Webradiotop1FM

23 de fevereiro de 2012

Felipe, ex-Peixe, é apresentado no CT Wilson Campos

Goleiro Felipe, ex-Santos e Avaí, chega ao Náutico, para disputar o restante do Pernambucano, a Copa do Brasil e a Série A de 2012. O jogador, que, em 2010, se envolveu em uma grande polêmica ao discutir com torcedores do Peixe em uma transmissão de vídeo pela internet, foi apresentado oficialmente nesta quinta à tarde, no CT da Guabiraba. E já deu o recado: quer escrever um novo capítulo de sua história debaixo das traves do Timbu.

Formado nas categorias de base do Santos, onde ficou durante 14 anos, o
goleiro de 1,92 metro e 92 quilos tornou-se mais conhecido por um deslize
online, onde ele e mais três jogadores do Peixe bateram boca com torcedores através da Twitcam (uma espécie e Twitter com webcam). Chamado de “mãos de alface”, Felipe disse que gastava, com a ração de seu cachorro, o equivalente ao salário de um dos internautas com quem discutia.

“Aprendi e amadureci muito com esse episódio. Fiquei triste por ter passado por uma coisa que eu não sou. Sou um cara humilde, me dou bem com todo
mundo. Ali, eu estava só imitando o que outro jogador falou”, afirmou. Segundo ele, a fama de indisciplinado é fruto de mentiras plantadas pela imprensa.

Após a polêmica no fim de 2010, Felipe não teve sorte na vida profissional. No no passado, atuou pelo Paraná, no campeonato estadual, e pelo Avaí, na Série A do Brasileiro. Os dois times foram rebaixados. No Náutico, ele quer que a história seja diferente. “O meu objetivo é conquistar títulos, começando pelo Pernambucano”, salientou o goleiro, que se diz motivado pela torcida, pela estrutura do clube e pela chance de recomeçar. Felipe não treinou nesta quinta, mas começa os trabalhos nesta sexta.

Leandro Souza está suspenso e poderá ceder vaga ao novato William

Pilar da defesa tricolor, o zagueiro Leandro Souza não poderá enfrentar o Petrolina, no próximo sábado, no Arruda. O atleta tomou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Para a sua vaga, o técnico Zé Teodoro tem duas opções. A primeira e mais provável é a escalação de Everton Sena, que retorna de suspensão automática. A segunda é a estreia de William, que veio do futebol chinês e ainda não teve chances.

William, inclusive, vem fazendo bons treinos desde a sua chegada, há cerca de um mês. Durante um dos treinos da semana passada, Zé Teodoro chegou a colocar o atleta no time principal, na vaga de André Oliveira - o que pode ser um indício da sua possível escalação.

Outro atleta que retorna de suspensão nesta próxima rodada é o atacante Flávio Caça-Rato.

Ypiranga vence o América e afunda o adversário

Há um ano, o América conseguiu uma recuperação impressionante no returno e evitou o rebaixamento. Nesta temporada, a missão está indigesta. Mesmo com a promessa da musa paraguaia Larissa Riquelme – que posaria nua no Recife em caso de título do Mequinha – , o Alviverde desandou de vez na competição. Somou apenas dois pontos em 11 rodadas. No jogo que fechou o 1º turno, o time perdeu novamente como mandante, desta vez para o Ypiranga, por 2 a 1. O revés na noite desta quinta-feira foi diante de um adversário direto na briga contra a degola.

Diante de apenas 1.274 torcedores no estádio Ademir Cunha, o América foi facilmente batido pela Máquina de Costura, que abriu a vantagem logo no primeiro tempo, com dois gols de Danilo Lins, o mesmo que já havia marcado o tento da vitória sobre o Sport, na Ilha do Retiro. Os gols saíram aos 8 e aos 12 minutos. Depois daí, já com as poucas testemunhas impacientes, o América não pressionou mais na primeira etapa.

Na etapa final, o Ypiranga veio com uma formação mais compacta na defesa, uam vez que o triunfo tiraria o clube da Sulanca da zona de rebaixamento. O América até diminuiu, com um gol de França aos 44 do 2º tempo. No entanto, o Ypiranga voltou para a casa respirando na classificação, agora em 8º lugar, com 13 pontos.

Novo reforço do Central, uruguaio Acosta desembarca no Recife

Lucas Fitipaldi/DP/D.A Press

O mesmo jeito desengonçado. O mesmo semblante risonho. A mesma vontade de brilhar. Resta saber se Acosta vai conseguir repetir o mesmo futebol responsável por o tornar vice-artilheiro do Brasileiro de 2007 com a camisa do Náutico, titular do Corinthians e o fazer alcançar a marca de 23 jogos e oito gols pela seleção do Uruguai. O novo atacante do Central desembarcou por volta das 16h45 desta quinta-feira no Aeroporto Internacional do Recife repleto de motivação para reencontrar o caminho do triunfo.

"Estou muito feliz por voltar para cá. Em Recife, eu me sinto em casa. Um lugar onde eu sempre sou muito bem acolhido, com muito calor humano da torcida, importante para eu reencontrar o meu futebol", declarou o Gringo. Acosta garante estar bem fisicamente. "Eu vinha treinando, mas falta ritmo de jogo. Mesmo assim, se o treinador precisar, quem sabe eu já possa estar em campo no domingo."

O uruguaio vai assistir ao duelo entre Sport e Central, às 20h desta quinta-feira, na Ilha do Retiro. Perguntado sobre a sensação de voltar ao palco da decisão da Copa do Brasil de 2008, quando perdeu a decisão com o Corinthians para o time rubro-negro, Acosta conservou ar de desdém. "Não tem nada de especial. É algo que já faz muito tempo, coisa do passado", afirmou.

O jogador chegou de um voo de Brasília, estado onde defendeu o Brasiliense durante as últimas temporadas. Sem disputar partida oficial desde novembro, o "Lula Molusco", como foi apelidado pelos alvirrubros, está ansioso pelo retorno. "Já quero jogar, o mais rápido possível", declarou.

Magrão reconhece falhas do Sport, mas ressalta evolução do time

Na vitória leonina sobre o Central, Magrão voltou a mostrar o motivo pelo qual alcançou o status de ídolo da torcida. O Sport vencia por 2 a 1, mas sofria uma pressão da Patativa. Numa das investidas, o meia Lenilson entrou cara a cara com o goleiro, que praticou uma grande defesa, garantindo os três pontos.

Apesar do reencontro com a boa fase, o goleiro destacou que ainda há uma longa estrada a ser percorrida até que o Sport se transforme numa equipe competitiva para a Série A. "Contra o Central, recuamos muito depois de fazermos o segundo gol e por pouco não deixamos o resultado escapar", destacou.

"O time evoluiu bastante desde o final da Série B, mas não podemos descansar. Precisamos corrigir algumas falhas para seguir firme no nosso objetivo de conquistar o título do Pernambucano", acrescentou.

No sufoco, Sport bate Central na Ilha do Retiro por 2 a 1

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Jael foi o autor de um dos gols na vitória rubro-negra
Jogando o suficiente para bater o Central por 2 a 1, o Sport fechou os jogos de i da do Pernambucano na vice-liderança. Mostrando uma evolução no seu sistema ofensivo e as mesmas falhas de posicionamento e marcação da defesa, o Leão chegou aos 23 pontos e ultrapassou o Náutico no encerramento da 11ª rodada do Estadual. Na próxima rodada, os rubro-negros voltam a encarar a Patativa, no domingo, desta vez em Caruaru.

Desde os instantes iniciais da partida, o Sport mostrou uma virtude que seus torcedores ansiavam há muito tempo: uma cara de time. Não por coincidência, a evolução da equipe deu-se à medida que o técnico Mazola Júnior foi definindo a espinha dorsal leonina. Contra o Central, por exemplo, a única alteração em relação à formação da vitória sobre o Santa Cruz foi na lateral-esquerda. Na vaga de Renê, machucado, entrou Diego Goiano, que não conseguiu manter o nível do setor. Vale ressaltar entretanto, que os rubro-negros voltaram a apresentar falhas de posicionamento e marcação.

É claro que a fragilidade do Central deve ser levada em consideração, mas a evolução do padrão de jogo rubro-negro é inquestionável. Tanto que apesar da retranca armada pelo técnico Júnior Caruaru, que escalou a Patativa num 3-6-1, o Leão impôs seu ritmo desde o começo do confronto. Com Jael mais enfiado na área adversária, Jheimy, Rivaldo, Marquinhos Paraná e principalmente Marcelinho Paraíba trocavam passes na intermediária ofensiva.

Uma boa prova do crescimento do futebol do Sport foi a jogada do primeiro gol, aos 22 do primeiro tempo. A bola girou nos pés das peças do ataque até parar em Moacir, na linha de fundo. O lateral teve a tranquilidade para levantar a cabeça antes de dar uma bela assistência para Rivaldo. Em grande fase, o volante deixou o zagueiro Vágner Manso no chão com um drible seco e bateu firme, de esquerda, abrindo o placar. Depois do gol, entretanto, a partida esfriou por conta da postura adotada pelas equipes. Em vantagem, os rubro-negros diminuíram o ritmo. O Central, entretanto, manteve a proposta defensiva.

A inércia acabou logo no primeiro lance de perigo da etapa final. No primeiro lance de Renato, que substituiu Moacir, lesionado, o lateral avançou até a linha de fundo e cruzou no segundo pau. Bem posicionado, Jael bateu de primeira, ampliando a vantagem leonina. Desta vez, porém, a Patativa se lançou ao ataque, expondo falhas de posicionamento da zaga do Sport. No primeiro lance, Hamilton errou o carrinho e deixou Valdson cara a cara com Magrão. O atacante tentou encobrir Magrão, mas o goleiro estava bem posicionado e fez defesa segura. Logo em seguida, Valdson aproveitou a falha de cobertura de Tobi e entrou sozinho novamente na área adversária. Desta vez, o alvinegro acertou um belo chute no ângulo.

Diante do crescimento do adversário, Mazola resolveu promover mudanças no time. Com duas substituições (Milton Júnior na vaga de Jheimy e Thiaguinho no lugar de Diogo Goiano), o treinador mudou o esquema do Sport, que passou a atuar no 3-5-2, com Hamilton recuado para a zaga e Marcelinho adiantado para o ataque. As alterações deixaram o jogo mais truncado no meio de campo e com boas chances para ambos os lados. Em uma delas, Jael enfiou Marcelinho, que driblou o goleiro Rodrigo, mas chutou por cima da barra.

Sport
Magão; Moacir (Renato), Tobi, Bruno e Diogo Goiano (Thiaguinho); Hamilton, Rivaldo, Marquinhos Paraná e Marcelinho Paraíba; Jheimy (Milton Júnior) e Jael. Técnico: Mazola Júnior.

Central
Rodrigo; Vagner Manso, Davidson (Zé Carlos) e Ricardo; Viola (Eduardo Teles), Roberto, Cléber, Lenilson, Diego e Célio Lima; Valdson. Técnico: Júnior Caruaru.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Ricardo Jorge. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Roberto José. Gols: Rivaldo, Jael (S) e Valdson (C). Cartões amarelos: Rivaldo, Diogo Goiano, Tobi (S), Viola, Cléber e Eduardo Teles (C).