Webradiotop1FM

12 de janeiro de 2013

Temporada 2013 poderá ser a da firmação do zagueiro Alemão no Náutico

Destaque do Salgueiro, o zagueiro Alemão chegou em meio à última Série A para defender o Timbu. Estreou contra o Internacional sem sequer ter treinado com o restante do time. Foi muito bem: afinal, a defesa alvirrubra não sofreu gols naquele jogo finalizado em 0 a 0, no Beira-Rio, no Rio Grande do Sul. No restante dos jogos, foi regular. Porém, sabe que pode evoluir ainda mais. Esta temporada 2013 poderá ser, então, a da firmação para o atleta.

Cauteloso, porém, Alemão prefere dar brechas para futuras cobranças: "Aqui ainda não tem ninguém nem titular ainda. É cada um procurando o seu e quem o professor optar irá entrar bem para desenvolver um bom ajudar o Náutico", disse o zagueiro, completando: "Foi importante demais ter mantido a base, chegaram novos companheiros, e tenho certeza que faremos um bom ano."

Sobre o retorno às atividades com bola na próxima segunda-feira, Alemão comemorou. "Essa pré-temporada irá ajudar bastante e o trabalho físico é necessário. Mas a verdade é que o jogador quer jogar, ficamos ansiosos por trabalhar só a parte física. Será bom o contato com a bola", pontuou Alemão.

Volante Luciano Sorriso é o mais novo reforço da equipe coral

Divulgação
Mais um reforço é oficializado pela diretoria coral. volante Luciano Sorriso, ex-Bragantino/SP tem chegada prevista para a noite deste domingo e já deve viajar para Sairé/PE na próxima segunda-feira para integrar a equipe tricolor, onde será apresentado.

O jogador que já tinha acertado o desligamento com o Bragantino na última quinta-feira, assina com o Santa Cruz até o final de 2013. Luciano Sorriso tem 29 anos e começou a carreira no Guaratinguetá. Teve passagem por várias equipes como Figueirense, Ipatinga e Mirassol. Disputou a última série B vestindo a camisa do Braga.

Santa Cruz no primeiro teste do ano


Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Everton Sena deverá ser improvisado na lateral direita
Após seis dias de pré-temporada em Sairé, o técnico Marcelo Martelotte terá a oportunidade de ver o time do Santa Cruz em ação hoje pela primeira vez. O jogo treino contra o Porto, às 15h30, no estádio municipal, será a chance de o treinador avaliar, na prática, o resultado do que foi feito durante a semana. É primeira impressão da equipe numa situação de jogo.

Os treinos da semana em Sairé foram focados nos trabalhos com bola. Além das movimentações táticas, três coletivos para começar a dar um sentido de grupo ao time. Martelotte começa a impôr o seu estilo, que difere um pouco do seu antecessor, Zé Teodoro. A marcação, por exemplo. O novo técnico coral prefere que ela seja feita por zona de campo. O anterior pregava que os jogadores acompanhassem individualmente os adversários.

Martelotte chegou a testar o time no esquema 3-5-2, mas no jogo-treino de hoje deve utilizar o 4-4-2, formação usada na maioria dos coletivos. A principal dificuldade é com a lateral direita. Por enquanto, ele só tem à disposição o garoto Nininho para a posição. Marquinho, recém-contratado, chegou na quinta-feira a Sairé e levará um tempo até poder jogar. Com isso, a improvisação vem sendo a saída. Éverton Sena é a solução de momento para o setor.

No meio, os volantes parecem estar definidos. Sandro Manoel e Anderson Pedra. A meia ainda gera dúvidas. Renatinho ganhou espaço durante a semana e terminou com a vaga de titular ao lado de Jefferson Maranhão. Natan também briga por um lugar.

Plano B alvirrubro


Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O planejamento do técnico Alexandre Gallo poderá contar com um imprevisto: a boa campanha da equipe de juniores do Náutico na Copa São Paulo da categoria. O treinador alvirrubro tem definido que o elenco profissional ficará focado na pré-temporada, inclusive nas três primeiras rodadas do Campeonato Pernambucano, quando os atletas das divisões de base entrariam em ação. Só que há um porém nessa história. E se o Timbu chegar até as semifinais da Copinha, quem jogará as rodadas iniciais do Estadual?

Para isso, Gallo garante já ter um “plano B” definido e devidamente traçado com o técnico dos juniores, Sérgio China. “Nesse caso, usaremos jogadores da base que ficaram aqui, treinando em separado. Um total de 11, que não foram inscritos na Copa São Paulo, ficaram no Recife treinando aqui. Eles seriam o nosso ‘plano b’ nessa situação”, disse o treinador alvirrubro, emendando com uma brincadeira seguida de um sorriso amarelo: “Sem torcer contra, mas espero que eles possam regressar em tempo.”


Só um tropeço até antes do dia 23 de janeiro (quando o Timbu estreia no Estadual contra o Chã Grande, fora de casa) evitaria que o Náutico jogasse com os reservas dos juniores na primeira rodada do Estadual. Neste mesmo dia 23 estarão sendo realizadas as semifinais da Copa São Paulo. Realidade distante do “Timbuzinho”, é verdade. Afinal, garotos alvirrubros ainda jogam a primeira fase. Jogarão por um empate, na manhã de hoje, contra a Portuguesa, para se classificarem a segunda fase da competição. O time está invicto com uma vitória (3 a 1 sobre o Penapolense) e um empate com o Juventude, em 1 a 1.

Bola
O técnico Alexandre Gallo anunciou ontem que os trabalhos exclusivamente físicos estão com os dias contados. A partir da próxima segunda-feira, o elenco alvirrubro passará a mesclar os trabalhos com atividades com bola, para alegria dos jogadores. O treinador do Timbu afirmou que todo o planejamento está ocorrendo como esperado e os atletas estão entendendo bem a sua sistemática. “Os atletas estão acostumados a fazer a pré-temporada curta, de no máximo 15 dias. Essa vai ser uma temporada um pouco diferente. Queremos ter uma base sólida na preparação física. Só que, a partir de segunda-feira, todos os dias já vamos ter trabalho com bola”, detalhou.

Marcos Aurélio: "Já era para eu ter vindo"


Brenno Costa/DP/D.A Press
Vestindo a camisa 10 do Sport, Marcos Aurélio entrou na sala de imprensa acompanhado pelo diretor de futebol Guilherme Beltrão. Posou para fotos e, nas primeiras palavras, explicou por que escolheu a Ilha do Retiro como casa, mesmo com propostas oficiais de clubes da Série A. A insistência do clube em contar com a sua velocidade desde o ano passado pesou na hora do acerto.

“O carinho que o Sport teve por mim desde o ano passado, querendo me trazer. Foi isso que fez com que eu optasse pelo Sport, independentemente de não estar na Série A. Na metade do ano passado, já era para eu ter vindo para cá. O Sport também tem uma boa estrutura para os atletas. Eu venho para ajudar e o nosso grande objetivo é voltar para a primeira divisão”, disse o jogador, seguro de ter feito a melhor escolha.

Marcos Aurélio também comentou a sua recente e apagada passagem pelo Internacional. Com um elenco recheado de estrelas no setor ofensivo, como Leandro Damião e Forlán, o jogador ficou relegado à reserva. “O grande fator (por não ter se destacado) foi a falta de oportunidade. Não tive tantas chances como em outros clubes em que passei”, disse. “Eu prefiro não falar do passado”, acrescentou.

Marcos Aurélio saiu da entrevista direto para Maceió, onde se junta com o restante do elenco que realiza a pré-temporada. Na capital alagoana, encontra-se com o treinador Vadão com quem trabalhou no Atlético Paranaense, em 2006. “Conheço bem o Vadão. Sei o que ele vai cobrar de mim”, afirmou.