Webradiotop1FM

6 de fevereiro de 2013

Betão recorda título de 87 e passagem pela Seleção enquanto defendia o Sport

Arquivo/DP/D.A Press
Lateral Betão era eficaz no apoio
Nada deixa Roberto Taylor dos Santos mais satisfeito do que o reconhecimento que recebe, até hoje, da torcida do Sport. A maioria dos rubro-negros, provavelmente, nunca sequer leu ou ouviu esse nome, é fato. Mas quando menciona-se "Betão", apelido que carrega desde jovem, logo os torcedores se remetem às lembranças de 1987. A adoração é unânime. À época um lateral-direito arredio, tinha como atributo cruzamentos precisos. Dava assistências como poucos. Os homens mais da frente, como Ribamar, Zico e Robertinho, podiam se gabar por ter um "garçom" tão eficaz para municiá-los. Também batia falta, pênaltis. Fazia gols. Em 2012, nas comemorações de 107 anos do clube da Praça da Bandeira, o ex-atleta foi eleito entre os melhores jogadores de todos os tempos do Leão*.

Títulos e reconhecimento
Betão fez história no Sport. Estará para sempre cravado nos lauréis rubro-negros pela conquista do primeiro título nacional. Não apenas por ter ganho o Brasileiro, mas por ter sido um dos principais jogadores daquela equipe. Os feitos de Betão na Ilha do Retiro, porém, não pararam por aí. Conquistou ainda títulos pernambucanos, como os de 1982 e 1988. Se as saudades dos torcedores rubro-negros são grandes, a dele é maior ainda. "Foram tempos vitoriosos. Sem dúvidas, a melhor fase da minha carreira como atleta. Devo muito ao Sport e até hoje recebo esse reconhecimento. Entrei na seleção da história do clube como o melhor lateral-direito e isso me deixou imensamente emocionado", declara.

Seleção Brasileira
Foram poucos os jogadores que, atuando em Pernambuco, conseguiram ser convocados para defender a Seleção Brasileira. Uma dezena apenas. O alvirrubro Nado, os tricolores Givanildo Oliveira, Nunes e Carlos Alberto Barbosa, além dos rubro-negros Roberto Coração de Leão, Adriano, Jackson, Leomar, Chiquinho, Bosco e, ele, Betão. Em 1983, logo após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Espanha, disputada no ano anterior, o lateral acabou sendo chamado para uma excurssão do time nacional pela Europa. Carlos Alberto Parreira, atual coordenador técnico do Brasil, era o treinador. Foram quatro jogos - contra Portugal, País de Gales, Suécia e Suíça. O atleta leonino, no entanto, só atuou nos dois primeiros. Para ele, a experiência foi válida. "Já havia me destacando no Sport quando fui chamado para a Seleção Brasileira de Novos. Me destaquei novamente, e o Parreira resolveu me chamar para a equipe principal. Fizeram muita festa para mim na Ilha", recorda Betão.

Arquivo/DP/D.A Press
Talento mostrado por Betão despertou o interesse do técnico Carlos Alberto Parreira


Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Betão foi homenageado pelo Sport, em 2007, pela conquista do título nacional - vinte anos antes
A carreira longe do Sport
Foram incontestáveis as passagens de Betão no Sport. Gaúcho de Pelotas, o lateral foi revelado no clube homônimo de sua cidade natal. Além do Leão, defendeu também o América do Rio de Janeiro, Internacional, Portuguesa, Guarani e Santos. Em nenhum deles, conseguiu o mesmo destaque que obteve na Rubro-negro do Recife."Fui para a Portuguesa e Guarani, mas não rendi a mesma coisa. No Santos, passei rapidamente. A minha casa mesmo era a Ilha", relata.

Atualmente
Hoje, aos 50 anos, 17 depois da sua aposentadoria, Betão vive em São Paulo, capital. Coordena o clube esportivo da Polica Militar e dá aulas de futebol para garotos em uma escolinha que mantém em Taubaté. Os vínculos com o Sport e com o Recife, contudo, não se findaram. O ex-jogador é casado Kátia, natural de Pernambuco. Faz questão de visitar a cidade da sua mulher, que o acolheu nos seus tempos de atleta. "Ainda tenho muitos amigos aí no Recife, inclusive jogadores daquele time de 87, como o (volante) Rogério", pontua.

* Magrão; Betão, Aílton, Durval e Dedé; Leomar, Dinho, Ribamar e Betancour; Traçaia e Ademir. Técnico: Nelsinho Batista.  

Felipão reestreia com estrelas apagadas e derrota por 2 a 1 para a Inglaterra


AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
Ronaldinho tenta no rebote, após perder pênalti. Joe Hart salvou nas duas oportunidades

A reestreia de Luiz Felipe Scolari no comando técnico da Seleção Brasileira não foi como a torcida esperava. O treinador assistiu a uma exibição apagada de Neymar e Ronaldinho Gaúcho e acabou derrotado por 2 a 1 pela Inglaterra, no estádio de Wembley, em Londres. Os gols do English Team foram marcados por Rooney e Lampard, enquanto o atacante Fred, do Fluminense, anotou o único

INGLATERRA 2 X 1 BRASIL

Local: Estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Assistentes: Bertino Miranda e Tiago Trigo (ambos de POR)

GOLS:
INGLATERRA: Rooney, aos 26 minutos do primeiro tempo, e Lampard, aos 14 do segundo tempo
BRASIL: Fred, aos três minutos do segundo tempo

INGLATERRA: Hart; Johnson, Cahill, Smalling e Ashley Cole (Baines); Gerrard, Wilshere, Walcott (Lennon) e Cleverley (Lampard); Rooney e Welbeck (Milner)
Técnico: Roy Hodgson

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz (Miranda), Dante e Adriano (Filipe Luis); Ramires (Arouca), Paulinho (Jean), Oscar e Ronaldinho Gaúcho (Lucas); Neymar e Luis Fabiano (Fred)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Santa Cruz vence o CRB por 3 a 2 e acaba com a melhor campanha da Copa do NE

A melhor campanha da primeira fase da Copa do Nordeste é do Santa Cruz. Não foi com folga. Foi sempre na dificuldade, sob críticas. Mas os números são incontestáveis. A vitória por 3 a 2 sobre o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió, nesta quarta-feira, selou a primeira colocação no grupo D, com 15 pontos e um aproveitamento incrível de 83%. A possibilidade de um clássico nas quartas de final está afastada. O adversário coral será o Fortaleza.

Ficha do jogo

CRB
Thiago; Paulo Sérgio, Ednei, Rodrigão e Edu Silva (Felipe); Diego Aragão, Audálio, Marco Antônio (Paulo Victor) e Jairo; Schwenck e Carlão (Liliu). Técnico: Heriberto da Cunha

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Marquinho, Vágner, William e Tiago Costa; Anderson Pedra, Sandro Manoel, Renatinho e Natan (Léo); Danilo Santos (Philco) e Flávio Caça-Rato (Jefferson Maranhão). Técnico: Marcelo Martelotte

Estádio: Rei Pelé (Maceió-AL). Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN). Assistentes:Ubiratan Bruno Viana e Valdomir Antônio Araújo Júnior (ambos do RN). Gols: Danilo Santos, Carlão, Jairo, Flávio Caça-Rato e Marquinho. Cartões amarelos: Vágner, Ednei, Diego Aragão, Philco. Público: Renda: R$ não divulgados

Mancini se diz "satisfeito" por estreia com vitória e exalta o Serra Talhada

Estreante da noite, o técnico Vágner Mancini aprovou o primeiro contato com o torcedor alvirrubro. Feliz pela vitória e pela liderança do Estadual, o treinador se disse "satisfeito" com o que o time demonstrou em campo. Em relação ao primeiro contato com a torcida, que estava sendo bem aguardado devido a reprovação que sua contratação teve, o treinador afirmou que só ouviu palavras de incentivo.

"Estrear vencendo é o melhor que poderia acontecer. Sabíamos que iríamos enfrentar uma equipe forte, que deu muito trabalho, é bem montada. Por isso, estou satisfeito em termos de volume e equilíbrio e fico feliz por ter saído de campo vitoriosos", disse o treinador alvirrubro, completando sobre o time sertanejo: "Enfrentamos uma equipe muito difícil, não era a toa que eles vinham na liderança da competição."

Em relação ao tão aguardado primeiro contato com a torcida, Mancini se saiu bem e acabou agraciado com aplausos pela vitória. "No primeiro contato, escutei somente apoio, então estou mais muito satisfeito pela equipe ter estreado bem, por ter vencido. Lógico que temos que entender o torcedor sempre, mas a impressão que saio daqui é que jogaram junto com a equipe e isso satisfaz a todos", concluiu Mancini.

Na estreia de Mancini, Náutico joga mal, mas vence o Serra Talhada por 2 a 1

Paulo Paiva/DP/D. A. Press
A estreia do técnico Vágner Mancini à frente do Náutico poderia ter sido melhor. A vitória alvirrubra sobre o Serra Talhada nem de longe fez lembrar o time que é sempre avassalador sob seus domínios. Mas nem por isso deixou de cumprir seu dever. Fez o suficiente para fazer às boas-vindas ao treinador ser brindada com aplausos pela torcida alvirrubra com o magro 2 a 1 sobre o time sertanejo. Aplausos para o time e o novo treinador repletos de desconfiança. Afinal, mesmo assumindo a liderança do Estadual, o Timbu deixou o torcedor temeroso em ver o barco desandar após a saída de Alexandre Gallo.
Ambos os gols do Náutico foram marcados pelo atacante Elton, que teve uma boa participação no jogo - mesmo com o meio de campo alvirrubro apagado em campo. A dupla Marcos Vinícius e Renato, que deu certo nos juniores, esta noite passou praticamente despercebida. O Timbu acabou salvo pela inspiração de Rogério, melhor jogador em campo, que armou as principais jogadas do time e deu o tom da inspiração da equipe quando a bola parava em seus pés. O próximo adversário alvirrubro será o Petrolina, na quarta-feira de cinzas, no Sertão.

O jogo

O Náutico fez um primeiro tempo que em nada lembrou o time que começa sempre a "mil por hora" diante da sua torcida. Esbarrando no sistema defensivo do Serra Talhada, o Timbu praticamente não incomodou o goleiro adversário nos 45 minutos iniciais. Marcou o gol de pênalti, graças a uma jogada individual e isolada de Rogério. O time sertanejo, por sua vez, era eficiente na defesa, porém contido no ataque. Nem por isso, deixou de arriscar.

Paulo Paiva/DP/D. A. Press
Mancini foi recebido com frieza pela torcida
Tanto que teve a primeira chance do jogo aos 3 minutos. Otacílio aproveitou o bola de Júnior Negão e de cara com Felipe chutou em cima do goleiro. O Náutico respondeu aos 15, com Elton. A bola passou raspando a trave. Dois minutos depois, o lance do gol Rogério fez boa jogada e foi derrubado na área. Elton cobrou bem a penalidade e fez: 1 a 0. Depois do gol, o jogo ficou ainda mais truncado. Quando parecia que o Náutico iria para o intervalo vencendo, eis que aos 41, depois de bate-rebate na grande área, a bola sobrou para Alex Costa mandar uma bomba e fazer bonito gol para o Lampião.

Assim como aconteceu contra o Pesqueira, há duas rodadas, o Timbu fez um gol relâmpago na volta para o segundo tempo. Após boa jogada de Marcos Vinícius, Elton aproveitou a falha do zagueiro e fez o segundo dele no jogo. Empurrado pela torcida, o time pareceu que ia crescer de produção. Renato perdeu um gol incrível. Marcos Vinícius depois desperdiçou a sua chance. Mesmo com um a mais durante boa parte da etapa, em nenhum momento o Náutico conseguiu pressionar o Serra. Parecia conformado com a vitória simples e a garantia da liderança.

Náutico 2

Felipe; Auremir, Luis Eduardo, Alison e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez e Marcos Vinícius (Da; Rogério, Renato (Reis) e Élton (Marcos Paulo).
Técnico: Vágner Mancini.

Serra Talhada 1

Carlos; Ranieri, Alex Costa e Negretti; Parral, Enercino, Junior Negrão, Alysson (Da Silva), Kássio (Cristiano); Otacílio (Jandyr) e Bebeto.
Técnico: Bagé.

Local: Aflitos, no Recife. Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Auxiliares: Charles Rosas e Bruno Vieira. Gols: Elton (2) (N); Alex Costa (ST). Cartões amarelos: Luis Eduardo, Renato, Marcos Vinícius, Reis (N); Alex Costa, Negretti, Enercino (ST). Cartão vermelho: Alex Costa (ST). Público: 7.917. Renda: R$ 63.165,00.

Destaque do jogo, experiente lateral Cicinho elogia evolução do Sport

Cicinho foi o grande destaque da vitória do Sport sobre o Sousa, por 6 a 1, na noite desta quarta-feira na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste. Com quatro assistências na partida e tendo seu nome ecoado pelas arquibancadas leoninas após o final do jogo, o jogador fez questão de dividir os méritos com o grupo.
"Queremos continuar jogando da mesma maneira. E é bom ver que temos melhorado a cada partida. Não temos oscilado, feito partidas boas e ruins logo depois. Temos jogado com os resultados e com certeza o Sport chegará muito forte na reta final", ressaltou o jogador.
Em virtude da grande capacidade no setor ofensivo, Cicinho deixou claro que não pretende se transformar um jogador de meio-campo. "Não tenho facilidade em jogar no meio. Como o Moacir, por exemplo. Não sei jogar de costas para os marcadores, tenho facilidade em perder a bola. Claro que em uma emergência eu ajudarei, mas isso é preciso treinamento", lembrou.

Sport goleia Sousa por 6 a 1 e enfrenta Campinense nas quartas de final

O árbitro  Francisco Carlos do Nascimento apontou para o meio-campo e apitou o final da partida. De imediato, a torcida do Sport começou o coro: “Cicinho! Cicinho!!”. Manifestação de apoio para quem decidiu a partida sem fazer gols. Autor de quatro assistências, o lateral foi peça fundamental na goleada de 6 a 1 sobre o Sousa.  Com o triunfo esmagador, o time de Vadão terminou a primeira fase como líder do grupo B e 12 pontos somados. Nas quartas de final, o Rubro-negro enfrenta o Campinense.

Apesar da goleada, o primeiro tempo do Sport não foi empolgante. Os leoninos tinham mais posse de bola, porém erravam passes. O ponto positivo, mais uma vez, foi o setor defensivo. A formação com três volantes deu mais consistência à retaguarda da equipe. De volta à meta do time, Saulo foi mero espectador. Ainda assim, mesmo sem fazer tanto esforço, foram do Leão da Ilha as melhores chances.

O atacante Marcos Aurélio chegou a perder duas oportunidades antes de abrir o placar para o Sport. Na terceira, porém, o atacante confirmou a boa fase. No último lance da etapa, após bate-rebate, ele chutou a bola junto com o defensor do Sousa e abriu o placar. O gol deixou a equipe leve para “passear” em campo.

No segundo tempo, o Leão da Ilha foi mais incisivo. Logo, a etapa final começou premiando o jogador que mais se movimentava na partida. Felipe Menezes deu mais uma prova de que ressurgiu. Antes, ele driblou, passou e até deu carrinho para ajudar na marcação. Aos sete minutos, recebeu uma bela assistência de Cicinho. O lateral enfiou a bola para o meia, que invadiu a grande área e chutou com força para ampliar a vantagem do Sport.

Depois, quem roubou a cena foi Cicinho. O lateral tirou da cartola mais duas assistências e foi outra peça fundamental na vitória rubro-negra. Aos 17, colocou a bola na cabeça de Moacir. Aos 20, consagrou Marcos Aurélio. O atacante só precisou escorar para fazer o quarto gol em três jogos que atuou na Ilha do Retiro. A essa altura, o Sousa demonstrava muito mais fragilidade. Imperdoável, a equipe rubro-negra fez mais um com Felipe Menezes chutando forte. Logo depois, na única chance, o Sousa diminuiu com Jessuí. e Ruan deu números finais à partida.

Sport 6
Saulo; Cicinho, Gabriel, Mateus e Reinaldo; Fábio Bahia, Rithely (Tobi), Moacir e Felipe Menezes; Marcos Aurélio (Ruan) e Felipe Azevedo (Sandrinho). Técnico: Vadão

Sousa
1
Marcelo Silva;Toty, Uílton, Lima e Jaílton (Camilo); Alisson, Daniel Pitbull, Misso e Márcio Tarrafas; Jessuí e Allison Costa (Ila). Técnico: Reginaldo Sousa

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL/Fifa)
Assistentes: Otávio Correia de Araújo Neto (AL) e Lennon McCartney Farias (AL)
Cartões Amarelos: (Sport); Uílton (Sousa)
Gols:
Marcos Aurélio (aos 47min do 1ºT e aos 20min do 2ºT), Felipe Menezes (7min do 2ºT e aos 36min do 2ºT), Moacir (aos 17min do 2ºT), Jessuí (aos 38min do 2ºT) e Ruan (aos 42min do 2ºT)
Público:
13.019
Renda:
R$ 128.895,00

Sport enfrenta o Sousa pela liderança do Grupo B




Sport já está classificado e almeja assegurar a liderança do Grupo B Foto: JC Imagem
Por Gabriela Máxima
Especial para o Blog do Torcedor
Embora o Sport já esteja classificado para as quartas-de-final da Copa do Nordeste, o Rubro-negro almeja mais. A meta agora é vencer o Sousa e assegurar a liderança do Grupo B. O jogo decisivo - válido pela sexta e última rodada da primeira fase do torneio - será nesta quarta-feira (6), às 21h15, na Ilha do Retiro.

Ficha do jogo

Sport: Saulo; Cicinho, Gabriel, Mateus e Reinaldo; Fábio Bahia, Rithely, Moacir e Felipe Menezes; Marcos Aurélio (Gilsinho), Felipe Azevedo.
Técnico: Vadão

Sousa: Marcelo Silva; Uilton, Lima e Alisson; Toty, Daniel Pitbull, Alisson Costa, Márcio Tarrafas e Jailton; Jessuí e Ila.
Técnico: Reginaldo Sousa

Local: Ilha do Retiro, no Recife. Horário: 21h15 Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL). Assistentes: Otávio Correia de Araújo Neto (AL) e Lennon McMactney Farias (AL). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia entrada).

Classificado, Santa Cruz luta pelo primeiro lugar do grupo D


Flávio Caça-Rato está de volta ao time titular do Santa Cruz/Foto: Guga Matos/JC Imagem

A boa vitória sobre o Campinense, por 2x0, no Arruda, garantiu a classificação do Santa Cruz para a próxima fase da Copa do Nordeste. O time coral está mais tranquilo, mas quer algo a mais na competição: o primeiro lugar do grupo D. Para isso, o time comandado por Marcelo Martelotte encara, nesta quarta-feira, o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pensando na vitória. O duelo começa às 21h15.

Ficha técnica

CRB
Thiago; Paulo Sérgio, Ednei, Rodrigão e Edu Silva; Diego Aragão, Audálio, Marco Antônio e Jairo; Schwenck e Carlão. Técnico: Heriberto da Cunha.

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Marquinho, William Alves, Vágner e Tiago Costa; Anderson Pedra, Sandro Manoel, Natan e Renatinho; Flávio Caça-Rato e Danilo Santos. Técnico: Marcelo Martelotte.

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL. Horário: 21h15. Árbitro: Pablo Ramon Gonçalvez Pinheiro (RN). Assistentes: Ubiratan Viana e Valdomir A. de Araújo. (RN). Ingressos: arquibancada R$ 40 (visitante), estudante e idoso R$ 20 (visitante), arquibancada (CRB) R$ 20, estudante, idoso e torcedor uniformizado R$ 10 (CRB), cadeira R$ 60.

No primeiro jogo de Mancini, Náutico recebe o Serra Talhada




Técnico não fez grandes alterações no time. Foto: Thiago Wagner/Blog do Torcedor


SERRA TALHADA - Líder, o Cangaceiro vem para este confronto mudado. Em relação ao time que venceu o Ypiranga por 1x0 na rodada passada há duas mudanças. Baiano e Borracha são as novidades.

FICHA DA PARTIDA - NÁUTICO X SERRA TALHADA

Náutico: Felipe; Auremir, Luiz Eduardo, Alison e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez e Marcos Vinícius; Rogério, Renato e Élton. Técnico: Vágner Mancini.

Serra Talhada: Carlos; Ranieri, Alex e Negretti; Baiano, Junior Negrão, Borracha, Otacílio e Kássio; Bebeto e Jandy. Técnico: Bagé.

Pernambucano Coca-Cola. Local: Aflitos: Horário: 20h. Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Auxiliares: Charles Rosas e Bruno Vieira.

Salgueiro precisa vencer e secar

Do Jornal do Commercio

Após ser derrotado pelo Vitória-BA, domingo, e perder a sua invencibilidade do Cornélio de Barros, que durava desde a ampliação do estádio, no início de 2012, o Salgueiro viu a sua situação na Copa do Nordeste se complicar. Para se classificar às quartas de final, o Carcará precisa vencer o ASA, hoje, às 21h15, no Estádio Coaracy da Mata, em Arapiraca, e torcer por um tropeço do América-RN, diante do Vitória, em Salvador.
O problema é o retrospecto da equipe sertaneja fora de casa. Em dois jogos na competição, duas derrotas. Porém, uma coincidência pode servir para animar um pouco mais os sertanejos.
O último triunfo do Salgueiro longe de Pernambuco aconteceu justamente em cima do ASA (1x0), no dia 21 de outubro de 2011, pela Série B nacional.
Autor do gol, que garantiu a vitória sobre a equipe alagoana há 15 meses, o atacante Fabrício Ceará está confirmado, apesar da pressão da torcida em cima do técnico Marcelo Chamusca para que Júnior Ferrim ganhe uma oportunidade.
Por sinal, o time que entra em campo para decidir a vaga na segunda fase deve ser o mesmo que iniciou o duelo contra o Vitória, já que nenhum jogador está suspenso ou machucado.
Pelo lado do ASA, o técnico Leandro Campos aposta no embalo da equipe. Isso porque, após acumular apenas derrotas nas três rodadas iniciais, o alvinegro vem de duas vitórias seguidas.
Assim como o Salgueiro, o ASA deve começar o confronto com a mesma formação da última rodada, quando bateu o América-RN por 1x0, fora de casa.