Webradiotop1FM

11 de janeiro de 2013

Corrida pela número 1


O Náutico apresentou ontem um novo preparador de goleiros. Foi uma maneira sutil de dar o recado: o futuro camisa 1 do clube precisa evoluir. Na última Série A, Felipe e Gideão se alternaram como titular. O primeiro, jogou 21 partidas. O segundo, 17. Em nenhum momento, um deles conseguiu se sobressair. Tanto que 2012 terminou sem um titular absoluto para a posição. A manutenção dos dois goleiros, porém, pode ser interpretada como um gesto de confiança por parte da diretoria e do técnico Alexandre Gallo nos atletas. Esperança que eles possam “dar mais” este ano. Está oficialmente em aberto a corrida pela camisa número 1 do Náutico.

A escolha de Gallo terá a forte influência de Eduardo Bahia. O experiente preparador de goleiros tem no currículo o poder para tanto. Com passagens por clubes como Bahia, Vitória, Santos, Ponte Preta, Atlético-PR, Santos e Atlético-MG, ele é mesmo famoso pelo fato de ser um grande revelador de talentos. Nomes como Dida, Fábio Costa, Nilson, Felipe (Flamengo) e Rafael (Santos) foram lançados por ele.

Bahia afirmou que vinha acompanhando o Náutico. Conhece tanto Gideão quanto Felipe. Porém é bem verdade que Felipe leva um pouco mais de vantagem por já ter trabalhado com o preparador – o que fez transparecer uma certa preferência. “São dois grandes profissionais. Felipe foi meu goleiro em 2009, onde fizemos uma recuperação muito boa naquele ano do atleta e ele foi considerado o terceiro melhor atleta do Brasileirão na posição. Gideão eu conheço bem do ano passado, quando estive no Sport”, disse o profissional, emendando: “Garanto uma coisa: o Náutico tem dois grandes goleiros, jovens, e de muito talento. O melhor vai jogar, será escalado. Sabemos da história de Gideão no Náutico e a de Felipe no futebol brasileiro.”

Gideão x Felipe
Com a chegada do novo preparador de goleiros, Gideão sabe que tem a chance de voltar à titularidade revigorado. Não escondeu a animação em retomar a posição que perdeu. “O início de ano com trabalho forte, programado, e a chegada novo treinador (de goleiros), com vasta experiência, motivam. É procurar tirar o que ele tem de bom para, quando aparecer a oportunidade, estar pronto. A briga recomeça. Não tem time formado, cada um brigando por seu espaço. Será uma briga saudável”, afirmou.

Mais contido, Felipe relembrou a parceria com Eduardo Bahia no Santos. “Tinha 20 anos e na oportunidade fizemos um excelente Brasileiro. Consegui ser o terceiro melhor da competição, quase 100% pela ajuda dele. Espero que esse ano não seja diferente. Sei que ele vai nos ajudar muito”, disse. O terceiro goleiro do clube é Jefferson, recém-promovido das divisões de base.

SAIBA MAIS
Gideão

Brasileiro 2012

17 jogos
20 gols sofridos
1,17é a média de gols sofridos por jogo
7 derrotas
5 vitórias
5 empates
40% de aproveitamento

O que pesa...

... a favor

Tem a preferência da torcida
Já demonstrou qualidade no acesso à Série pelo Timbu em 2011
Tem muita força de impulsão nas pernas
Frieza
Demonstra técnica e realiza defesas milagrosas

… contra

Falhas individuais repetidas na última Série A
Saída de jogo
Oscilação nas partidas

Felipe

Brasileiro de 2012

21 jogos
30gols sofridos
1.42 é a média de gols sofridos por jogo
9vitórias
2empates10derrotas
49% aproveitamento

O que pesa...

... a favor

Tem a preferência do treinador
Experiência em mais
competições de ponta e na Seleção Brasileira de base
Conquista de títulos nacionais
Saída de bola
Elasticidade


... contra

Falhas individuais repetidas
na última Série A
Oscilação nas partidas
Simpatia da torcida

Diretoria do Santa Cruz insiste em negar vindas de Luciano Sorriso e Paulo César

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
"Não tem nada com Sorriso. Sorriso, aqui, só quando o campeonato começar e a gente começar a vencer", declarou Constantino Júnior
A diretoria do Santa Cruz não admite oficialmente os acertos com nenhum dos nomes falados durante esta quinta-feira. O volante Luciano Sorriso e o atacante Paulo César, que chegaram a dar declarações revelando a transferência para o Tricolor, mas os dirigentes corais insistem em negar as contratações dos dois jogadores.

Sorriso acertou nesta quinta-feira sua saída do Bragantino e afirmou que seu destino seria o Santa Cruz. Paulo César vai no mesmo caminho. Ele está acertando sua saída do Braga, de Portugal, e disse que viria para o Tricolor. O empresário dele, Ytalo Pontes, também confirmou que conversa com a equipe coral.

Apesar disso, o diretor de futebol Constantino Júnior nega todos os nomes. "A gente só fala com o atleta aqui", afirmou o dirigente, negando os acertos com os dois nomes citados. "Não tem nada com Sorriso. Sorriso, aqui, só quando o campeonato começar e a gente começar a vencer. Com Paulo César também não há nada. Todo dia colocam dez jogadores no Santa e não vejo nenhum chegar", retrucou.

Constantino só admite que o tão falado meia continua próximo de ser anunciado, mas isso só deve acontecer nesta sexta-feira. "Hoje (quinta-feira) é difícil. Acho que só amanhã (sexta-feira)", revelou o dirigente.

"Veterano" Renatinho não foge da responsabilidade no Santa Cruz

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
"Olho para esse grupo e ele me parece muito com o de 2011", comentou Renatinho
Renatinho é um dos remanescentes da última temporada no atual grupo do Santa Cruz. É prata da casa, entende a torcida e como as coisas funcionam no clube. Aos 21 anos, já tem "experiência" suficiente para saber da responsabilidade que ele e os companheiros, novos e antigos, terão em 2013. O Tricolor vem de um bicampeonato estadual e entra para a disputa de uma nova competição, a Copa do Nordeste.

A cobrança vem pesada e Renatinho garante que vai fugir dela. "Eu estava conversando com um diretor e disse a ele que sei que eu, o Tiago Cardos, Léo, Flávio, vamos ser mais cobrados pela torcida. A gente vai ter que 'mostrar' e chamar o grupo para quer mais. É um ano de muita responsabilidade", afirmou o jogador.

O ano está só começando, mas Renatinho diz que vê semelhanças com 2011, ano do primeiro título estadual. Para ele, esse é um bom pressentimento. "Olho para esse grupo e ele me parece muito com o de 2011. Um elenco que quer mostrar, que vai atrás, unido. Estou com um pressentimento bom esse ano", revelou.

Acostumado a viver uma troca constante de posição, Renatinho deixa nas mãos do técnico Marcelo Martelotte seu futuro. Por enquanto, ele vem sendo utilizado na meia, mas garantiu que não tem problemas em atuar na lateral esquerda, como está acostumado. "Onde o professor precisar de mim eu vou jogar. Não vou escolher posição", garantiu.

Diretor "se cala" sobre Marquinhos Catarina e diz que contratações estão encerradas

De acordo com o diretor de futebol Guilherme Beltrão, as contratações na Ilha
do Retiro estão encerradas. Pelo menos, momentaneamente. O mercado
inflacionado é apontado como um dos principais motivos para a paralisação. No
entanto, parece certo que o meia Marquinhos Catarina está bem próximo do
clube. Isso porque o cartola se negou a comentar a situação do atleta.

"Prefiro não me pronunciar (sobre Marquinhos)." Essa foi a resposta de
Guilherme Beltrão para a situação do atleta, que tem maiores chances de ser
liberado pelo Grêmio no final deste mês. Isso porque a equipe gaúcha está
perto de decisão a partipação na fase de grupos da Copa Libertadores com a LDU
de Quito. "O grupo, por enquanto, está fechado. O mercado está em ebulição.
Vamos dar uma parada para ver o que vai acontecer", disse Beltrão.

Até o momento, o Sport fez sete contratações para temporada 2013. O foco foi o
sistema defensivo. Além dos zagueiros Gabriel, Mateus e Maurício, o clube
ainda contratou os volantes Fábio Bahia e Rodriguinho. Os outros reforços
foram os atacantes Marcos Aurélio e Roger.

Diretoria diz que renovações de Cicinho e Hugo serão propostas na hora correta

Roberto ramos / DP/D.A Press Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
De acordo com diretoria, renovações de Cicinho e Hugo serão propostas no momento certo
As permanências de Cicinho e Hugo no elenco do Sport são apontadas pela torcida como as principais "contratações" do Sport para a temporada 2013. Os jogadores foram destaques do time apesar do rebaixamento e podem ser o pontode desequílibrio nas competições que o Leão da Ilha tem pela frente. Mas um grande ponto de interrogação cerca o segundo semestre dos dois atletas. Com contrato com o Sport até o final de maio, eles ainda não contam com uma proposta oficial para seguir no clube.

Por conta disso, existe uma grande pressão das arquibancadas para a diretoria apressar as conversas. Muitos, inclusive, não conseguem entender por que os jogadores ainda não foram procurados. De acordo com o diretor de futebol Guilherme Beltrão, o assunto será tratado no momento oportuno.

"Nós entendemos a ansiedade da torcida. Isso não quer dizer que a gente vai
conversar com eles hoje. Eles já sabem que queremos contar com eles até o
final do ano", disse. "Vamos esperar o momento certo. Esse requer uma maior maturação. Cicinho já manifestou o interesse pela imprensa de ficar. Hugo também não vai ser problema. São dois jogadores de excelente caráter", acrescentou o cartola.