Webradiotop1FM

17 de outubro de 2012

Coritiba e Náutico duelam para anular possibilidade de rebaixamento

náutico x coritiba (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Coritiba e Náutico se reencontram no estádio Couto
Pereira (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)


Os embalados Coritiba e Náutico se enfrentam por um objetivo único: esquecer de vez a possibilidade de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A partida será realizada nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília). A missão é um pouco mais fácil para o time pernambucano, que está com 40 pontos na 10ª posição. Uma vitória no estádio Couto Pereira pode representar um salvo-conduto. Já para o Coxa, vencer o Timbú será a chance de conquistar o quarto triunfo seguido, além de se preparar antes da sequência contra os líderes da competição.
O mandante alviverde está dois pontos atrás do Náutico e conta com a terceira melhor campanha do segundo turno. Ingredientes que fortalecem o time de Marquinhos Santos, que deposita forças no quarteto ofensivo formado por Lincoln, Everton Ribeiro, Rafinha e Deivid.
Apesar dos 40 pontos, o clima no Náutico não é de preocupação com o rebaixamento. A “leveza” por ter se afastado ainda mais do Z-4 chega em um bom momento. Diante do Coritiba, o Náutico vai tentar sua segunda vitória fora de casa no Brasileirão. Até o momento, o Timbu só venceu um jogo longe do Recife – contra o lanterna Atlético-GO na oitava rodada da competição.

FPF apresenta proposta de um Estadual enxuto


Preocupado em evitar críticas ao regulamento do Estadual 2013, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, convidou representades da crônica espotiva para apresentar a ideia da entidade e para ouvir as sugestões dos jornalistas.

A proposta da FPF é uma mudança radical em relação aos formatos recentes da competição. O primeiro turno, chamado de Copa Integração, contará com a participação de apenas 9 equipes. Salgueiro, Sport e Santa Cruz estarão fora, pois vão disputar a Copa Nordeste.

Neste primeiro turno, as equipes se enfrentaram em sistema de ida. A equipe campeã já terá vaga garantida na Copa do Brasil. As cinco primeiras estarão classificadas para o segundo turno, que contará com a participação de Sport, Salgueiro e Santa Cruz, fazendo um octogonal.

"As outras quatro equipes eliminadas vão disputar um quadrangular para conhecermos as duas rebaixadas da competição. A ideia é que a gente crie um fundo financeiro para esses times. Cada um vai receber R$ 20 mil", declarou o presidente Evandro.

As quatro primeiras colocadas do octogonal estarão classificadas para fase mata-mata. O esquema será de semi-final e final para se conhecer o campeão. No total, serão 27 datas.

A mudança radical deixa o campeonato bem mais enxuto. Na verdade, a competição se restringe ao segundo turno e às fases do mata-mata, algo que casou estranheza por parte de alguns cronistas. "Essa foi a única forma que encontramos par atender às exigências da CBF, mantendo a quantidade de datas do ano passado. No segundo turno, teremos dez clássicos. Será um campeonato com muita emoção", afirmou o presidente.

Na verdade, a proposta ainda será formalizada. A FPF ainda está estudando e ouvindo opiniões. Por isso, reuniu a imprensa para saber de sugestões. A fórmula será apresentada no congresso técnico que será realizado ao final da Série A2, que, no momento, está paralizada por conta da polêmica envolvendo o Olinda.
Confira no vídeo abaixo, trecho do bate-papo dos jornalistas sobre o Pernambucano 2013:


Preparador de goleiros Gilberto elogia Saulo e defende Magrão


Foto: Thiago Wagner/Blog do Torcedor

Com passagens marcantes por Sport e Náutico no passado, o ex-goleiro Gilberto, que hoje é preparador do Leão, elogiou a capacidade de Saulo, que substituirá o ídolo Magrão na partida contra a Ponte Preta nesta quinta-feira (18), na Ilha do Retiro. Gilberto espera de o "Avatar" possa jogar mais uma boa partida e que o Sport saia com a vitória. "Temos bons goleiros. O Saulo sempre vem dando uma resposta. Espero que ele possa jogar bem de novo", disse à Rádio JC/CBN.
Gilberto, porém, não esqueceu Magrão. Por sinal, o preparador fez questão de defender o camisa um rubro-negro das críticas da torcida. "Magrão sempre vem defendendo bem o Sport. Um gol ou dois que a torcida pega no pé, mas ele tem crédito".

Sérgio Cosme assume comando do Treze-PB



Depois da derrota para Guarany-CE, por 2x0, a diretoria do Treze resolveu fazer uma mudança no comando técnico da equipe.
Marcelo Villa foi demitido. Em quem assume é um velho conhecido do futebol pernambucano: Sérgio Cosme, 62 anos.
Sérgio surgiu no cenário nacional trabalhando no Fluminense.
No Recife, esteve no Santa Cruz, no início da década de 90, quando participou da revelação de Rivaldo, Leto e Válber.
Sérgio Cosme reaparece no cenário do futebol nacional numa situação complicada do Treze-PB na Série C.
O time paraibano tem 16 pontos e está na oitava colocação do grupo A.
Cosme tem apenas duas rodadas para conseguir operar o milagre da classificação para a próxima fase.
Na próxima rodada, o Treze encara o Águia de Maraba, em casa, e, na próxima rodada, e o líder Luverdense, na última rodada da primeira fase da competição.

Goleiro Albérico saiu do Sport e foi para o rival Náutico para conquistar o hexa


Gil Vicente/DP/D.A Press
Arqueiro passou 12 anos na Ilha do Retiro e viveu altos e baixos na passagem pelo clube

Aos 16 anos, Albérico já tinha decidido o rumo que daria à sua vida. Ele já atuava nas categorias de base do Santa Cruz e vestia luvas para construir a carreira de atleta como goleiro. No time coral, porém, estava sendo pouco aproveitado. Buscava um novo rumo. Foi quando surgiu a oportunidade de participar de uma edição dos Jogos Escolares, no Maranhão, e um dos preparadores físico do Sport - do qual ele não recorda o nome - cortou o seu caminho. Um convite para teste na Ilha do Retiro foi feito.

“Eu fechei o gol e eles ficaram maravilhados. Foi quando comecei minha trajetória no clube”, lembra. Entre altos e baixos, o ex-arqueiro conseguiu escrever capítulos importantes na história do time rubro-negro. De 1996 a 2000, foi pentacampeão no Sport. Em seguida, trocou a Ilha do Retiro pelos Aflitos e passou a ser um dos poucos jogadores que podem ser dar ao luxo de dizer que é hexacampeão estadual.

Multicampeão
Em 20 anos de vida no futebol, Albérico conquistou nada menos do que 13 títulos estaduais. Foram nove Campeonatos Pernambucanos (1991, 1992, 1994, 1996 a 2001), três Cearenses (2004, 2005 e 2006) e um Paraibano (2008). Além disso, agarrou a taça da Copa do Nordeste de 2000 pelo clube rubro-negro. O sinal de que colheria muitas glórias ao longo da carreira aconteceu logo no primeiro ano como profissional, em 1991.


Gil Vicente/DP/D.A Press
Albérico só virou titular do Sport após cinco anos de espera no time profissional
Altos e baixos
Apesar de ter um currículo vitorioso, Albérico viveu tempos de instabilidade na Ilha do Retiro. Até ter uma sequência de jogos no clube, ele teve que esperar cinco anos. “Em 1996, foi que eu passei a ter uma sequência como titular. Jéfferson era ídolo da torcida, teve um problema e acabou dispensado. Foi muito difícil para mim. Entrei logo sobre pressão, mas consegui superar”, diz.

No ano seguinte, porém, Albérico caiu em má fase e viu Bosco surgir no Sport com grande destaque. Com isso, o goleiro só voltou a jogar no Leão em 1998. “Eu costumo dizer que minha passagem no Sport foi de altos e baixos. Jogava e depois acabava saindo. Mas acabou sendo muito proveitoso o tempo que passei”, afirma.

Times mais fortes
Ao longos dos 12 anos que passou na Ilha do Retiro, Albérico participou de times que entraram para a história do clube. Entre os mais fortes, para ele, estão os grupos de 1996 e 2000. O primeiro conquistou o Estadual e ainda teve destaque no Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. A equipe acabou na décima posição, com 35 pontos somados. Ficou a apenas um ponto da Portuguesa, que fechou a lista de times participantes da fase de mata-mata da competição. Naquele ano, o Sport fez algumas partidas mágicas e chegou a golear o Fluminense por 6 a 0, em casa.

Já a equipe de 2000 assegurou o pentacampeonato estadual do Leão da Ilha. Também chegou na final da extinta Copa dos Campeões, levantou a taça da Copa do Nordeste e foi longe na Copa João Havelange. “O time de 1996 era muito bom e acabou sendo marcante porque foi um título estadual que conquistei como titular. O de 2000 também era muito forte”, diz, evitando comparações.

Decepção com Celso Roth
O último ano Albérico pelo Sport começou com título e terminou com decepção. Até hoje, o arqueiro parece não entender os motivos que levaram o treinador Celso Roth a sacá-lo da equipe. “Comecei o Pernambucano jogando até que Celso Roth chegou. Primeiro, ele foi apresentado pela diretoria, que saiu do vestiário. Ele começou falando que fez uma proposta para não ser aceita e a diretoria acabou aceitando”, declara. “Acabaram contratando um goleiro Marcelo, que tinha jogado no Santa Cruz, mas eu estava muito bem e fiquei. Depois, acabei saindo. Na época, eu dei uma entrevista afirmando que ele tinha sido precipitado. Disse isso para não falar outra coisa”, acrescenta.


Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
Goleiro foi reserva no Timbu, mas ajudou a tirar o hexa do Leão em 2001
Hexacampeão
Em baixa no Sport, Albérico juntou forças e rumou para o rival Náutico. Ele fez parte da leva de atletas que acabou saindo da Ilha do Retiro após a campanha do “time em que se ganha não se mexe”. O slogan se referia à candidatura do presidente Luciano Bivar, que, após vencer o pleito, acabou desfigurando o time vencedor de 2000. “Eles disseram que não queriam contar comigo, mas só liberavam o passe se perdoasse a dívida que o clube tinha. Foi quando eu entrei na Justiça com Sangaletti e acabamos conseguindo a liberação”, declara.

O goleiro acabou no rival Náutico junto com o próprio Sangaletti e o meia Wallace. Nos Aflitos, o trio ajudu o Timbu a ser campeão estadual no centenário e ainda tirou a chance da equipe rubro-negra conquistar o desejado sexto título consecutivo. Albérico, por outro lado, alcançou o hexacampeonato particular longe da maneira como desejava. “Quando cheguei no Náutico, achei que iria jogar. Gilberto, que era titular, não estava tão bem. Mas, com a minha sombra, ele acabou voltando a jogar bem e não tive uma continuidade.”

Luvas penduradas
Depois de sair do Náutico, Albérico passou por cinco clubes: Matonense, CRB, River Plate (Sergipe), Coruripe e Campinense. Foi justamente no time de Campina Grande que o goleiro resolveu encerrar a carreira, em 2008. Após ajudar o time a iniciar bem o campeonato local, o goleiro sentiu uma lesão muscular na coxa e acabou resolvendo se aposentar como iniciou a carreira. O Campinense acabou como campeão paraibano e Albérico saiu de cena.

Retorno ao futebol
No ano passado, o ex-atleta resolveu virar estudante para voltar ao esporte que lhe deu vida. Albérico fez um curso de técnico e espera retomar a vida dentro das quatro linhas. “Tenho desejo de voltar como treinador. Não sei se esse é o projeto de Deus para mim, mas não gostaria de sair do futebol”, declara o ex-goleiro, que virou evangélico e reside em Olinda.

Náutico pode subir para 7º

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Atacante Rogério deve ser titular contra o Coritiba nesta quarta-feira
 
O próprio técnico Alexandre Gallo admitiu que o Náutico não briga mais contra o rebaixamento. A meta agora é terminar o mais próximo dos líderes possível. E os alvirrubros podem ir dormir na noite desta quarta-feira a menos de 10 pontos do G4 da Série A. A projeção não indica a possibilidade de o Náutico vir a lutar pela Libertadores. Retrata apenas como a vitória sobre o Coritiba deixará a equipe alvirrubra numa situação privilegiada a cinco rodadas do fim.
 
Com os três pontos, o Náutico chegaria aos 43. Terminaria o dia à frente do Botafogo, que só entra em campo na quinta-feira para enfrentar o Vasco. Poderia ainda ultrapassar, de forma definitiva, Santos e Corinthians, caso o Peixe não vença o Atlético-MG, na Vila Belmiro, o Corinthians perca do Cruzeiro, em Minas Gerais - as duas partidas começam às 22h. Esse seria o cenário mais favorável possível.

Derrota
Se pode ganhar três posições com a vitória, o Náutico pode cair duas caso seja derrotado na noite desta quarta-feira. Um degrau é certo: o Coritiba, dois pontos atrás dos alvirrubros, empurraria o Timbu para a 11ª colocação. Que pode ser a 12ª, considerando a derrota alvirrubra, caso o Cruzeiro vença o Corinthians.