Webradiotop1FM

15 de janeiro de 2013

Campeão brasileiro de 2001 quer reaparecer para o futebol no Central

No mundo da bola é comum ver um jogador que já foi bastante celebrado terminar esquecido em um clube pequeno do interior. Normalmente mágoas são expostas e uma reflexão sobre o passado é feita a duras penas. O ex-lateral-esquerdo e agora meia Fabiano sai desse clichê e veste a camisa do Central com o orgulho e a empolgação dos tempos em foi campeão brasileiro pelo Atlético-PR, em 2001. Um entre os 18 contratados da Patativa para o Pernambucano, Fabiano não se considera um esquecido e vê com naturalidade a sua passagem por Caruaru.
- Admito que não é o mesmo nível do futebol italiano ou da Série A do Brasileiro, mas não se trata de decadência. Tudo na vida tem começo, meio e fim e estou caminhando para a terceira fase da minha carreira, é natural - defendeu Fabiano, atualmente com 33 anos.
fabiano central (Foto: Lula Moraes / GloboEsporte.com)Fabiano exibe com orgulho a camisa que vai vestir no Pernambucano (Foto: Lula Moraes / GloboEsporte.com)
Fabiano começou a carreira em 1999, no Atlético-PR. Na Arena da Baixada, foi tricampeão paranaense e conquistou o título mais importante da história do Furacão e do seu currículo, o Brasileiro de 2001. Como o técnico Geninho armou o time no 3-5-2, os alas Fabiano e Alessandro eram destaques recorrentes nesse período.
- Era um timaço com Kleberson, Kléber Pereira, Alex Mineiro, Nem, Alessandro e Adriano Gabiru. Eu atuava ofensivamente pela esquerda. Foi o melhor momento da minha carreira.
O Atlético-PR fez Fabiano chamar atenção no futebol. Celebrado pelos torcedores do Furacão, depois do título sobre o São Caetano, ele entrou para a história rubro-negra.
- Em 2011, aniversário de dez anos do título, organizaram um jogo comemorativo com os atletas que conquistaram o Brasileiro. Fiquei impressionado com o carinho dos torcedores, que pediam para tirar foto e me reconheciam na rua. Devo 70% do que conquistei no futebol ao Atlético-PR.
Acredito que ainda tenho umas temporadas para jogar e espero me dar muito bem nesse Pernambucano pelo Central"
Fabiano
Depois da histórica conquista, o time começou a ser desmanchado. Kleberson foi para o Manchester United (Inglaterra), Alex Mineiro e Kleber Pereira seguiram para o Tigres (México) e Adriano Gabiru para o Olympique de Marselha (França). Fabiano seguiu o mesmo caminho em 2003, indo para o São Paulo como uma grande contratação, mas saiu do Atlético-PR deixando uma má impressão com a péssima campanha do clube na Libertadores.
- Aquilo foi uma porcaria. Entramos na Libertadores de 2002 achando que poderiamos ganhar com facilidade e perdemos o foco. Nosso time era muito bom, não era elenco para ficar em último do grupo. Vacilamos feio - afirmou Fabiano, lembrando da pífia campanha no qual o Furacão foi o lanterna do grupo 4, com cinco pontos conquistados, sendo desclassificado por América de Cali (Colômbia), Olmedo (Equador) e Bolivar (Bolívia).
Terminado o vínculo com o Atlético-PR, Fabiano não teve mais o sucesso dos tempos da Baixada. Passou por São Paulo, Palmeiras, Fenerbahçe (Turquia), Celta (Espanha), Perugia (Itália), Vicenza (Itália) e Genoa (Itália), sem o mesmo destaque.
- Inicialmente fui bem no São Paulo, mas machuquei o tornozelo e perdi espaço no time. Joguei com Alex e fui campeão turco pelo Fenerbahçe, além de ter me destacado no Genoa, jogando com o italiano Borrielo durante três temporadas na Itália, chamando a atenção de clubes como Bayer Leverkusen (Alemanha), Udinese (Itália) e Mônaco (França). Não tenho do que reclamar.
Sem mágoas e sem se culpar pelo seu desaparecimento da mídia esportiva, Fabiano esteve encostado no Guarani e no Criciúma antes de chegar ao Central. Deixou a Europa em 2009 para defender o Bugre em 2010. Em seguida foi para o Criciúma para ser dispensado. Sintomas da terceira fase da carreira, como definiu o jogador.
- Acredito que ainda tenho umas temporadas para jogar e espero me dar muito bem nesse Pernambucano pelo Central. Estou gostando de Caruaru e do clube. Já conhecia a Patativa. Ouvia o atacante Ricardo Xavier, que jogou no Náutico, falar bastante de um time difícil e organizado que ele enfrentava. Quando surgiu o convite, aceitei na hora. Agora é deixar as coisas acontecerem - finalizou o jogador, que é referência do elenco centralino como lateral campeão brasileiro

Presidente do São Caetano coloca acerto nas mãos de Rivaldo



rivaldo (Foto: Reprodução / Globo Nordeste) 
Rivaldo tem proposta do Azulão em mãos
(Foto: Reprodução / Globo Nordeste)
Depois de confirmar o interesse em contar com Rivaldo, o presidente do São Caetano, Nairo Ferreira de Souza, colocou o acerto nas mãos jogador. O dirigente declarou que não comentará mais o assunto até que o meia tome sua decisão.
- A proposta está nas mãos do Rivaldo. A situação segue indefinida, e não vamos mais falar sobre o assunto até ele se posicionar - disse Nairo.
Aos 40 anos, o pentacampeão mundial está sem clube. Ele, que também é presidente do Mogi Mirim, atuou no time angolano Kabuscorp no ano passado e procura uma nova casa para se manter na ativa. Caso Rivaldo aceite a oferta do Azulão, o jogador deve anunciar seu afastamento da diretoria do Sapão.
Até o momento, o Azulão já anunciou a contratação de cinco reforços para a disputa do Campeonato Paulista: o lateral-esquerdo Fernandinho, os volantes Pirão, Zé Vitor e Leandro Carvalho, além do atacante Jobson.

Confira a tabela completa da segunda fase da Copa São Paulo:

15/01 (terça-feira)
16h - Paraná x Audax-SP (São Paulo)
16h - América-MG x Ferroviária-SP (Guarulhos)
16h - Osasco-SP x São Caetano (Osasco)
16h - Santos 5 x1 Náutico (Jaguariúna) - (transmissão Sportv)
16h - Atibaia-SP x Sertãozinho-SP (Atibaia)
16h - Velo Clube-SP x Internacional (Rio Claro)
18h30 - Cruzeiro x Fluminense (São José dos Campos) (transmissão Sportv)
21h - Palmeiras x Desportivo Brasil-SP (Barueri)
16/01 (quarta-feira)
16h - Botafogo x Fortaleza (Taubaté)
16h - São Paulo x Santa Cruz (São Carlos) -  (transmissão Sportv)
16h - Atlético-PR x Mogi Mirim-SP (Franca)
16h - América-SP x Juventude (São José do Rio Preto)
16h - Figueirense x Atlético-MG (Novo Horizonte)
16h - Grêmio x Coritiba (Marília)
18h30 - Corinthians x Bahia (Araras) -  (transmissão Sportv)
21h - Vasco x Goiás (Ribeirão Preto)

Enfim, elenco coral está de volta para casa


Alexandre Barbosa/DP/D.A Press
SAIRÉ - Após nove dias, o Santa Cruz terminou, hoje, a pré-temporada na cidade de Sairé, Agreste do estado. Após um treino pela manhã, o grupo segue de volta para o Recife. A partir de amanhã, já trabalha em casa. Por sinal, o time vai realizar um jogo treino contra o Chã Grande, às 15h30. A avaliação da comissão técnica, em relação ao período de treinamento intensivo, foi positiva. Nesse tempo, os tricolores aprimoraram o aspecto físico e deram os primeiros passos em busca do entrosamento.

Foi em Sairé que o técnico Marcelo Martelotte começou a definir o time titular que deverá fazer a estreia na Copa do Nordeste, no próximo domingo, contra o CRB, no Arruda. A base será a equipe que atuou no jogo treino do último sábado, diante do Porto. Na ocasião, o Tricolor venceu por 2 a 0. A escalação deve ser repetida amanhã, frente ao Chã Grande. O esquema 3-5-2 parece ter agradado, já que vem sendo utilizado nos coletivos.

Ontem à tarde, Martelotte comandou novo treino tático, separando titulares e reservas. Ele teve dois desfalques: o zagueiro Vágner, poupado por conta de dores musculares, e o volante Anderson Pedra, que sentiu dores na perna esquerda. A saída deste último abriu espaço para uma novidade. Luciano Sorriso, mais novo contratado coral e que chegou ontem a Sairé, já foi para o trabalho com bola e entre os titulares. Ele atuou na ala direita.

Pelos treinamentos realizados em Sairé, a base da equipe na estreia da Copa do Nordeste deve ser formada por: Tiago Cardoso; Everton Sena, César e Vágner; Anderson Pedra, Sandro Manoel, Renatinho, Natan e Tiago Costa; Philco e Flávio Caça-Rato. Uma das características que Martelotte exige do time é a velocidade na saída de bola. E isso pôde ser visto nas dinâmicas dos treinos comandados por ele durante a pré-temporada. A maioria dos táticos permitia dois passes no máximo.

Para os jogadores que permaneceram no clube e estavam acostumados com o estilo de Zé Teodoro, a mudança de filosofia foi brusca. Além da exigência do jogo rápido, Martelotte tem outro tipo de marcação, por zona. “É um outro modo de trabalhar, uma filosofia diferente, mas nós que temos que nos adaptar”, afirmou o zagueiro Vágner.

Náutico anuncia acerto com Giovanni Augusto, emprestado pelo Atlético

O armador Giovanni Augusto vai defender o Náutico nesta temporada. O clube pernambucano anunciou o acerto com o jogador. Ele foi emprestado pelo Atlético ao Timbu até o fim do ano.

Giovanni Augusto, de 23 anos, já teve uma passagem pelo Náutico. Em 2010 também foi cedido ao clube, mas acabou dispensado. O meia jogou também pelo Grêmio Barueri e pelo Criciúma.

Confira o balanço dos jogadores que estavam emprestados no ano passado

Procuram novo clube (em parênteses, o clube que defendeu em 2012)

Toró - volante (Figueirense) - contrato até 31/12/2013
Wendel – meia (Paraná) - contrato até 28/02/2015
Jackson – meia (Fortaleza) - contrato até 30/06/2013
Mancini – meia-atacante (Bahia) - contrato até 31/12/2013
Jonatas Obina – atacante (Boa Esporte) - contrato até 15/05/2013

Quem já tem clube em 2013

Giovanni Augusto – meia, fechou contrato com o Náutico – contrato com o Atlético até 15/05/2015
Rafael Cruz – lateral-direito, acertou com o Steaua Bucareste - contrato com o Galo até 31/12/2013
Patric – lateral-direito, acertou com o Coritiba - contrato com o Atlético até 20/12/2014
Guilherme Santos – lateral-esquerdo, acertou com o Santos - contrato com o Galo até 10/03/2015
Alê – volante, acertou com o Avaí - contrato com o Atlético até 14/09/2014
Renan Oliveira – armador, renovou o empréstimo com o Goiás - contrato com o Galo até 31/12/2015
Jheimy – atacante, acertou com o Oeste - contrato com o Atlético até 15/05/2013

Voltaram e fazem pré-temporada com o grupo principal

Lee – goleiro, estava no Boa Esporte - contrato até 31/12/2015
Eron – lateral-esquerdo, estava no Atlético-GO - contrato até 31/12/2014
Nikão – meia, estava na Ponte Preta - contrato até 05/05/2014