Webradiotop1FM

14 de dezembro de 2012

Carioca: Salário afasta Zinho de aceitar novo cargo no Flamengo

Rio de Janeiro, RJ, 14 (AFI) - O novo diretor executivo de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe, reuniu-se nesta sexta-feira mais uma vez com Zinho, que ainda ocupa formalmente cargo semelhante, mas que já foi convidado pelos futuros dirigentes rubro-negros para continuar trabalhando no clube como gerente de futebol. Zinho ainda não deu a resposta pública, prefere se esquivar do assunto, mas já deixou escapar a amigos que não deve ficar no clube.
 Confira! 
»

Um dos principais motivos para a recusa será a redução salarial. Zinho recebe hoje em torno de R$ 100 mil mensais. Mas esse valor seria revisto para que exercesse outra função.
Por enquanto, Zinho cumpre uma agenda repleta de encontros com Pelaipe e outros dirigentes do Flamengo, a fim de facilitar a transição no clube. Na primeira semana de janeiro, Patricia Amorim passa a cadeira da presidência para Eduardo Bandeira de Mello.
 
 

Zé Teodoro muito perto de acertar com o Guarani

Publicado por Carlos Lopes, em 14.12.2012 às 17:13
Zé comentou que "não quer ganhar dinheiro no Guarani, mas fazer grande trabalho" (André Ney)
O técnico Zé Teodoro saiu do Santa Cruz, mas não saiu da Série C. Nesta sexta-feira, o atual treinador bicampeão pernambucano disse que está bem perto de acertar a sua ida para o Guarani, recém-rebaixado para a terceirona.
Embora tenha declarada a uma emissora de rádio local que não quer “ganhar dinheiro no Guarani, mas realizar um grande trabalho”, a questão salarial é o único empecilho para que o técnico seja anunciado oficialmente. Teodoro comentou que já chegou ao seu limite em termos de proposta.
Mesmo assim, ele falou como se já fosse o novo treinador do Bugre. Outros três nomes já haviam sido procurados pela diretoria do clube: Evair, Fernando Diniz e Rogério Lourenço.
Sobre o desafio de assumir o Guarani em meio a uma grave crise, Teodoro disse ter conhecimento da situação do time e repetiu o discurso dos pés no chão.
O ex-técnico coral mencionou o antigo clube ao comparar a estrutura encontrada no Arruda com a do novo. “A do Guarani é melhor que a do Santa”, disse em entrevista.

Náutico pode adquirir goleiro Felipe em definitivo


Goleiro foi liberado pelo Santos para negociar a renovação com o Timbu (Foto: Diego Nigro)
O Náutico está vivendo o período de renovações e dispensas de atletas. Após acertar com o zagueiro Alison e os volantes Josa e Dadá para o restante da temporada 2013, o Timbu está próximo de estender o contrato com mais um atleta do elenco alvirrubro.
O goleiro Felipe foi autorizado pelo Santos para iniciar as negociações com a diretoria alvirrubra. A diferença com relação ao trio de atletas acima citados é que o arqueiro pode ficar no Náutico por um período bem maior.
É isso o que garante o superintendente de futebol alvirrubro, Carlos Kila. “O Santos já liberou para o Náutico negociar diretamente com o Felipe. Mas as conversas ainda são iniciais e a gente está, inclusive, estudando a possibilidade de adquirir o jogador em definitivo”, revelou o dirigente.
Felipe viveu um ano de altos e baixos nos Aflitos. No primeiro semestre, ficou um bom tempo na reserva. Já no Campeonato Brasileiro, revezou-se com Gideão na titularidade, porém, encerrou o ano como o principal goleiro do time, além de ter moral com o treinador Alexandre Gallo. Algo que certamente pesou na ideia da direção alvirrubra em adquirir o arqueiro em definitivo.

Sandro Barbosa entrega carta de demissão no Arruda


Ricardo Fernades/DP/D.A Press
Sandro não ficará no Tricolor do Arruda em 2013
Após mais de dez dias de "sumiço" e telefone desligado, suscitando até a bem-humorada sugestão de um dirigente para serem fixados cartazes de "procura-se", o assistente técnico coral Sandro Barbosa deu as caras. Segundo o diretor de futebol Constantino Júnior, ele foi ao Arruda nesta tarde de sexta-feira para entregar duas cartas: uma ao presidente Antônio Luiz Neto, outra ao próprio Constantino. "Ataide (gerente de futebol) acabou de me ligar, falando das cartas. Estão lá, fechadas. Eu vou buscar a minha logo mais", afirmou, antes de indagar em tom irônico: "Quem sabe não seja um cartão de Natal?".

Brincadeiras à parte, Constantino admitiu o provável tom da mensagem. "Provavelmente, deve ser o anúncio da saída do clube", apostou. Constantino lembrou do último encontro com Sandro Barbosa. "Foi há uns 15 dias. Talvez menos. Fizemos uma reunião com o presidente. Não houve qualquer comportamento diferente ou sinal de insatisfação", declarou. O diretor de futebol prometeu atender às ligações da reportagem após receber a carta, só não garantiu revelar o conteúdo.

Há três diferentes rumores a respeito do motivo para a decisão de Sandro. Um deles carrega tom de mistério: "problemas pessoais", de acordo com funcionários do clube. Outro se atém à política de redução de custos do Santa Cruz. Quem permaneceu no Arruda precisou ter o salário diminuído - alguns, em até 50%. Sandro, inclusive, já tinha externado interesse em mudar de cargo, relegar ao passado a função de auxiliar técnico - passou dois anos ao lado de Zé Teodoro. Uma terceira razão, por enquanto, não passa de especulação: um suposto convite da chapa de Luciano Bivar para trabalhar na Ilha do Retiro, em caso de vitória nas urnas do grupo da situação do Sport.

Nome de Milton Bivar agita eleição do Sport

A noite da sexta-feira reservou uma grande reviravolta na eleição do Sport. Campeão da Copa do Brasil em 2008, o ex-presidente Milton Bivar teria revelado ao diretor de futebol da gestão de Dubeux, Aloísio Maluf, que aceitaria participar do futebol numa eventual gestão de seu irmão, Luciano Bivar. O apoio seria a última cartada da situação antes da eleição da segunda-feira, na qual também concorre Homero Lacerda.

A informação de que Milton teria colocado o nome à disposição surgiu por volta das 21h, através do ex-diretor Aloísio Maluf. "Conversei com Milton, que me autorizou a revelar o seu apoio", destacou. Consultado em seguida, Luciano Bivar foi direto: "Aloísio deve estar equivocado".

O Superesportes entrou em contato com Luciano Bivar, que rechaçou qualquer conhecimento sobre a sondagem em relação ao irmão. "Não estou sabendo de nada. Inclusive estou sendo pego de surpresa por você. Não havia conversado sobre essa  possiblidade", disse. Questioando sobre o possível apoio, Luciano foi breve e direto. "Todo apoio é bem vindo".

Aloísio Maluf, por sua vez, confirmou não ter consultado Luciano sobre o assunto. "Conversei com Milton e ele se colocou à disposição da chapa da situação. Só isso. Não cheguei a falar com Luciano". pontuou.

Jornalistas alvirrubros homenageiam Luiz Cavalcanti

Acontece na próxima segunda-feira, a partir das 19h30, no Bar Vagão, no bairro do Espinheiro, a tradicional reunião da AJA - Associação dos Jornalistas Alvirrubros. A AJA chega a sua 11ª edição.
O homenageado desse ano é o comentarista da "palavra abalizada", Luiz Cavalcanti, e seus 60 anos de crônica esportiva, 57 deles dedicados ao futebol pernambucano. Como comentarista são 42 anos, antes Luiz Cavalcanti era narrador esportivo.

Fifa define árbitro da final do Mundial de Clubes entre Timão e Chelsea



Cuneyt Cakir Espanha Portugal (Foto: Getty Images) 
Cuneyt Cakir na semifinal da Eurocopa deste ano,
entre Espanha e Portugal (Foto: Getty Images)
A Fifa divulgou nesta sexta-feira quem será o dono do apito na final do Mundial de Clubes. O escolhido para comandar a partida entre Corinthians e Chelsea, no domingo, foi o turco Cuneyt Cakir, de 36 anos.
O árbitro já havia comandado uma partida no Mundial deste ano, quando apitou o confronto entre Monterrey e Ulsan, que terminou com a vitória da equipe mexicana e eliminação dos sul-coreanos da competição.
Na disputa pelo terceiro lugar, o jogo entre Al Ahly, do Egito, e Monterrey terá a arbitragem de Peter O’Leary, da Nova Zelândia.
Corinthians e Chelsea entram em campo no próximo domingo, às 8h30 (horário de Brasília), para decidir o título do Mundial de Clubes. O GLOBOESPORTE.COM transmite o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos e flashes ao vivo direto do Estádio Internacional de Yokohama a partir das 7h30.

Timão e Chelsea: quarto capítulo de decisões entre Brasil e Inglaterra

Corinthians e Chelsea escrevem neste domingo apenas o quarto capítulo da história de decisões entre Brasil e Inglaterra no futebol - sempre entre clubes, jamais entre as seleções. A equipe de Tite pode aumentar a vantagem brasileira sobre os inventores do futebol. Nas três disputas anteriores, os times do país levaram a melhor em duas: Flamengo e São Paulo bateram o Liverpool em 1981 e 2005, respectivamente. Por outro lado, o Palmeiras foi derrotado pelo Manchester United em 1999.
Enquanto as seleções de Brasil e Inglaterra jamais se enfrentaram em uma final de Copa do Mundo, os clubes têm travado disputas acirradas no Japão. Abaixo, o GLOBOESPORTE.COM relembra um pouco das três histórias anteriores entre equipes dos dois países.
Zico comanda o Rubro-negro
O dia 13 de dezembro de 1981 é considerado por muitos flamenguistas o maior da história do clube. Em uma tarde épica em Tóquio, o timaço comandado por Paulo César Carpegiani deu show e fez 3 a 0 no Liverpool, espantando os ingleses que acreditavam em uma vitória tranquila dos representantes do país europeu.
O Liverpool havia sido bicampeão inglês em 1979 e 80, além de ter conquistado a então Copa dos Campeões (atual Liga dos Campeões) em 81, passando por rivais do quilate de Bayern de Munique e Real Madrid. O Flamengo vinha de um tricampeonato carioca (78, 79 e 79-especial), um Campeonato Brasileiro em 1980, além da Libertadores de 81.
Em campo, o Fla passou por cima do rival com autoridade e resolveu o jogo no primeiro tempo. Sob a batuta de Zico, os rubro-negros abriram o placar logo aos 13 minutos, com Nunes – após lançamento do Galinho. Aos 34, após cobrança de falta do mesmo Zico, Adílio ampliou ao aproveitar a sobra. No fim do primeiro tempo, novo lançamento do Galinho, novo gol de Nunes: 3 a 0 para os rubro-negros, 1 a 0 para os brasileiros na disputa particular.
Flamengo x Liverpool Mundial 1981 (Foto: O Globo) 
Zico, à esquerda, exibe a taça conquistada após vitória sobre o Liverpool (Foto: O Globo)

Teste físico põe Sandro Meira Ricci na dianteira para apitar Copa de 2014



árbitro Sandro Meira Ricci Palmeiras x Coritiba (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado) 
Ricci ganhou a vaga no Sul-Americano Su-20 que
era de Vuaden (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)
Sandro Meira Ricci assumiu a dianteira e virou o favorito para ser o árbitro brasileiro na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Ele foi o único do trio do país que passou nos testes físicos feitos pela Fifa em Assunção, no Paraguai, na quinta-feira. Os juízes Wilson Luiz Seneme e Leandro Vuaden foram reprovados na avaliação. Já os auxiliares Alessandro Rocha Matos e Emerson de Carvalho concluiram os exames sem problemas e estão encaminhados para serem os representantes do país no Mundial. Os trios escolhidos pela Fifa serão anunciados entre janeiro e fevereir de 2014.
Seneme, que já havia sido reprovado na avaliação de setembro, ficará fora da lista da Fifa para o Mundial. O caso de Vuaden ainda será reavaliado pela Fifa, mas o árbitro já perdeu espaço para Ricci, que ganhou sua vaga para apitar o Sul-Americano Sub-20 de seleções, em janeiro de 2013, na Argentina. A situação também colocou o árbitro Heber Roberto Lopes como reserva imediato de Ricci no processo classificatório, à frente de Vuaden.
O resultado dos testes surpreendeu o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Aristeu Leonardo Tavares. Especialmente a reprovação de Vuaden, já que Seneme havia acabado de se recuperar de uma lesão na sola do pé.

Scheila Carvalho e Carla Perez relembram época do É o Tchan

Carla Perez, Jacaré e Scheila Carvalho em show no Rio (Foto: Fred Pontes/ Divulgação) 
Carla Perez, Jacaré e Scheila Carvalho em show no Rio
Carla Perez, Jacaré e Scheila Carvalho em show no Rio (Foto: Fred Pontes/ Divulgação) 
Carla Perez, Jacaré e Scheila Carvalho
Carla Perez, Jacaré e Scheila Carvalho em show no Rio (Foto: Fred Pontes/ Divulgação)

Neymar inova mais uma vez no visual e adota barbicha loira

O atacante Neymar, do Santos, apresentou nesta sexta-feira mais uma novidade no visual. Principal astro do amistoso festivo do Natal sem Fome, na Vila Belmiro, apareceu com os pelos de uma barba rala pintados de loiro.
- É. Agora está loiro... - comentou o jogador.
Neymar santos barba (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com) 
Neymar e sua barbicha loira (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
publicidade

NÁUTICO: Timbu renova com três jogadores



Por Assessoria de Imprensa/ Foto: Arquivo CNC
Diretoria do Náutico oficializa as renovações de contrato dos volantes Dadá e Josa e do zagueiro Alison até dezembro de 2013.

Procurando MEMO

FRED CHARGE

Zagueiro do Palmeiras na mira do leão

Após ser liberado pelo Palmeiras para negociar com outras equipes, o zagueiro Leandro Amaro poderá ser reforço do Sport para a temporada 2013. Jogador foi muito criticado pela torcida após o rebaixamento à Série B.
O presidente da equipe pernambucana Gustavo Dubeux já entrou em contato com a empresa que gerencia a carreira do atleta e as negociações com o Palmeiras, detentor dos direitos de Leandro, já iniciaram.
Existem outras equipes que demonstraram interesse em contar com o Leandro, mas o presidente do Sport me procurou e procurou o Palmeiras, o que facilita a negociação. Devemos ter uma definição até a próxima semana”, afirmou Marcos Santos, agente do atleta, que viajou para o Recife nesta semana, onde acompanha o desfecho das tratativas.
Leandro Amaro tem 26 anos e chegou ao Palmeiras em 2010, após se destacar no Paulistão, atuando no Botafogo de Ribeirão Preto. Na equipe alviverde disputou mais de 70 jogos e foi campeão da Copa do Brasil 2012.
FutebolInterior

Vasco passa calote no Náutico e em Auremir

O Vasco voltou a ser castigado pelos constantes atrasos salariais. Após arcar com os vencimentos de apenas 13 atletas e acumular três meses de pendências com o time, a diretoria viu o goleiro Fernando Prass acerta com o Palmeiras e, nesta sexta-feira, perder o lateral direito Auremir.
A rescisão foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Negociado em junho com o Vasco, o jogador, que é volante de origem, poderá retornar ao Timbu. Com apenas 21 anos, Auremir é visto com bons olhos para compor o elenco comandado por Alexandre Gallo nos Aflitos.
A situação do Vasco na negociação com os alvirrubros ficou ainda mais delicada depois de a diretoria cruz-maltina não arcar com o combinado no momento da transferência.
O time deixou de pagar duas parcelas referentes ao valor estipulado pelos pernambucanos e havia pedido um prazo maior para encontrar meios de quitar sua dívida. O Náutico não aceitou e a rescisão foi confirmada pelas partes.

Equipe de Futsal sub 13 da APCEF/PE vence a primeira na Copa Verão 2012



Após ter empatado na partida de estreia em 1x1, contra EASS, a equipe da APCEF venceu a  boa equipe do CT do Barão  por 4x3, em partida realizada hoje a tarde no ginásio Marcelino Lopes na Ilha do Retiro.
A equipe da APCEF volta a quadra amanhã dia 15/12 às 08:30 no ginásio dos Aflitos para enfrentar o Alvirrubro , e a tarde no mesmo local  às 14hs, enfrenta o EFA, se caso vencer um desses jogos pode terminar em primeiro do seu grupo.
Parabéns, Garotada!

Do campo de terra à arena multiuso em Pernambuco

Campanha publicitária da Arena Pernambuco. Crédito: Youtube/reprodução
Na reta final de obras, hora de uma nova campanha publicitária.
Focando o surgimento da Arena Pernambuco…
Confira o vídeo do “O começo de uma nova história”, misturando o tradicional futebol em campinhos de terra com crianças paralelamente à evolução da obra do estádio.
Na peça, aparecem módulos do estádio e placas da grama durante uma pelada, por mais que o ponto exato da arena não fosse ocupado por campinho algum.
No entanto, vale, sim, a licença poética para o novo produto. A inauguração da Arena Pernambuco está marcada para o dia 14 de abril de 2013.

Sport participará da abertura do Castelão


arenacastelao.com/divulgação
A CBF confirmou a participação do Sport na inauguração do Castelão, em 27 de janeiro. O Leão enfrentará o Fortaleza, em partida válida pela 3ª rodada do Nordestão. A abertura do estádio cearense para a Copa do Mundo será feita em rodada dupla. Às 16h, o Ceará encara o Bahia. Em seguida, às 18h15, é a vez de Fortaleza x Sport. A ideia inicial - proposta pelo governo do Ceará - era de que a inauguração do Castelão fosse marcada por uma edição do Clássico Rei, entretanto os dirigentes de Ceará e Fortaleza rejeitaram a proposta.

Homero confirma interesse em Nelsinho, mas reconhece que acerto é improvável

Reconhecendo a dificuldade para um possível retorno de Nelsinho Baptista, Homero Lacerda confirmou o interesse no nome do treinador. Em São Paulo, onde participará de reuniões com alguns técnicos, o candidato da oposição ressaltou as virtudes do comandante rubro-negro na campanha da Copa do Brasil, mas praticamente descartou a sua contratação.

Mostrando surpresa com o vazamento da notícia da negociação com Nelsinho, Homero explicou que o clube e o treinador vivem momentos distintos. “Nelsinho é uma unanimidade entre os rubro-negros. É um excelente profissional e tem um caráter irretocável. Por isso, ele está presente em qualquer lista de treinadores”, comentou. “Infelizmente, os valores envolvidos praticamente inviabilizam o acerto”, acrescentou.

Negando-se a falar sobre outros nomes de treinadores, o candidato assegurou que o acerto não será concretizado antes da eleição. “Não temos tratado este assunto publicamente para que ninguém venha dizer que é algum tipo de manobra eleitoreira. Tanto que não vamos fechar nenhuma negociação antes do resultado da eleição. Seria um desrespeito com o clube e com os torcedores”, justificou.

Homero disse ainda que sua lista continua com cinco nomes de treinadores e que pretende entrevistar todos antes de tomar uma decisão. “Não vou contratar um nome. Vou contratar um projeto. Preciso sentir o que o treinador pensa e o que ele pretende. Não podemos errar nessa escolha. Em 2006, por exemplo, eu tinha R$ 30 mil para contratar um técnico e ‘inventei’ um Dorival Júnior. Antes dele, tínhamos acertado com um desconhecido Ney Franco, que acabara de surgir no Ipatinga. Os dois hoje são treinadores renomados.”

Futebol escanteado na Ilha

(RICARDO FERNANDES/DP/D.A PRESS)
Atacante Gilberto tem propostas do Coritiba e pode deixar a Ilha do Retiro
A indefinição do futuro político do Sport está interferindo de maneira direta no elenco rubro-negro. Com a dissolução do departamento de futebol as negociações com alguns atletas foram suspensas. Entre eles, jogadores que tiveram os desempenhos aprovados pela torcida, como os atacantes Henrique e Gilberto. Este último despertou o interesse do Coritiba e pode trocar a Ilha do Retiro pelo Couto Pereira na próxima temporada. O pai do jogador diz ter sondagens de clubes do Brasil e do exterior, mas garante que o filho se programa para se reapresentar ao Leão.

Sem muito espaço no Internacional para a disputa do Brasileiro, Gilberto foi cedido pelos gaúchos ao Sport. Em princípio, o empréstimo se estende até o fim de maio, de modo que o atacante possa disputar também o Pernambucano. Entretanto, os interesses de outras equipes podem encerrar a passagem do atleta pela Ilha do Retiro precocemente, como revela Gilberto Oliveira, pai e empresário do jogador. “Até agora, não fomos procurados nem pelo Internacional, nem pelo Sport, então, em princípio, ele se reapresentará na Ilha. Mas apareceu proposta do Japão, dos Emirados e de outros times do Brasil, então, não dá pra dar certeza de nada”, destacou.

O empresário, entretanto, destacou que não deu sequência a nenhuma negociação, fornecendo aos interessados os telefones de dirigentes rubro-negros e colorados. “Gilberto tem contrato com o Inter até o final de 2014 e está emprestado ao Sport até o fim de maio. Então, não cabe a gente dizer onde ele vai jogar. Depende dessas duas equipes”, ressaltou. “O que posso dizer é que ele sempre mostrou muita disposição em defender o Sport, então, tenho certeza de que o fato de o time ter sido rebaixado não seria nenhum problema”, acrescentou.

Gilberto chegou à Ilha em meados de julho, prometendo ser a solução para o problema histórico do Sport em encontrar um artilheiro. Começou bem, marcando um dos gols do Sport na vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa, em sua estreia com a camisa rubro-negra. Na sequência, emendou uma sequência de desempenhos irregulares e perdeu a titularidade. Posto retomado na reta final do Brasileiro. No total, foram sete gols pelo Leão.

Henrique

A situação de Henrique ainda segue indefinida. Mas, apesar de não contar com mais nenhum diretor de futebol, o presidente Gustavo Dubeux espera resolver a situação até a próxima segunda-feira. Segundo o dirigente, Sport e São Paulo estão muito perto do acerto para a renovação do empréstimo. “Em nosso favor pesa o fato de o atleta ter recebido um excelente tratamento aqui, com uma estrutura que não deixa a desejar”, destacou Dubeux.

Rhayner acerta com o Fluminense e Timbu já corre atrás de atleta "parecido"

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Rhayner irá assinar por um ano com o clube carioca
A imprensa carioca já crava: Rhayner o novo reforço do Fluminense para 2013. Sem nada poder fazer, a diretoria alvirrubra já se deu como vencida na "quebra de braço" com o atual campeão brasileiro e agora mira um atleta para substituir o atacante, de preferência com características parecidas com a de Rhayner. No Náutico, o atleta de 22 anos realizou 34 jogos e não fez nenhum gol. Na verdade o jejum já dura desde 30 de janeiro de 2011. O ofensivo não marca gols há 68 partidas.

"O Náutico não tem mais envolvimento com o atleta e ele seguirá a vida. Agora, vamos buscar outro atelta parecido a ele, como conseguimos fazer no ano passado. Vamos usar novamente a velha criatividade. Temos um mercado inflacionado e os recursos do Náutco são muito menores da grande maioria dos clubes da Série A. É correr para surprir essa lacuna", disse o gerente de futebol do Náutico, Carlos Kila, um dos responsáveis por contratações no Timbu.

Desde o gol pelo Grêmio Barueri, em 30 de janeiro do ano passado, no Campeonato Paulista, Rhayner teve passagens pelo Linense (Campeonato Paulista) e Tombense (Módulo II do Campeonato Mineiro) em branco. Apesar do jejum de gols, o atacante contava com o apoio da torcida e do técnico Alexandre Gallo, seu maior defensor. Rhayner, de fato, era insubstituível para a tática do Timbu na Série A.

Alfinetada

Para Carlos Kila, porém, Rhayner não deverá encontrar vida fácil no clube carioca. O dirigente acredita que o planejamento do Flu é lapidar o atleta. "Não é fácil chegar no Fluminense e abrir espaço. O clube de deve ter um projeto para o atleta, eles trabalham com um planejamento grande, a longo prazo. Por que assim... Quem eles vão tirar do time para botar o Rhyner?", alfinetou.

Memo coloca o Santa Cruz na justiça e pede R$ 4,5 milhões




Dia 13 de junho de 2012. Memo é convocado para dar entrevista coletiva. O assunto é a recusa do Santa Cruz por um pedido de empréstimo da Portuguesa para o atleta disputar a Série A. Respostas com semblante de abatimento. “A carreira de jogador é muito curta e, infelizmente, não veio a concretização da negociação. Foi a primeira, mas não foi a última proposta. Vão surgir várias, o time certo, a hora certa”, declarou. Dia 13 de dezembro de 2012. Ontem. Seis meses após o primeiro indício de insatisfação do volante, surgiu a atitude mais drástica. Memo colocou o Tricolor na Justiça. Solicitou R$ 4,5 milhões por causa dos três meses de salário atrasado e o não-recolhimento de FGTS, segundo informação da Rádio Clube AM, parceira do Superesportes.

A saída do jogador já era esperada. Em recente entrevista, Memo garantiu não ter data prevista para se reapresentar – a maioria do elenco retomou os treinos na última segunda-feira. O gerente de futebol Ataíde Macedo se irritou com a atitude e garantiu tomar as “medidas cabíveis” se o volante não comparecesse ao Arruda até o fim desta semana. Ontem, entretanto, a paciência do atleta se esgotou primeiro. Ele cobra a antecipação da tutela (passe) para ficar livre e procurar outro time.

Segundo informações extraoficiais, Memo recebe R$ 11 mil de salário no Santa Cruz. Na carteira de trabalho, contudo, consta apenas R$ 3,5 mil – o complemento, como ocorre habitualmente nos clubes, é incorporado como “direito de imagem”.

Emerson Gomes de Moura, 24 anos, natural de Bonito, Agreste pernambucano, viveu duas fases distintas no Arruda. A primeira foi de contestação. Criticado pela torcida, foi emprestado a clubes modestos, como o Crato, do Ceará, e demorou para ter oportunidades. De 2011 para cá, entretanto, virou titular absoluto. Disputou um total de 77 partidas. Ajudou a equipe a conquistar o bicampeonato pernambucano (chegou a integrar a seleção dos melhores de 2012) e o acesso à Série C. O convite para ir à Lusa surgiu pouco antes do início do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Memo afirmou: “Todo jogador quer disputar a Série A. Estou feliz aqui no Santa Cruz, gosto muito da torcida e tenho um carinho imenso pelo clube. Porém, tenho uma assessoria atrás de mim, e meu empresário (Júlio Fressato) sabe bem o que eu quero.”