Webradiotop1FM

8 de janeiro de 2013

Santa Cruz anuncia lateral direito Marquinho, ex-Náutico

Julio Jacobina /DP/ D.A Press
Marquinho disputou o Pernambucano de 2012 pelo Náutico
O Santa Cruz estava com um lateral direito engatilhado e nesta manhã anunciou o nome: Marquinho, que ano passado defendeu o Náutico, é o novo reforço do Tricolor. O jogador, de 29 anos, tem chegada prevista para a capital pernambucana para esta quarta-feira. Na quinta, ele se junta ao grupo que realiza pré-temporada na cidade de Sairé, agreste do estado.

Marquinho disputou o Pernambucano de 2012 pelo Náutico. Entrou em campo em 11 partidas, após sofrer com uma lesão logo no início da temporada. Sem apresentar um futebol convincente, não conseguiu se firmar, ficando na reserva de Auremir, volante de origem, que se adaptou bem à posição. Após o fim do Estadual, foi dispensado na reformulação realizada pela diretoria alvirrubra.

A diretoria do Santa Cruz deve anunciar mais novidades durante a semana. O clube tem um meia "apalavrado", aguardando a assinatura do contrato, e dois atacantes em conversas adiantadas.

Ficha do jogador

Nome: Marcus Vinicius da Cruz Alves Nóbrega
Data de nascimento: 22 março 1983 (29 anos)
Local de nascimento: Rio de Janeiro-RJ
Altura: 1m83

Clubes: Ponte Preta/SP (2003), Portuguesa/SP (2004), Criciúma/SC (2005), Madureira/RJ (2006), Boa Vista/POR, Vasco/RJ (2007-8), Duque de Caxias/RJ e Madureira/RJ (2009), Fluminense/RJ e Madureira/RJ (2010), Paraná/PR (2011) e Náutico/PE (2012).

Apresentado, Danilo Santos garante que evoluiu desde que passou pelo Sport

O Santa Cruz enfim apresentou o atacante Danilo Santos, de 29 anos, na tarde desta terça-feira, em Sairé, onde a equipe realiza sua pré-temporada. Ele já vinha treinando normalmente com o grupo desde que chegou ao clube, na semana passada. Antes de acertar com o Tricolor, ele estava atuando fora do país, no Taxien Rainbows, da Ilha de Malta.

Santa Cruz FC/Divulgação
Jogador defendeu o Sport na Série B de 2004
Esta é a segunda passagem de Danilo Santos pelo futebol pernambucano. Em 2004, ele defendeu o Sport na Série B. Na ocasião, foi reconhecido pela sua principal característica, a velocidade. O atacante relembrou sua passagem pelo Leão e garantiu que a rapidez continua sendo o seu ponto forte. "Sou um atacante de velocidade, gosto de chegar bastante dentro da área para servir e para finalizar também", afirmou.

Apesar disso, Danilo diz também que evoluiu nos últimos anos e que adquiriu mais experiência nos clubes por que passou. "Evoluí em muita coisa, acho que agora o futebol está diferente, está mais pegado, pois em 2004 não tinha. Eu espero que esse nosso início de trabalho seja bastante proveitoso e que possamos dar alegrias ao torcedor", contou Danilo Santos.

A experiência do contato com o futebol europeu - a Ilha de Malta, onde Danilo estava jogando fica próximo à Itália - ajudou nesse amadurecimento, nesses dois últimos anos. "Com certeza estou mais maduro. O futebol europeu tem muita organização tática. A gente aprende a respeitar isso e tudo aquilo que o treinador mostra. Esse é um momento de recomeço para mim no futebol brasileiro, espero que seja abençoado", comentou o atacante.

Depois de seis meses no Náutico, enfim Vinícius Pacheco é apresentado no clube

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Atleta chegou nos Aflitos no fim de julho
O meio-campista Vinícius Pacheco foi anunciado como o novo reforço do Náutico no final de julho de 2012. Seis meses depois, o atleta, enfim, falou pela primeira vez como jogador do clube. Durante todo desse hiato de tempo, o atleta treinou, treinou e somente treinou nos Aflitos. Impossibilitado de entrar em campo em razão de problemas burocráticos envolvendo o seu último clube, o Estrela Vermelha, da Sérvia, somente na tarde desta segunda-feira, o atleta pôde ser oficializado como atleta alvirrubro.

O contrato dele com o Timbu vai até o final de maio. "Infelizmente não pude jogar durante todo esse tempo por questões contratuais. Mas o que me levou a ficar aqui no Náutico foi o fato de eu ter sido muito bem recebido pelos meus companheiros e pela família que se adaptou muito bem à cidade", disse o atleta de 27 anos.

A última vez que o meio-campista entrou em campo foi no dia 20 de maio de 2011. Tanto tempo sem jogar poderia ter tirado de alguma forma a motivação do jogador, o que surpreendeu ao técnico Alexandre Gallo. "É um atleta batalhador que agradou muito. Mesmo sem jogar, trabalhou de forma íntegra. É um atleta vencedor e vai nos ajudar muito", disse o treinador. Pacheco poderá ocupar a vaga deixada no meio de campo por Souza ou mesmo Rhayner - ambos recém-saídos do clube.

Experiência para assumir uma vaga no time principal, ele tem. O meia passou por equipes como Paraná, Ipatinga, Figueirense, Grêmio e Belenenses - de Portugal. O auge do atleta foi em 2010, quando chegou a ganhar a vaga do ídolo do rubro-negro carioca, Petkovic. "É ruim ficar muito tempo sem jogar, infelizmente tive uma lesão em 2011 em que fiquei parado sete meses. Estou ansioso para estrear e voltar a mostrar meu potencial", disse Pacheco, que ainda falou em ser campeão pelo Náutico e mostrar que tem futebol para obter um contrato mais longo com o clube.

Diretoria alvirrubra confirma interesse no atacante Obina e no meia Cléber Santana

Mal chegou no Náutico e o novo superintendente de futebol do clube, Daniel Freitas, já vai se reunir com a diretoria para estudar possíveis reforços para o Timbu. Há duas prioridades: um meio-campista e um atacante. Dois nomes cotados tiveram seus nomes confirmados pela diretoria alvirrubra: o meia Cléber Santana e o atacante Obina. A vinda desse segundo, contudo, está mais fácil de ser resolvida.

Vale destacar, entretanto, que o Náutico está bem servido no setor ofensivo. Dos titulares da campanha na Série A, apenas Rhayner deixou os Aflitos. Para a posição, o técnico Alexandre Gallo conta com Kieza, Rogério, Araújo e Reis. A possível contratação de Obina, portanto, entra na conta de uma "boa oportunidade de negócio", como destacou o diretor de futebol Armando Ribeiro. "Obina foi oferecido e estamos analisando. Mas ele precisa caber no nosso orçamento."

Curiosamente, a situação é oposta à de Cléber Santana. O jogador se encaixa em um dos perfis que os dirigentes alvirrubros tratam como prioridade. O meia, porém, tem contrato com o Avaí e a multa rescisória é considerada alta. Na noite desta segunda-feira, o ex-presidente alvirrubro André Campos postou, via Twitter, que esta terça-feira seria de novidades positivas para o Náutico.

Náutico apresenta o seu novo superintendente de futebol

Yuri de Lira/DP
Daniel Freitas elogiou o novo clube
Nada de apresentação de jogadores. Na manhã desta terça-feira, no CT Wilson Campos, o Náutico tratou, na verdade, de apresentar o novo integrante do departamento de futebol, o superintendente Daniel Freitas. Carioca e vindo do Vasco da Gama, onde trabalhou por quatro anos e meio como supervisor e diretor executivo, a aquisição alvirrubra chegou logo rasgando elogios ao Timbu. Falou do seu método de trabalho, traçou planos e analisou a sua passagem por São Januário - que, para muitos cruzmaltinos, não deixará saudades.

Freitas esteve em um Vasco que capengou na reta final da última Série A do Brasileiro. O clube fechou 2012 no vermelho e jogadores saíram pela porta dos fundos, gerando dívidas trabalhistas para o clube carioca. O novo superintente do Náutico, entretanto, se esquivou das críticas quando questionado sobre a sua passagem no time do Rio de Janeiro. "O Vasco passou por problemas que fugiam da esfera do departamento de futebol. São problemas de ordem jurídica e financeira", defendeu-se. "Ainda assim, sei que o meu trabalho foi o melhor possível. Terminamos o campeonato em quinto lugar, com um orçamento bem abaixo de outros times que ficaram atrás da gente", complementou, minimizando a situação.

Por falar em orçamento, o do Náutico em 2013 será bem abaixo do que teve o Vasco, no ano passado. Apesar de viver um bom momento financeiro comparado às últimas temporadas, o Alvirrubro ainda deve ter uma das folhas de pagamento mais baixas do Brasileirão. Porém, para Daniel Freitas, isso não será um empecilho para que ele exerça bem a sua função. "Um orçamento maior não é sinômino de bons resultados. O mais importante, hoje, é conseguir cumprir os compromissos financeiros, mantendo os pagamentos em dia. Essa é a mola propulsora do futebol", afirmou.

Yuri de Lira/DP
Armando Ribeiro (D) foi quem apresentou Freitas para a imprensa, no CT Wilson Campos

Freitas vai trabalhar junto do gerente Carlos Kila no departamento de futebol. Especulou-se que Kila saísse do Náutico quando a vinda do gerente foi divulgada. Mas, ao menos pelo discurso do ex-vascaíno, a dupla tem tudo para dar certo lado a lado. "Já conhecia o Kila, mas nunca trabalhei com ele. Vamos ter uma reunião com toda a diretoria para dividir as funções, e sei que ele vai faciliar muito o meu dia a dia", falou Freitas. O novo superintendente alvirrubro também ainda não trabalhou com o técnico Alexandre Gallo, porém crê que a relação com o treinador seja a melhor possível. "Tenho ótimas referências dele".

Os elogios não se limitaram a Kila e a Gallo. Freitas, logo no início do seu discurso, havia também ressaltado a estrutura e a gestão empregada no Náutico. "Estou impressionado com o centro de treinamento, estrutura que poucos no Brasil têm. O Náutico está querendo se consolidar entre os grandes do futebol brasileiro, está mantendo boa parte do grupo e da comissão técnica, que tiveram uma campanha bastante sólida no último Campeonato Brasileiro, e vai ter uma arena super moderna. Acreditei no (presidente) Paulo Wanderley e chego para somar", disse.

Saulo reclama de dores no joelho e deixa pré-temporada do Sport em Maceió

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Goleiro irá utilizar a estrutura de fisioterapia da Ilha do Retiro
O ritmo intenso de treinos físicos na pré-temporada do Sport causou uma baixa. Durante um trabalho na praia, realizado na manhã desta terça-feira, Saulo reclamou de dores no joelho direito. Com isso, o goleiro deixa o grupo que está realizando a preparapação em Maceió e retorna ao Recife. A decisão foi tomada em comum acordo com o técnico Vadão e os preparadores físicos leoninos.

Agora, Saulo aproveitará a estrutura de fisioterapia do Sport no Recife para se recuperar das dores. Apesar de a queixa do atleta se concentrar no mesmo local onde passou por uma cirurgia, a condição física do arqueiro não preocupa ao departamento médico.

“Estamos mandando o Saulo para realizar o tratamento com a nossa estrutura de fisioterapia que está no Recife. Saulo reclamou de dores por conta da forte exigência de um trabalho normal de pré-temporada”, declarou o médico Antônio Bezerra, ao site oficial do clube.

Após torção no tornozelo, Diogo Oliveira deve voltar aos treinos nesta quarta

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Volante foi reintegrado ao grupo recentemente
A contusão no tornozelo direito de Diogo Oliveira não passou de um susto. No treino do último domingo, o volante se chocou com Felipe Azevedo e sofreu uma torção. De imediato, a região ficou bastante inchada. Nesta terça-feira, o jogador ficou no hotel em que o clube está hospedado em Maceió, no estado de Alagoas, fazendo fisioterapia. Agora, a previsão é de que o jogador, que nem precisou realizar exames, volte a treinar no campo com o restante do grupo nesta quarta.A contusão parecia agravar ainda mais o mau momento do volante. No ano passado, Diogo Oliveira chegou ao Sport com status de grande reforço. Em 2010, ele havia conquistado o Campeonato Brasileiro com o Fluminense como titular.
Na Ilha do Retiro, contudo, não conseguiu desempenhar o mesmo futebol e sofreu grandes críticas da torcida, principalmente com relação a lentidão para marcar. Assim, acabou emprestado pelo clube para o Figueirense.
Diogo Oliveira, por sinal, já tem concorrência maior para o setor. Recém-apresentado, o volante Rodriguinho já se integrou ao elenco em Maceió e passa a ser mais uma opção para o treinador Vadão. Após realizar testes físicos, ele participou de um treino técnico de dois toques.

Apresentação
O zagueiro Maurício, que defendeu o Joinvile no passado, será apresentado oficialmente pelo clube a partir das 11h desta quinta-feira, na Ilha do Retiro.

LATERAL-DIREITO MARQUINHOS É O MAIS NOVO REFORÇO CORAL


A Diretoria de Futebol oficializou, nesta manã de terça-feira (8), a contratação de mais um reforço para a temporada 2013. Trata-se do lateral-direito Marquinhos, 29 anos, ex-Náutico/PE.
Segundo Constantino Júnior, “o atleta tem chegada em Recife/PE marcada para esta quarta-feira (9), quando fará os exames médicos e, está programa para a quinta-feira sua chegada na pré-temporada na cidade de Sairé/PE, onde será marcada a apresentação do atleta à Imprensa”, disse.
CURRÍCULO: Marcus Vinícius da Cruz Alves da Nóbrega (Marquinhos), nascido em 22 de março de 1983 (29 anos), mede 1,83m de altura e pesa 76 Kg. Nasceu na cidade de Rocha Miranda/RJ e passou pelos seguintes clubes: Ponte Preta/SP (2003), Portuguesa/SP (2004), Criciúma/SC (2005), Madureira/RJ (2006), Boa Vista/POR, Vasco/RJ (2007-8), Duque de Caxias/RJ e Madureira/RJ (2009), Fluminense/RJ e Madureira/RJ (2010), Paraná/PR (2011) e Náutico/PE (2012).

O primeiro time titular do Sport na era Vadão

Quando foi apresentado oficialmente como novo treinador do Sport, o técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, declarou que, no primeiro momento, iria manter o que de bom foi feito no Leão na era Sérgio Guedes e, aos poucos, colocar sua forma de trabalho.
Pois bem, no primeiro coletivo que comandou no Centro de Treinamento do Corinthians-AL, Vadão mandou o seguinte time titular a campo: Magrão, Cicinho, Gabriel, Mateus e Reinado; Fábio Bahia, Rithely e Hugo; Gilsinho, Roger e Felipe Azevedo.
O esboço do time é semelhante ao que terminou a temporada: com dois volantes de marcação, um meia de articulação e três atacantes. Certamente, como o que tem nas mãos, não poderia ser diferente.
Mas é provável que Vadão faça as devidas mudanças com os reforços que ainda estão por vir.

Pelé ganhará estátua no novo Maracanã


Foto: Governo do Rio de Janeiro
Da Folha Online

Pelé será homenageado no novo Maracanã. O governo do Estado vai inaugurar um estátua do craque na reabertura do estádio.
A peça de bronze terá 1,84 m de altura e retratará o ex-jogador dando um soco no ar. A estátua pesará cerca de 300 quilos e ficará fixada em apenas um ponto.
A homenagem a Pelé é inspirada na comemoração do marcado contra a então Tchecoslováquia na Copa de 1970.
"É uma obra difícil pela plasticidade do momento. Eu costumo dizer que uma estátua de bronze precisa conter a alma de quem está sendo representado. Acho que consegui colocar a explosão daquele instante do soco no ar", o cartunista Ique, autor da peça.
De acordo com o cronograma exigido pela Fifa, o Maracanã terá que estar pronto no dia 28 de fevereiro. A obra está orçada em cerca de R$ 850 milhões.
Depois de pronto, o governo do Estado pretende privatizar o estádio. Segundo audiência pública realizada em novembro, a empresa que se interessar por administrar o Maracanã terá de gastar R$ 714 milhões em 35 anos, período de concessão prevista. O custo combina a outorga a ser paga ao Estado e investimentos obrigatórios. O total de investimento previsto é de R$ 469 milhões, até a Olimpíada. A outorga mínima é de R$ 7 milhões ao ano.
Por este modelo, o Estado não conseguirá repor o investimento de R$ 859 milhões feitos na reforma do estádio para a Copa.
O edital de licitação ainda não foi publicado.

Rodriguinho diz que está mais maduro para ajudar o Sport


Enquanto o elenco rubro-negro treina forte fisicamente em Maceió, o volante Rodriguinho foi apresentado, na sala de imprensa da Ilha do Retiro, como novo reforço da temporadad 2013. É a segunda vez que o atleta veste a camisa do Leão. Ele foi titular do time campeão pernambucano 2006 e atuou em alguns jogos da Série B daquele ano, quando o time conseguiu o acesso à elite do futebol brasileiro.
O retrospecto poderia dar ao retorno de Rodriguinho ao Sport uma conotação positiva. No entanto, o extra-campo do volante não foi bom. Por isso, Rodriguinho foi dispensado pelo Sport por indisciplina, em outubro de 2006. Mas, agora, ele garante que tudo faz parte do passado. Hoje, aos 30 anos, o volante diz quie está mais maduro.
"Naquela época, eu era mais jovem e, hoje, estou mais maduro, casado, com filho. Sou outra pessoa. Estou aqui para ajudar o time a conquistar os seus objetivos", declarou Rodriguinho, que agradeceu aos dirigentes Milton Bivar, Gustavo Dubeux e Guilherme Beltrão pelo seu retorno ao Sport.

Primeira convocação de Felipão será no dia 22




Do Lancenet!

A CBF confirmou nesta segunda-feira a data da primeira convocação do técnico Luiz Felipe Scolari desde que ele retomou o comando da Seleção Brasileira. Será no próximo dia 22, visando o amistoso contra a Inglaterra, em Londres. O anúncio da lista ocorrerá em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro.

O confronto com os ingleses está marcado para o dia 6 de fevereiro e vai fazer parte das comemorações dos 150 anos da Federação Inglesa de Futebol.

Messi vence a Bola de Ouro da Fifa pela quarta vez seguida



Da Agência Estado

Lionel Messi voltou a fazer história nesta segunda-feira. Após superar diversas marcas em 2012, o argentino acumulou mais um recorde em sua brilhante carreira ao faturar a Bola de Ouro da Fifa pela quarta vez consecutiva. Ele foi eleito o melhor jogador do ano mais uma vez, ao deixar para trás o espanhol Andrés Iniesta, seu companheiro no Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do rival Real Madrid.

Messi conquistou a Bola de Ouro com 41,60% dos votos dos técnicos e capitães das 209 seleções filiadas à Fifa e dos jornalistas convidados pela revista France Football - a premiação da publicação se fundiu com a honraria da Fifa em 2010. Segundo colocado nos últimos dois anos, Cristiano Ronaldo repetiu a posição, com 23,68% dos votos. Iniesta ficou em terceiro com 10,91%.

Ao vencer o prestigiado prêmio pela quarta vez, o argentino superou nomes famosos da história do futebol como Zinedine Zidane e Ronaldo, que conquistaram o prêmio por três vezes. Também deixou para trás Michel Platini, Johan Cruyff e Marco van Basten. Eles obtiveram a honraria em três ocasiões, quando o prêmio ainda era restrito ao continente europeu.

Eduardo Bahia é o novo preparador de goleiros do Náutico


Eduardo Bahia é o novo preparador de goleiros do Náutico. O profissional estava na comissão técnica do Vitória. Ele também trabalhou no Sport na campanha em que o Leão subiu para a Série A em 2011. Também contam em seu currículo passagens por Santos e Atlético Paranaense. Ele chega nesta quarta-feira (8) para o lugar que era de Paraíba.

Eduardo ficou famoso por revelar grandes goleiros do Vitória, como Dida, Fábio Costa e Felipe. No Santos, revelou Rafael, campeão da Libertadores em 2011.

Pré-temporada dá boas perspectivas a jogadores do Náutico


Martinez acredita que base mantida dá vantagem ao Náutico. Foto: JC Imagem
O tradicional sofrimento da pré-temporada não assusta nem tira o humor dos jogadores do Náutico. Ao menos é isso que deixam a entender o goleiro Felipe e o volante Martinez, ambos sofrendo com a carga de exercícios amplificada pelo verão pernambucano. Os jogadores veem esse início sofrido a oportunidade de solidificar uma base que vai segurá-los para o restante da temporada.

Felipe lembra logo o calor, algo com que ele não convive mesmo com suas origens no litoral paulistano - a cidade de Santos. Para ele, a temperatura elevada dificulta um pouco mas o mais importante vai ser o período de quase 30 dias de pré-temporada.

"O calor dificulta um pouco. Sou do litoral, mas em Santos chove bastante. Mas a gente consegue se acostumar rápido. Nesse início estou me sentindo bem. Vamos ter um período bom de trabalhar para dar conta do ano todo. Esse período vai nos ajudar bastante nas competições que teremos", diz.

Martinez, capitão do time no Brasileirão de 2012, também reconhece a dificuldade e a aversão que jogadores de futebol têm a tais tipos de trabalho. Mas também reconhece que o resultado não será agora. "A pré-temporada exige bastante. Jogador de futebol não gosta tanto porque não tem trabalho com bola mas é necessário para termos a base para o ano inteiro", explica.

Sobre o que esperam de 2013, a dupla também tem opiniões parecidas. Ambos apostam que a manutenção de boa parte dos titulares do ano passado será fundamental para uma boa colheita nesta temporada. E o primeiro objetivo é conquistar títulos, sendo o Pernambucano o principal.

"Estou com a expectativa de que esse ano vai ser muito bom para o Náutico. Terá a inauguração do estádio (a Arena Pernambuco), as reformas do CT. O Pernambucano é difícil, o Náutico não vence há nove anos. Depois dele teremos três competições importantes (Copa do Brasil, Brasileiro e Sul-Americana). Quem sabe poderemos conquistar algo mais difícil e marcante para nossa vida e para o clube?", aposta.

Martinez também elege a primeira competição como fundamental. Ele sabe o jejum e a expectativa da torcida em voltar a dar as cartas no Estado. E com a base mantida tal jejuim pode, finalmente, chegar ao fim. "Com a base mantida damos um passo à frente. O objetivo é o título pernambucano. O torcedor quer isso e depois fazer uma boa campanha no Brasileirão".

Luciano Bivar toma posse e promete inicio das obras da Arena do Sport em 2013


Luciano Bivar quer ver as obras da Arena começando no segundo semestre
Numa simples e rápida cerimônia realizada no salão de eventos  da Ilha do Retiro, o empresário Luciano Bivar e o advogado João Humberto Martorelli como novo presidente e vice-presidente executivos do Sport Club do Recife. O agora ex-presidente Gustavo Dubeux foi empossado como presidente do Conselho Deliberativo. O ponto mais destacado pelos dirigentes foi a construção da Arena Rubro-negra.

O evento teve uma trilha sonora pop. Antes e depois da cerimônia, os rubro-negros ouviram músicas do Kid Abelha, Lulu Santos e Michael Jackson. O clima da posse foi de tranquilidade. Nem parecia que o clube passou por um processo eleitoral complicado, cheio de acusações. O que é, de fato, muito positivo.

Primeiro, o agora presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Dubeux, foi convocado à mesa para convocar a assembleia geral. Em seguida, ele tomou posse e chamou o presidente eleito, Luciano Bivar. "Estou saindo da presidência com a sensação do dever cumprido. o Sport cresceu administrativamente, trouxemos de volta grandes rubro-negros de volta ao clube e, o mais importante, consegui convencer Luciano Bivar a ser candidato presidente. Sou testemunha do quanto ele ajuda o Sport independente de cargos", declarou Dubeux.

Em seu discurso, Luciano Bivar não deu muitas voltas. Foi direto ao elogiar o presidente Gustavo Dubeux por saldar as dívidas e deixar R$ 9 milhões no caixa do Leão. Bivar declarou que predente iniciar as obras da Arena ainda neste ano e que promete montar uma equipe forte no futebol para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro.

Confira abaixo dois vídeos. O primeiro, trecho do discurso de posse. O segundo, uma rápida entrevista coletiva concedida à imprensa.

Santa Cruz inicia sua temporada de observações

Do Jornal do Commercio

O Santa Cruz iniciou a sua pré-temporada, ontem à tarde, na cidade de Sairé, que fica a 141 km do Recife. Antes da viagem, o grupo treinou pela manhã no Arruda e em seguida 23 atletas partiu para o Agreste pernambucano. A delegação fica hospedada em Bezerros. Na agenda apenas um jogo-treino diante do Porto, no próximo sábado, às 15h30, no Estádio Amaro Henrique de Freitas, em Sairé. A estreia na Copa do Nordeste está marcada para o dia 20, diante do CRB, no Arruda.

Dos 23 jogadores, três serão observados pelo técnico Marcelo Martelotte. O lateral-esquerdo Patrick, que é da base do clube, os meias Leozinho Paraíba, ex-Imperatriz-MA, e Everton Heleno, ex-Cotia-SP. O goleiro Cley e o meia Guilherme foram emprestados ao Ypiranga, de Santa Cruz do Capibaribe.

Dois jogadores não viajaram. O volante Tozo, com uma contusão no joelho direito, espera o resultado de uma ressonância magnética. E Leo, que ainda aguarda acertar a sua permanência no clube.

Completam a delegação os goleiros Tiago Cardoso e Fred, os laterais Nininho e Tiago Costa, os zagueiros César Lucena, Everton Sena, Vágner, William Alves e Renan Fonseca, os volantes Danilo Cirqueira, Sandro Manoel e Anderson Pedra, os meias Renatinho, Natan e Jefferson Maranhão, e os atacantes Netto, Flávio Caça-Rato, Danilo Santos e Anderson Salgueiro.

MARCOS PIMENTEL

A diretoria do Santa Cruz terá que se mexer para preencher a lacuna deixada pelo lateral-direito Marcos Pimentel. O jogador decidiu não permanecer para a temporada de 2013. Com Maizena se recuperando de uma cirurgia nos ligamentos do joelho direito, o técnico Marcelo Martelotte só tem o garoto Nininho para a posição. Os dirigentes corais também correm atrás de mais dois meias e dois atacantes.

Marcos Pimentel, que se apresentou na última quarta-feira, estava se queixando de dores no solado do pé direito e que estaria se refletindo no joelho. O atleta queria fazer o tratamento em Barueri (SP), mas a diretoria e o técnico não concordaram.

Em seguida, Pimentel argumentou que tinha proposta de outro clube. No entanto, não revelou e nome e solicitou o seu desligamento. O acordo para a liberação foi definido, ontem, pela manhã.