos e não poderá jogar pelos próximos seis meses. Rodrigo tem uma capacidade de finalização maior que o companheiro e a vantagem de já ser testado na Série A em várias temporadas. O tempo dirá se cairá nas graças da torcida alvirrubra, como Rogério caiu.
Sobre a sua condição física, Tiuí admite que não está pronto para jogar. Precisará de duas semanas de preparação para poder fazer a sua estreia pela equipe dos Aflitos.
Veja como foi a entrevista com o jogador: