Webradiotop1FM

7 de novembro de 2012

Caldeirão político

Separadas por dez dias, as eleições de Sport e Santa Cruz reservam dois fortes bate-chapas para o mês de dezembro. Do lado rubro-negro, o resultado da Série A pode influenciar a decisão do eleitor. A permanência credencia Luciano Bivar, candidato da situação. O rebaixamento fortalece Homero Lacerda, provável postulante da oposição. Voto a voto, os sócios vão selar e nortear o futuro dos
respectivos clubes no próximo biênio. Do lado tricolor, apesar da trágica e recente eliminação da Série C, o bloco da situação iniciou mais forte. Ao menos, em apoio político, por congregar várias lideranças. Antônio Luiz Neto vai tentar a reeleição em uma disputa com Joaquim Bezerra, curiosamente o vice-presidente licenciado da atual gestão. A parceria rendeu trunfos ao clube. Agora, a relação é de rusgas.

SPORT

CHAPA DA SITUAÇÃO
Nome:
Presidente do Executivo:
Vice do Executivo:
Presidente do Deliberativo:

CHAPA DA OPOSIÇÃO
Nome:
Presidente do Executivo: Homero Lacerda
Vice do Executivo:
Presidente do Deliberativo:

Eleição do Sport
Data: 17 de dezembro
Horário: Das 8h às 18h

Modelo
O sócio do Sport votará diretamente no presidente executivo, em cuja chapa estarão definidos o nome do vice e os dos 150 conselheiros. O presidente eleito assume o cargo até 5 de janeiro.

Conselho Deliberativo
O Conselho é formado por 18 membros natos - todos os ex-presidentes vivos do executivo e do Conselho - e outros 132 sócios. Além disso, contará com 50 suplentes, que serão indicados por ocasião da primeira assembleia. Caberá ainda ao Conselho, a tarefa de eleger seu presidente, o vice, o 1º e o 2º secretário, além do Conselho Fiscal (3 titulares e 3 suplentes).

Quem pode votar
Os sócios em dia, das categorias Fundador, Benemérito, Benemérito Atleta, Patrimonial e Contribuinte.

Sócios
O número de sócios varia bastante, mas o clube costuma contar com aproximadamente 10 mil sócios em dia. Entretanto, nas últimas eleições, a média de sócios nas urnas girou em torno de 3 mil.

SANTA CRUZ

CHAPA DA SITUAÇÃO
Nome: Força da União e Avanço
Presidente do Executivo: Antônio Luiz Neto
Vice do Executivo: Jairo Rocha
Presidente do Deliberativo: Sílvio Ferreira

CHAPA DA OPOSIÇÃO
Nome: Ética e Profissionalismo
Presidente do Executivo: Joaquim Bezerra
Vice do Executivo: Jânio Janguiê Diniz
Presidente do Deliberativo: (deve ser definido hoje)

Eleição do Santa Cruz
Data: 7 de dezembro
Horário: Das 8h às 20h

Modelo
O sócio do Santa Cruz vai eleger o presidente do Deliberativo. Caberá ao Conselho definir os representantes do Executivo. Entretanto, ao escolher a chapa, o eleitor já vai votar ciente dos componentes do grupo, inclusive os membros dos conselhos Fiscal e Patrimonial e o corpo de conselheiros beneméritos, efetivos e suplentes.

Conselho Deliberativo
O Conselho é formado por 61 membros beneméritos (postos vitalícios) e outros 439 sócios. O montante total não pode passar de 500. Além disso, contará com 50 suplentes. O órgão ainda reúne 1º e 2º secretários, além de três membros do Conselho Fiscal.

Quem pode votar
Os sócios (das categorias Contribuinte, Diamante, Master, Patrimonial e Proprietário) com, ao menos, um ano de vínculo junto ao clube e com as mensalidades quitadas desde a última anistia estão aptos a votar.

Sócios
Cerca de 13,5 mil pessoas têm o direito de votar nas eleições do Santa Cruz (a lista foi divulgada, ontem, no site oficial). Mas, até o momento, apenas quatro mil estão adimplentes. O movimento das urnas corais têm sido fraco. Nos últimos três pleitos, ínfima média de 1.392 votos.

Saulo e Gilberto deixam o treino reclamando de dores e viram dúvida

Brenno Costa e Paulo Paiva/DP/D.A Press
Saulo e Gilberto são duvidas para a partida em Florianópolis
Não bastassem as dúvidas relativas à estratégia que deve armar contra o Figueirense, o técnico Sérgio Guedes precisa ainda considerar a possibilidade de perder algumas peças para o jogo com o Figueirense. Na manhã desta quarta-feira, duas importantes peças ausentaram-se dos trabalhos por conta de lesões: o goleiro Saulo e o atacante Gilberto.

Saulo ainda chegou a subir para o treinamento, mas foi aconselhado a deixar a atividade por se queixar de dores no cotovelo. Lesão sentida ainda no confronto com o Vasco. De acordo com o médico Antônio Bezerra, a situação ainda merece uma atenção especial. “Eu até pensei que Saulo estivesse com algum problema no joelho, mas na verdade, ele estava reclamando de dores no cotovelo direito, que está um pouco inchado. A lesão está atrapalhando ele na hora de cair para praticar alguma defesa. Mas ele também compareceu ao clube e realizou uma atividade específica”, pontuou.

Outro que deixou o treino foi o atacante Gilberto, que iniciou a atividade trabalhando entre os titulares. “Gilberto reclamou de uma dor no solado do pé. Disse que a atadura estava prendendo e ele se sentiu incomodado. Mas ele foi pra esteira e concluiu o treinamento com Inaldo. Acho que com repouso, gelo e antinflamatório ele deve estar recuperado na quinta”, destacou Bezerra.

O médico, entretanto, elogiou a recuperação de Magrão, que trabalhou normalmente. “Magrão ainda está se poupando um pouco, principalmente em relação à reposição de bola. Mas ele é um jogador experiente e sabe até onde pode ir e onde não pode ir”, justificou.
Celso Ishigami - Diario de Pernambuco

Santa Cruz divulga lista de sócios aptos a votar nas eleições do dia 7

Um avanço para evitar transtornos recorrentes durante as eleições de clube. Apesar de ser algo previsto em estatuto, o Santa Cruz colocou em prática, com um mês de antecedência, a divulgação da lista de sócios aptos a votar no pleito do dia 7 de dezembro. A relação está dividida em cinco categorias: Contribuinte, Diamante, Master, Patrimonial e Proprietário. Segundo o gerente de projetos da Traffic, Dênis Victor, responsável pelo banco de dados para o processo eleitoral, são cerca de 13,5 mil pessoas aptas a ir às urnas.


 


Mesmo com o elevado número, apenas quatro mil estão, hoje, adimplentes - além de ter, no mínimo, um ano de associação com o clube, é preciso estar com as mensalidades em dia ao menos desde a última anistia. A lista também deve ser fixada na entrada da sede do Arruda nesta quarta-feira.

Duas chapas foram confirmadas até o momento: "Força da União e Avanço" (encabeçada por Antônio Luiz Neto) e "Ética e Profissionalismo" (por Joaquim Bezerra). As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de novembro. Os critérios são os mesmos para quem quer votar.