Webradiotop1FM

14 de março de 2012

Com gol nos acréscimos, Sport vence 4 de Julho e encara o Paysandu na 2ª fase

A classificação veio no apagar das luzes. Ainda que o 4 de Julho não tenha ameaçado a vitória do Sport, os rubro-negros tiveram bastante trabalho para vencer os piauienses em seu primeiro compromisso na Copa do Brasil. O gol que eliminou a necessidade da partida de volta saiu nos acréscimos, numa cabeçada de Renato.

O Sport encontrou mais dificuldade do que imaginavam os seus torcedores. Mesmo obrigado a fazer algumas mudanças, o técnico Mazola Júnior apostou na manutenção do 4-3-3, esquema utilizado nas vitórias sobre Araripina e Belo Jardim. Em campo, o Leão encontrou um 4 de Julho com uma marcação forte no meio de campo e disposto a surpreender em contra-ataques.

Com o jogo truncado na zona central da intermediária piauiense, e Marcelinho Paraíba com um marcador em sua cola, os rubro-negros apostavam em jogadas pelas pontas. Na direita, Moacir tentava trocar passes com Willians, enquanto Marquinhos Gabriel conduzia a bola pela esquerda. Mas a desenvoltura das partidas anteriores não se repetiu. Os pernambucanos não conseguiam chegar à barra adversária com jogadas de perigo.

Uma característica, entretanto, voltou a se repetir. Quando o jogo parecia complicado, Marcelinho tratou de encontrar uma solução. Se os rubro-negros não conseguiam chegar à grande área adversária, o camisa 10 encontrou um atalho para o gol. Na primeira vez em que teve liberdade para trabalhar um lance, o meia arriscou uma bomba de fora da área e acertou o ângulo direito do goleiro Robinho.

Antes mesmo dos 10 minutos da etapa final, o Sport já estava em campo com um esquema diferente. Lesionado, Hamilton havia sido substituído por Rivaldo no final do primeiro tempo. E pouco depois de a bola voltar a rolar, Renato entrou no lugar de Willians. Com isso, os rubro-negros passaram para o 4-4-2, com Diogo Oliveira e Moacir na cabeça-de-área, enquanto Marcelinho e Rivaldo cuidavam da criação das jogadas.

Mas, ainda que o ímpeto do 4 de Julho tenha praticamente se apagado, o Sport não conseguia ampliar sua vantagem. As dificuldades em penetrar o sistema defensivo piauiense seguiram durante toda a segunda etapa. Sem conseguir trocar passes de maneira objetiva, as melhores chances surgiram de lances individuais. Quando a partida de volta já era dada como certa, o gol da classificação saiu da cabeça de Renato. Em contra-atraque puxado por Marquinhos Gabriel, o atacante cruzou no primeiro pau e encontrou o companheiro livre.

O adversário do Leão na segunda fase desta Copa do Brasil será o Paysandu, em partida com data ainda não definida.

4 de Julho
Robinho; Cláudio, Paulo Maranhão, Pedrosa (Laércio) e Pardal (Marcinho); Juninho, Binha, Ivan e Antônio Carlos; Janiel e Pretinho. Técnico: Jorge Pinheiro.

Sport
Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Tobi e Diogo Goiano; Hamilton (Rivaldo), Diogo Oliveira e Marcelinho Paraíba; Marquinhos Gabriel, Willians (Renato) e Roberson (Jheimy). Técnico: Mazola Júnior.

Local:
Estádio Albertão (Teresina). Árbitro: Mayron dos Reis Novais (MA). Assistentes: Sandro do Nascimento Medeiros (MA) e Sérgio Campelo Gomes (MA). Gols: Marcelinho Paraíba e Renato (S). Cartões amarelos: Willians e Rivaldo (S). Público e renda: não divulgados.

Brasiliense de Fernando Alves não resiste, perde para o Guarani e está fora da Copa do Brasil

O Guarani atuou na primeira rodada da Copa do Brasil com um time composto estritamente por reservas. A tática do técnico Osvaldo Alvarez não surtiu efeito, forçando a entrada dos titulares nesta quarta-feira para que a vantagem de dois gols de diferença aberta pelo Brasiliense fosse retirada.

Com um volume de jogo invejável e a eficiência ofensiva que o caracterizou nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista, o Bugre não teve trabalho para construir o placar que precisava e derrotou o seu adversário por 3 a 0, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

O primeiro gol dos donos da casa foi marcado logo aos oito minutos da partida. Oziel cruzou na área e deu chances para que Neto aproveitasse a sobra dentro da área. O zagueiro não perdoou o goleiro Welder e estufou as redes do Brasiliense.

Superior em campo, o time ampliou a vantagem no marcador ainda no primeiro tempo. Aos 30 minutos, Fumagalli mostrou novamente que vive uma grande fase no Guarani e aproveitou o cruzamento de Danilo Sacramento para cabecear firme, sem chances de defesa.

O resultado em questão já levava o confronto para as penalidades máximas, só que o Guarani queria mais e buscou o gol da classificação no segundo tempo. Quando o marcador apontava 22 minutos, Fabinho rolou para Danilo Sacramento, que partiu em velocidade para a linha de fundo. O meia foi preciso e tocou para Bruno Mendes chutar firme, marcando o terceiro do Bugre nesta quarta-feira.

O largo resultado aberto pelo clube de Campinas desestabilizou o Brasiliense e levou Ferrugem a ser expulso. O jogador cometeu falta dura em Danilo Sacramento e foi mais cedo para os vestiários. Dono da partida, o Guarani continuou neutralizando as jogadas de ataque do Brasiliense e acabou sofrendo um duro baque no minuto final da partida.

Em um lance sem grande importância, Fumagalli perdeu a cabeça e discutiu com o árbitro. O armador foi expulso com um cartão vermelho direto e provocou a ira do técnico Osvaldo Alvarez. Com isso, o jogador será um importante desfalque para a equipe na próxima fase da competição. O adversário dos alviverdes será decidido após o confronto entre Botafogo-RJ e Treze-PB.

Sandro Meira Ricci é o novo árbitro da Federação Pernambucana

A formação de um conselho gestor de arbitragem não foi a única novidade anunciada pela Federação Pernambucana de Futebol, na tarde desta quarta-feira. A outra é a entrada de Sandro Meira Ricci no quadro estadual. Eleito o melhor árbitro da Série A de 2010, ele se desvinculou da Federação Brasiliense, onde estava há seis anos, para fazer parte da Pernambucana.
Sandro Meira Ricci preferiu não se pronunciar oficialmente sobre a mudança, mas pareceu estar bastante à vontade durante o anúncio, na sede da Federação. A previsão é que ele comece a apitar no Pernambucano na 18ª rodada, marcada para os dias 23 e 24 de março. O árbitro continuará morando em Brasília, onde trabalha como funcionário público e analista de comércio exterior.
O presidente da FPF, Evandro Carvalho, acredita que a chegada de Sandro Meira Ricci irá fortalecer o quadro local. "Isso vai servir para a troca de experiência com os árbitros do estado e, principalmente, para aqueles que estão sendo revelados agora", afirmou.

Comissão Estadual de Arbitragem terá formação de conselho gestor no comando

A novela que rondava o comando da Comissão Estadual de Arbitragem chegou ao fim. No final da tarde desta quarta-feira, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, oficializará a formação de um conselho para comandar o rumo da entidade. Atual gestor, Francisco Domingos ganhará a companhia de mais dois especialistas. Os nomes ainda não foram confirmados oficialmente, mas devem ser Erich Bandeira e Salmo Valentim.

Domingos confirmou a informação, mas não se antecipou aos fatos. Os detalhes da nova formação da Ceaf só serão repassados por ele após o presidente da FPF oficializar a modificação. "Não quero me antecipar ao fatos. É necessário esperar o presindente oficializar para que os detalhes sejam conhecidos", afirmou. Com isso, ele não confirmou os novos nomes da diretoria.

Procurado pela reportagem, Salvo Valentim, ex-árbitro de futebol, disse não ter recebido qualquer chamado até o começo da tarde. Por outro lado, mostrou-se receptível. Vale que ressaltar que ele foi vice-presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) até o ano passado e tem mandato de diretor financeiro da entidade até 2014. "Desde a segunda rodada do Estadual, eu também passei a ser observador dos jogos à convite da Federação", disse. Erich Bandeira, por sua vez, ainda é assistente do quadro estadual e possui boas relações no meio até por sua grande experiência em jogos internacionais.

Zé Teodoro nega que tenha entregado o cargo e assume a culpa pela derrota

Roberto Ramos/DP/D.A Press



O técnico Zé Teodoro negou que tenha entregado o cargo, após a derrota para o Penarol-AM, que provocou a eliminação do Santa Cruz da Copa do Brasil. Visivelmente abalado, o treinador coral assumiu a responsabilidade pela queda na competição nacional e pela partida tão apática diante da sua torcida. Em contrapartida, garantiu que o time irá se superar novamente.

"Não tivemos uma noite muito positiva, o torcedor tem razão de ficar chateado com a comissão técnica. Foi uma noite péssima, irreconhecível mesmo. Nada deu certo. A pior partida que eu tive à frente do clube", pontuou. "Foi um resultado surpreendente, mas temos que manter a cabeça fria, vamos nos fortalecer ainda mais depois desse resultado. Agora é manter a linha da caminhada e pensar exclusivamente no campeonato regional", completou.

Sobre as vaias da torcida e os xingamento sobre ele, o treinador foi taxativo: "Quando acontecem os erros de hoje, temos que assumir que jogamos mal, agora é trabalhar auto-estima. O torcedor tem toda razão. Não podemos fugir do pensamento que é colocar o time de volta à Segunda Divisão", concluiu.

Santa Cruz perde por 3 a 2 para o Penarol e está eliminado da Copa do Brasil

Se o Santa Cruz precisava de "tapa na cara" para acordar em 2012, o alerta foi dado na noite desta quarta-feira. O Tricolor está desclassificado da Copa do Brasil. Perdeu por 3 a 2 para o desconhecido Penarol-AM, em pleno Arruda. O time do interior do Amazonas foi claramente subestimado em campo. O prejuízo vem em todos os sentidos. No bolso, o clube deixa de arrecadar cerca de R$ 800 mil fora da segunda fase. Ironicamente, os amazonenses saíram de campo aplaudidos pela torcida tricolor, que, por sua vez, voltou a chamar o técnico Zé Teodoro de burro.

Mesmo sabendo que o adversário estava em desvantagem e precisava da vitória para tentar a classificação, o Santa Cruz entrou em campo descrente que o Penarol pudesse remeter qualquer ameaça. Engano. À sua maneira e com as suas devidas limitações técnicas, a equipe amazonense foi em busca do gol desde os primeiros minutos de jogo, arriscando chutes de longa distância. Acomodado, o Tricolor assistiu ao primeiro gol manauara, aos oito minutos. Isaac avançou pela direita e cruzou. A bola passou por toda a área e, no segundo pau, Marinelson apareceu para abrir o placar.

Após o gol, o Santa Cruz acordou um pouco mais. Ainda assim, tinha dificuldades para passar pela marcação do Leão da Velha Serpa. Todavia, na primeira boa jogada coral, o adversário mostrou sua fragilidade. Aos 15 minutos, Arroz tabelou com Weslley, que avançou pela direita e cruzou para Dênis Marques. Sozinho, o atacante só teve o trabalho de empurrar para o gol. Empolgado com o empate o Tricolor foi em busca da virada. Geílson, Carlinhos Bala e Weslley perderam boas chances. Enquanto isso, o Penarol não recuava e insistia em encarar o Santa de igual para igual.

O Santa atacava e o Leão respondia. Em uma das chegadas, aos 35 minutos, por pouco Igor Cearense não faz mais um para os amazonenses. Ao fim do primeiro tempo, a torcida coral vaiou muito e time. O técnico Zé Teodoro não gostou das vaias e chegou a abrir os braços em direção da torcida, demostrando irritação. A insatisfação, todavia, não mudou muito a atitude do time em campo. Com dez minutos de segundo tempo, impaciente com o futebol burocrático e com o show de passes errados, a torcida coral vaiava a passividade do time com a bola nos pés.

Bastou o Penarol ir ao ataque para a defesa falhar. Aos 26, Marielson fez gol jogada e Fábio Bala fez o gol que levaria a partida para os pênaltis. No minutos seguinte, o alívio temporário. Após escanteio, a bola sobrou para Memo, que mesmo sem ângulo marcou um golaço. O jogo ficou aberto. Aos 36, merecidamente, o Penarol fez o terceiro gol, o da classificação. Rondinelli mandou cruzado e fez o gol que trouxe de volta à torcida tricolor a lembrança do gosto amargo da eliminação.


Ficha do jogo

Santa Cruz 2
Tiago Cardoso; Eduardo Arroz, Leandro Souza, William e Dutra; Memo, Leo (Sandro Manoel), Weslley (Luciano Henrique) e Carlinhos Bala; Geílson (Renatinho) e Dênis Marques.
Técnico: Zé Teodoro.

Penarol-AM 3Rascifran; Anderson Cristo, He-Man (Marcos Pezão), Isaac e Edson; Rondinelli, Paulo Roberto, Fininho (Celsinho) e Igor Cearense; Fernando (Fábio Bala) e Marinelson.
Técnico: Roberto Oliveira.

Estádio: Arruda. Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo-RN. Assistentes: Izac Márcio da Silva e Vinícius Melo de Lima-RN. Gols: Dênis Marques, Memo (S); Marinelson, Fábio Bala e Rondinelli (P). Cartões amarelos: Leandro Souza (S); Anderson Cristo, Igor Cearense (P). Público: 11.677. Renda: R$ 100. 900

APCEF realiza Torneio Início de Futebol

A Associação dos Empregados da Caixa em Pernambuco realizará no próximo sábado, dia 17 de março, o Torneio Início do Campeonato de Futebol / 2012.
 
Os jogos acontecem na sede do Janga, a partir das 8h, com a realização do Congresso Técnico.
 
Às 8h:30min a bola começa a rolar entre as equipes que representarão as unidades da Caixa no Estado.

Sport reforça marcação para vencer o 4 de Julho


Bruno Aguiar, após o susto na partida contra o América, está confirmado na zaga do Leão/Foto: Guga Matos/JC Imagem


Depois de muitas críticas no início da temporada, o Sport encontrou o trilho certo no Pernambucano Coca-Cola e já mostra um padrão de jogo e lidera a competição, embora ainda não consiga uma regularidade. Mas o time rubro-negro espera aproveitar esse bom momento no Estadual para começar bem a Copa do Brasil, diante do 4 de julho, no estádio Albertão, em Teresina, no Piauí. O Leão respeita o adversário, mas planeja vencer a partida por mais de dois gols de diferença para evitar o segundo confronto. Avançando, o time rubro-negro pega o Paysandu, que eliminou Espigão.
Campeão da Copa do Brasil em 2008, o Sport não conseguiu fazer bonito nas edições de 2010, quando foi eliminado pelo Atlético-MG, na terceira fase, e 2011, eliminado na primeira fase pelo Sampaio Correia. O técnico Mazola Júnior, no entanto, se preocupa com o presente. Para ele, o fato de o 4 de Julho não ter atuado em uma partida oficial nesta temporada pode ser algo arriscado. "A Copa do Brasil é uma competição eliminatória e não pensaremos em facilidade antes de jogar”,disse.
Mazola não fez mistérios sobre a escalação da equipe.  A delegação do Sport já viajou definido.  E terá duas mudanças. Como Thiaguinho está com uma lesão nas costelas, Moacir foi confirmado na lateral-direita. No ataque, Jael, fora de forma e multado porque chegou atrasado no treino de domingo, ficou no Recife. Roberson foi o escolhido. Nas demais posições, o time é o mesmo que venceu o América por 4x2 pelo Pernambucano.
Uma decisão do técnico pode ser considerada uma surpresa: Rivaldo, jogador considerado titular absoluto e que cumpriu suspensão na partida contra o América, fica de fora. Diogo Oliveira foi mantido. Isso significa que o Sport terá mais pegada neste duelo em Teresina.  “Rivaldo é um jogador ofensivo, que sai mais para o jogo. Como vou com três meias ofensivos preciso de dois volantes de mais marcação. Casos de Hamilton e Diogo Oliveira”, explicou o técnico. O zagueiro Bruno Aguiar, que havia sofrido uma queda e bateu com a cabeça no gramado do Ademir Cunho no jogo com o América, está confirmado ao lado de Tobi.
No 4 de Julho, o técnico é Jorge Pinheiro, ex-goleiro campeão pernambucano pelo Náutico, em 1989. O time disputou, até agora, quatro amistosos. No último, venceu o rival Flamengo por 3x0, com dois gols de Joniel e um de Pretinho.
Ficha técnica
4 de Julho
Robinho; Cláudio, Paulo Maranhão, Laércio e Pardal; Juninho, Binha, Ivanzinho e Antônio Carlos; Joniel e Pretinho. Técnico: Jorge Pinheiro.
Sport
Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Tobi e Renê; Hamilton, Diogo Oliveira, Marquinhos Gabriel e Marcelinho Paraíba, Willians e Roberson. Técnico: Mazola Jr.
Local: Estádio Alberto Silva, em Teresina. Horário: 22h. Árbitro: Mayron dos Reis Novais (MA). Assistentes: Sandro do Nascimento Medeiros e Sérgio Campelo Gomes (MA).

No Arruda, Santa Cruz quer confirmar classificação contra o Penarol



Empate é o bastante, graças vitória de 2 a 1 na ida, com gols de Geílson (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

O Santa Cruz entrará no estádio do Arruda, na noite desta quarta-feira, em busca de confirmar a classificação à segunda fase da Copa do Brasil, em partida contra o Penarol, do Amazonas. Como venceu o primeiro jogo, em Manaus, por 2 a 1, basta ao time qualquer empate, e até uma derrota por 1 a 0 resolve. Um 2 a 1 sofrido levaria a decisão aos tiros livres da marca penal.

Apesar da vantagem, o ambiente tricolor não revela qualquer sentimento de que a classificação está garantida. Elenco e comissão técnica têm apregoado a necessidade de respeitar o time, e não começar a pensar na segunda fase. Quem passar enfrentará ou o Atlético-MG ou o Cene-MS, que fazem o seu primeiro confronto nesta quarta.

"Temos um adversário que precisamos respeitar, que marca forte e tem uma boa bola aérea. Já vimos grandes tropeços acontecerem na Copa do Brasil. Temos de entrar atentos e precavidos. Eles terão uma performance melhor, por isso precisamos ficar atentos e trabalhando com humildade. Não podemos pensar no Atlético-MG se não passarmos pelo Penarol”, declarou o treinador Zé Teodoro, que não confirmou a forma como o Santa Cruz será montado.

Há duas dúvidas no meio de campo. O volante Memo e o meia Weslley estão confirmados. Mas os seus dois companheiros de setor, não. Haverá mais um volante. Anderson Pedra, mais pegador, e Léo, mais técnico, brigam pela vaga. Já no apoio ao ataque, dois baixinhos disputam: o meia Renatinho e o atacante Carlinhos Bala, que atuaria mais atrás. No ataque, Bala está sem vez. Dênis Marques e Geílson têm a preferência de Zé Teodoro. A defesa tricolor não tem mistérios: Tiago Cardoso no gol, linha de quatro com Eduardo Arroz, William, Leandro Souza e Dutra.

Autor dos dois gols tricolores no primeiro embate, Geílson se mostra confiante para o novo confronto. E até comentou como o time pode buscar mais gols contra o Penarol. "Eles jogam com três zagueiros e deixam muito espaço entre um e outro, o que facilita a movimentação, tanto minha como de Dênis Marques, na diagonal. Os dois gols que eu fiz foi nas costas da zaga. Se eles derem esse mole de novo, estarei lá", analisou.
TABELA - Os possíveis adversários do Santa Cruz em cada fase  da Copa do Brasil: 2ª fase: Atlético-MG ou Cene. Oitavas de final: América-MG, Boavista-RJ, Goiás ou Paulista-SP. Quartas de final: São Paulo, Atlético-GO, Ponte Preta, Independente-PA, Bahia de Feira, Aquidauanense, Gurupá-TO ou Sapucaiense. Semifinal: Coritiba, Botafogo, Sport, Vitória, ABC, Guarani, Nacional, ASA, Santa Quitéria, 4 de Julho, Paysandu, Espigão, Treze, Brasiliense, São Domingos ou Trem-AP. Final: qualquer um dos outros 32 times do torneio, com destaque para Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro; o Náutico também está nessa chave.

FICHA DO JOGO
Santa Cruz-PE x Penarol-AM.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Eduardo Arroz, Leandro Souza, William e Dutra; Memo, Leo (Anderson Pedra), Weslley e Renatinho (Carlinhos Bala); Geílson e Dênis Marques. Técnico: Zé Teodoro. Esquema: 4-4-2.

Penarol-AM: Rascifran; Anderson Cristo, He-Man, Isac e Edson; Rondinelli, Paulo Roberto, Fininho e Igor Cearense; Fernando e Marinelson. Técnico: Roberto Oliveira. Esquema: 4-4-2.

Local: Arruda. Horário: 20h30. Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN). Assistentes: Izac Márcio da Silva e Vinícius Melo de Lima (RN). Ingressos: R$ 20 (arquibancada inferior) e R$ 10 (arquibancada superior, estudante e sócio).

Belo Jardim e América lutam contra o rebaixamento

Do Jornal do Commercio
Em jogo antecipado da 18ª rodada, Belo Jardim e América se enfrentam hoje às 20h, no Estádio Mendonção, em Belo Jardim, pelo Pernambucano Coca-Cola. Para o Calango, será a chance de se afastar da zona do rebaixamento. Com 16 pontos, a equipe está na 10ª colocação, apenas uma acima do Araripina, que abre a área de risco.

Já para o América, lanterna, com apenas três pontos e praticamente rebaixado, o jogo é mais uma chance de conseguir a primeira vitória no Estadual.

No Belo Jardim, o técnico Leivinha contará com força máxima. Pelo lado do América, o desfalque é o goleiro Danilo, que se transferiu para o Treze-PB.