Webradiotop1FM

12 de maio de 2012

Sport e Santa Cruz decidem título histórico



Ilustração: NE10

Um domingo para ficar na história do futebol pernambucano. Quando a bola rolar para Sport x Santa Cruz na Ilha do Retiro, uma das duas equipes sairá com um título marcante. Para os rubro-negros, seria a 40ª conquista estadual. Para os tricolores, o primeiro bicampeonato após 25 anos. A última vez foi em 1987, justo num Clássico das Multidões, contra o adversário da nova final, e fora de casa. Após empate em 0 a 0 no primeiro jogo, quem vencer fica com a taça. Empate favorece o Sport, pela melhor campanha na primeira fase.
Depois de um primeiro jogo "encardido", caracterizado pela forte marcação do Sport, espera-se mais volume de jogo ofensivo, por conta da necessidade do Santa Cruz de atacar e do fato de que o Sport tem uma vantagem que não é tão grande a ponto de jogar retrancado. Basta um gol ao Santa, por isso o Leão deve também jogar para cima. Lógico que os times terão de ter muito cuidado na defesa, pois qualquer bobeira pode ser decisiva. Se os tricolores jogarem muito abertos, podem assustar, mas também podem tomar sustos atrás.

Dênis Marques (E) e Marcelinho Paraíba (D) disputam artilharia isolada (Fotos: Rodrigo Lôbo e Alexandre Gondim/JC Imagem)

FICHA TÉCNICA
Sport x Santa Cruz

Sport: Magrão, Bruno Aguiar, Ailson e Edcarlos; Moacir, Hamilton, Diogo Oliveira e Rivaldo; Marcelinho Paraíba; Jheimy e Jael. Técnico: Mazola Júnior.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Diogo, Vagner (Leandro Souza), William Alves e Renatinho; Memo, Anderson Pedra, Natan e Luciano Henrique; Dênis Marques e Flávio Recife (Geílson).

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE). Data: 13/05/2012. Horário: 16 horas. Árbitro: Sandro Meira Ricci. Assistentes: Pedro Wanderley e

A torcida do herói de 2006


Arquivo/DP/D.A Press
A defesa mais importante de Gustavo na final de 2006: o pênalti cobrado por Lecheva


Quando o volante Neto saltou para fazer o gol do Santa Cruz no fim da tarde de 9 de abril de 2006, foi como se um soco tivesse sido desferido no estômago dos rubro-negros. Um golpe duro demais. Nos acréscimos do segundo tempo, o título que estava nas mãos passou a ser decidido nos pênaltis. A incerteza tomou conta de quem já se sentia campeão. Descrença desfeita nas mãos de Gustavo, herói do último título conquistado sobre o Santa Cruz.

Naquele dia, Gustavo, 33 anos, ficou marcado pela defesa no pênalti de Lecheva. Se aquela bola entrasse, o Santa Cruz teria conquistado o bicampeonato. Ainda defendeu outras duas cobranças. A última, do volante Neto, autor do gol no tempo normal. Deixou para Hamilton sacramentar a vitória e dar início do renascimento do Leão. A missão agora é recuperar a soberania no estado.

E Gustavo vai estar torcendo de longe. Aposentado desde o ano passado, ele retornou para Uberlândia, para ficar perto da família. Mas não perdeu o contato com “time do coração”. Conserva muitos amigos na Ilha do Retiro. De jogadores a funcionários que trabalham na administração do clube. Conversa constantemente com eles. E vai estar conectado a eles, confiante, esperando o momento de comemorar mais um título. Desta vez, como torcedor.

ENTREVISTA // Gustavo

"Este domingo é só para levantar o troféu"

Helder Tavares/DP/D.A Press

A pressão
“A lembrança mais forte que eu tenho daquele dia era a pressão do estádio na hora em que Lecheva foi para a cobrança. Se ele faz, estava tudo acabado. Era uma pressão psicológica muito grande, mas eu consegui defender e manter o Sport vivo na briga.”

A grande defesa
“Levamos um gol no fim do segundo tempo. Eu ainda peguei o primeiro pênalti e isso revigorou. Deu força para seguir acreditando. Mas a defesa mais importante mesmo foi essa de Lecheva. Não tem como ser diferente.”

 O conselho“Se for para dar um conselho, eu diria que o campeão não se faz na decisão. É no dia a dia, nos treinamentos. Tenho certeza que a diretoria e o elenco trabalharam para ser campeões desde o começo da temporada. Esse domingo é só para levantar o troféu.”

O palpite“Sou rubro-negro de coração. Apesar de ter passado pelos rivais (Gustavo defendeu o Santa Cruz em 2009 e o Náutico em 2009/2010) e , nunca escondi isso de ninguém. Acredito no Sport e na conquista de mais esse título.”
Sempre ligado“Eu sempre acompanho os jogos do Sport. Inclusive, vou para o jogo contra o Cruzeiro, pela Série A, que será disputado em Uberlândia, onde moro atualmente. Até já entrei em contato com o pessoal do clube e deixei tudo marcado.”
Hoje“Foram 20 anos longe da família por conta da rotina do futebol. Agora, estou trabalhando junto com eles. Nós temos uma empresa que entrega comida caseira e ainda estou cursando psicologia (está no terceiro período).”

Muito barulho no treino do Sport

Decepção para os moradores dos prédios e casas próximas à Ilha do Retiro que pensaram em dormir até mais tarde neste sábado. Um grupo de integrantes da uniformizada Torcida Jovem chegou cedo ao estádio para dar apoio aos atletas rubro-negros no último treino antes da decisão do Pernambucano 2012, que acontece neste domingo, às 16h. Os torcedores, que penduraram duas faixas atrás do campo auxiliar do estádio (onde estão os jogadores), fazem bastante barulho, com bateria e até mesmo fogos.

Depois da tradicional "roda de bobinho", os jogadores fizeram um rápido trabalho de aquecimento e alongamento. Agora, o elenco está dividido em dois times, para um rachão em campo reduzido. O primeiro gol da atividade,curiosamente, foi do goleiro reserva Saulo, que está atuando no ataque da equipe sem colete. Magrão também está jogando na "linha", mas no outro grupo.

Birigui manda recados para os tricolores

Ao conceder a entrevista para o Superesportes sobre o título de 1987, o ídolo Birigui não escondeu a sua paixão pelo Santa Cruz. E fez questão de mandar um recado especial para o goleiro Tiago Cardoso. Emendou ainda mensagens para o técnico Zé Teodoro e para a torcida, na qual relembrou o "batismo" de "Ilha dos Festejos", atribuído ao ex-presidente Zé Neves. Confira os três recados.

O recado para Tiago Cardoso.

Só os goleiros treinam no Arruda



Thatiana Pimentel/DA/DA Press
Tiago Cardoso e seu reserva fazem treino físico e de jogadas ensaiadas no Arruda



Enquanto a Ilha do Retiro recebe um treino barulhento, a manhã de sábado é de tranquilidade no Arruda. Não há torcedores e os únicos atletas no gramado são os goleiros. Isso porque o técnico Zé Teodoro preferiu marcar o treino para o período da tarde. O treino será, mais uma vez, fechado para a imprensa.

Aliás, a concetração é total a partir deste sábado. Tanto que o treinador determinou que ninguém mais concederá entrevistas até o momento da partida.