Webradiotop1FM

31 de julho de 2012

GOLEIROS DE LUTO!


Faleceu hoje pela manhã, vítima de cancêr.  Ex preparador de goleiros e um grande amigo Batista.

Náutico com três desfalques para domingo

O treinador do Náutico, Alexandre Gallo, vai ter três desfalques certos para a partida de domingo, contra o Santos, no estádio dos Aflitos - válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O atacanthe Rhayner acabou tomando o seu terceiro cartão amarelo contra a a Portuguesa e vai ter de cumprir suspensão automática agora. Os outros dois são o goleiro Felipe e o meio-campista Bretiner. Com os direitos federativos presos ao Peixe, uma cláusula de contrato o impedirão de atuar. É certo que Gideão voltará à meta alvirrubra.

Quem também poderá ficar de fora do embate contra os paulistas é o volante Elicarlos. Diante da Lusa, o jogador sofreu um estiramento na coxa. Ele será submetido a uma reavaliação na tarde desta segunda-feira. Só depois que fizer os exames, o atleta saberá se vai ter condições de jogo.

Náutico poderá ter promessa santista pela frente

O Náutico enfrentará o Santos no próximo domingo, às 18h30, nos Aflitos, pelo Campeonato Brasileiro. Vindo de três derrotas na competição, o Timbu poderá ter mais um adversário: o atacante Victor Andrade.

Com Neymar jogando pela seleção brasileira na Olimpíada de Londres, uma vaga foi aberta no elenco santista. Com isso, o jovem jogador de 16 anos foi alçado ao elenco profissional do Peixe. Na rodada anterior, contra a Ponte Preta, Victor teve boa apresentação ao entrar como titular, dando uma assistência de letra para o gol de Bruno Pires. O jogo terminou com vitória santista por 2 a 1.

Espelhando-se em Neymar, o atacante segue o estilo do artilheiro da seleção brasileira: moviementação pelos lados do campo e velocidade. Com 1,71m e 60kg, o jogador repete o biotipo de Robinho e Neymar, sendo mais um a ser formado pelas divisões de base do Santos. Com a pior defesa do Brasileirão, ao lado do Coritiba, com 27 gols sofridos, o Timbu terá de redobrar a atenção com o jovem atacante.

Vinte técnicos comandaram o Leão em dez anos

O técnico de futebol é sempre visado pelo torcedor. A relação entre ele e as massas é sempre complicada. Pressionado de forma imediata por bons resultados, o treinador tem pouco espaço para erro. No caso do Sport, duas derrotas seguidas já acendem a luz de alerta na Ilha do Retiro. A pressão é conhecida. Na tarde deste domingo, após o frustrante empate contra o Atlético-GO, na Ilha, boa parte dos presentes pediu a demissão do técnico Vágner Mancini.

O Sport, por sinal, vem tendo um ritmo acelerado de troca de comandante nas quatro linhas. Nos últimos dez anos, o Leão passou seis deles na Série B e quatro na Série A. Ao longo destes 120 meses, foram nada mais nada menos do que 20 técnicos diferentes, o que dá a incrível média de um “professor” a cada seis meses na Praça da Bandeira. Dentre os que passaram, apenas Nelsinho Baptista, em 2008/2009, teve destaque positivo durante toda sua passagem.

Dos 20, quatro passaram pelo Leão em duas oportunidades: Hélio dos Anjos, Givanildo Oliveira, Geninho e Mazola Júnior. Destes, dois conseguiram o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro: Givanildo (conhecido como “Rei do acesso”), em 2006, e Mazola Júnior, em 2011. Ainda sim, estiveram longe de ser unanimidades na Ilha do Retiro. Já Hélio e Geninho tiveram passagens apagadas em seus retornos ao Leão.

A eterna busca pela estabilidade passa diretamente pelo técnico, e o Leão vem falhando em construir esta relação.

Lista de técnicos do Sport nos últimos dez anos

2003-2004 - Hélio dos Anjos
2004 - Nereu Pinheiro
2004 - Luís Carlos Ferreira
2004-2005 - Heriberto da Cunha
2005 - Adilson Batista
2005 - Zé Teodoro
2005 - Edinho
2005 - Neco
2006 - Dorival Júnior
2006 - Givanildo
2007 - Alexandre Gallo
2007 - Giba
2007 - Geninho
2008-2009 - Nelsinho Baptista
2009 - Emerson Leão
2009 - Péricles Chamusca
2010 - Givanildo
2010 - Toninho Cerezo
2010-2011 - Geninho
2011 - Hélio dos Anjos
2011 - Mazola Júnior
2011 - Paulo César Gusmão
2011-2012 - Mazola Júnior
2012- Vágner Mancini

Sport e Náutico com uma semana para arrumar a casa antes de novo sprint

Helder Tavares/DP/D.A Press
Leão não vence há quarto jogos
 
Disputando ombro a ombro a corrida contra o rebaixamento, alvirrubros e rubro-negros ainda nem terminaram de bater a poeira dos últimos tropeços e já vislumbram os próximos obstáculos. Nas seis rodadas que restam até o final do turno, cada um enfrenta apenas dois dos considerados adversários diretos na briga contra o descenso. Isso, levando-se em conta o Clássico dos Clássicos que fecha a primeira perna do Brasileirão. O alento é saber que, antes do novo sprint, Sport e Náutico terão uma semana de “folga”. Dias que serão aproveitados para a busca de soluções emergenciais para os problemas dos elencos.

Após 13 rodadas e há quatro partidas sem vencer, os rubro-negros ainda tentam definir o seu padrão de jogo. O Sport iniciou a competição baseando seu futebol numa forte marcação. Com a chegada dos reforços, o técnico Vágner Mancini tentou explorar o que tinha de melhor, em relação ao nível técnico: a velocidade do setor ofensivo. A escolha, porém, evidenciou a grave carência do sistema defensivo. Quando a zaga mostrou uma importante evolução, foi a vez de o ataque decepcionar.

Nos Aflitos, com três derrotas seguidas nas costas, o técnico Alexandre Gallo “mudou de ideia”. Dispensou o seu antes protegido zagueiro Márcio Rosário. Pediu entre cinco e seis contratações depois de perder de virada os dois últimos jogos diante de adversários diretos na luta contra o rebaixamento: 4 a 3 para o Coritiba e 3 a 1 para a Portuguesa. Gallo ainda vem sofrendo com desfalques e um elenco enxuto. Contando apenas com 24 atletas (três deles goleiros), o treinador se diz “atado”. A diretoria diz que está em busca de contratação. A proximidade com a zona de rebaixamento, todavia, está sendo mais veloz.

Santa Cruz se reapresenta nesta manhã

Após a volta da viagem para o Mato Grosso, os tricolores reiniciaram os trabalhos na manhã desta terça-feira, no estádio do Arruda, visando ao confronto diante do Icasa-CE - no domingo, a partir das 16h. O treino matinal, porém, teve a presença somente dos jogadores que não atuaram no empate em 0 a 0 contra o Cuiabá. Houve um treino de posse de bola, comandada pelo auxiliar técnico Sandro Barbosa, que preferiu utilizar só metade do campo do José do Rêgo Maciel.

Já no período da tarde, o treinador Zé Teodoro vai reunir todos os seus comandados para o treinamento. Desta vez, os corais mudarão um pouco de ares. Vão treinar na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.