Webradiotop1FM

22 de fevereiro de 2013

FPF sinaliza que Central pode ficar com vaga na Copa do Brasil

Apesar de ter vencido o Ypiranga na última rodada, o Central acabou saindo de campo frustrado. Com a vitória do Náutico sobre o Belo Jardim e a conquista do primeiro turno pelos alvirrubros, a Patativa ficou na vice-liderança e, consequentemente, perdeu a primeira chance de garantir uma vaga na Copa do Brasil. No entanto, esse panorama pode mudar.

- Esta vaga na Copa do Brasil se refere apenas à primeira fase do Campeonato Pernambucano. Se o Náutico for classificado pelo ranking, não vejo problemas em essa vaga ficar com o Central. Como o Central foi o segundo colocado, consequentemente, eles poderão ficar com a vaga sim – disse o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho.
Neste ano, o número de participantes que vão disputar a Copa do Brasil foi aumentado. Ao todo, 87 times vão fazer parte da competição nacional. Com isso, clubes da Série A e B podem conquistar a vaga através do ranking da CBF e isso deve acontecer com o Náutico. Com isso, a vaga passaria para o segundo colocado do primeiro turno, no caso, o Central.
- Ainda temos que ver como a CBF vai reconhecer a classificação do Náutico, se por ranking porque é uma equipe de Série A, ou pelo fato de ter sido campeão do primeiro turno. Provavelmente será por ranking, mas ainda temos que solicitar a entidade para checar e aí fazer um comunicado oficial.
GloboEsporte/pe

Luciano Bivar revela possibilidade de efetivar Gustavo Bueno como executivo de futebol


Ex-assistente técnico pode ser efetivado como executivo de futebol. Foto: Rodrigo Lôbo/ JC Imagem
Por Rômulo AlcoforadoEspecial para o Blog do Torcedor

Parecia ser apenas interinamente, com a finalidade única de passar um tempo enquanto o Sport não contratava um diretor remunerado. À medida que os dias avançam, contudo, a possibilidade de Gustavo Bueno ser efetivado como executivo de futebol do Leão cresce. São palavras do presidente Luciano Bivar, segundo quem a situação só depende de Bueno, ex-assistente técnico da equipe.
"Gustavo (Bueno) é um cara que nao se propôs a essa função, ao chegar ao Sport. Ele gosta de campo. Mas existe a possibilidade de ele ser efetivado. Vai depender do que ele quer", explicou o mandatário rubro-negro.
Antes disso, ele havia dito que não há pressa para contratar outro profissional para a função. Exatamente por conta de Bueno - e Marcos Amaral, que está ao seu lado na direção do futebol do Sport. "A gente não está correndo com isso. Não há pressa para resolver a situação. Até porque a gente está com Gustavo Bueno e Marcos Amaral e vamos tocando o barco desta maneira", disse.

Mesmo com dúvidas, Vadão garante esquema com três atacantes


Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Por Rômulo Alcoforado
Especial para o Blog do Torcedor
Há uma série de dúvidas pairando sobre a cabeça de Vadão. Três titulares - além do zagueiro Mateus, já vetado- ainda não estão confirmados pelo departamento médico do clube. Magrão, fibrose, Felipe Azevedo, gripe, e Roger, com dores no calcanhar, podem não atuar. Só se saberá da disponibilidade do trio no treino deste sábado. "Vamos aguardar para definir amanhã. Temos de esperar Felipe Azevedo, que, se estiver em condições, vai ser titular, além de Roger e Magrão", falou o treinador. As interrogações, porém, residem apenas nos nomes. O esquema de jogo já está definido: 4-3-3.
"Nós não vamos jogar sem centroavante. Se Roger não jogar, joga Ruan. O esquema com três atacantes está definido", afirmou Vadão. Durante o treinamento desta sexta-feira, o treinador fez uma série de experiências. No fim do treinamento, Roger voltou a sentir o calcanhar, que o atormenta desde a primeira fase da Copa do Nordeste. Em seu lugar, Vadão testou o jovem Ruan, único substituto com atributos semelhantes aos do camisa 9 rubro-negro.

Sandrinho foi testado no time titular do Sport. Foto: Rômulo Alcoforado
Outra das tentativas de Vadão foi com o atacante Sandrinho. Elogiado pela torcida nos jogos em que atuou - sempre no segundo tempo-, o jogador vem ganhando espaço na equipe leonina. O problema é que, com suas características, há dois titulares "absolutos": Marcos Aurélio e Felipe Azevedo (no lugar de quem treinou como titular). "Sandrinho não vem jogando com tanta frequência porque (Felipe) Azevedo não está dando oportunidade. Ele tem uma característica semelhante (à de Felipe Azevedo), explora muito a velocidade. Está dentro do esquema, do elenco, com certeza. A qualquer momento, dependendo da oportunidade, pode sair jogando", explicou o técnico. A tendência, porém, é que ele continu no banco, uma vez que a situação clínica de Felipe Azevedo não é tão preocupante.
Vadão falou, ainda, sobre Maurício, que fará estreia no lugar de Mateus, na zaga do Sport. Ele elogiou o defensor, cujo futebol já conhecia de outras ocasiões. "É um zagueiro veloz, vigoroso. Trabalhei na portuguesa com ele, já o conhecia. Joga nos dois lados, tanto na esquerda quanto na direita, não é tão alto (1,85m), mas tem muita explosão. A gente ganha em velocidade", disse

Náutico vai trazer no mínimo mais dois jogadores


Timbu, contudo, pode trazer mais um jogador dependendo do mercado. É o que diz Paulo Wanderley. Foto: Thiago Wagner/Blog do Torcedor

Mesmo com as chegadas do atacante Jones Carioca e do volante Rodrigo Souto, o Náutico não vai parar de se movimentar no mercado de contratações. É o que garante o presidente do clube, Paulo Wanderley. De acordo com o mandatário alvirrubro, no mínimo mais dois jogadores irão chegar aos Aflitos. Mais um pode vir dependendo da situação do mercado.

"Precisamos de mais um zagueiro, mais um atacante e também, se for um jogador interessante, um meia. São essas três posições e nessa sequência", disse.

Com relação à renovação do atacante Kieza com o Alvirrubro, a negociação continua. Wanderley, no entanto, voltou a destacar a vontade do jogador de ficar no clube e do Náutico de contar com o atleta. "Ele já demonstrou serviço. Kieza quer ficar e nos queremos ele. O resto é o ajuste de números, o que não é fácil de acertar, mas ele está bem tranquilo", afirmou.

LUCAS - O presidente alvirrubro ainda revelou que o Náutico vem dando apoio para a família de Lucas Lyra, torcedor baleado por um controlador de trânsito, no último sábado, na frente dos Aflitos, após briga de torcidas, antes na partida do Náutico contra o Central. "Nós até nos propomos que ele se tivesse precisando de medicação, o Náutico bancaria. Kuki esteve na casa dos familiares hoje. Estamos dando total apoio".

Santa Cruz está definido para estreia no Pernambucano


Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Gabriela Máxima
Especial para o Blog do Torcedor

Tudo praticamente pronto para o confronto entre Santa Cruz e Pesqueira neste sábado (23), no Arruda, às 20h. Tanto que o técnico Marcelo Martelotte está seguro do time que vai estrear e garantiu que a equipe está 100% focada em conquintar o tricampeonato para o Tricolor.

"O futebol exige muita dinâmica, especialmente fora de campo. Porque ao longo do ano o time passa por diversas situações. Vitórias. Derrotas. E é preciso pensar rápido no próximo momento. No caso do Santa Cruz, tivemos uma semana de preparação e felizmente os jogadores se comportaram bem a ponto de já está com o pensamento completamente direcionado para o Pernambuco", explicou Martelotte.

Para o jogo, a única mundança é a entrada de Jefferson Maranhão no lugar de Renatinho. Na opinião do treinador, ambos os jogadores têm características parecidas em campo. "São atletas velozes e criativos. Então a gente lamenta a saída de Renatinho, mas também enaltece a estreia como titular de Jefferson Maranhão, que é um jogador jovem e tenho certeza que ele vai aproveitar esta e outras chances que virão", completou.
Dessa forma o Santa Cruz está definido com Tiago Cardoso; Marquinho, César, Vágner e Tiago Cardoso; Luciano Sorriso, Anderson Pedra, Jefferson Maranhão e Natan; Paulo César e Dênis Marques.

Cobranças de pênaltis

O treino desta sexta-feira foi bem tranquilo, sem nenhum esforço físico, pois os jogadores precisarm estar bem para a partida do sábado. Após o final de um rachão descontraído, Martelotte pediu reforço nas cobranças de pênaltis. Dênis Marques e Luciano Sorriso ensaiaram cinco cobranças, cada. O primeiro fez quatro gols, enquanto o volante conseguiu fazer três tentos. Além deles, Marquinho também ensaiou cobranças de falta.
Este é um fundamento bastante importante para o Santa Cruz, que vem perdendo muitas pênaltis nos últimos jogos decisivos. Para não passar pela mesma situação e perder uma grande oportunidade de vencer torneios, Martelotte está reforçando a questão dos pênaltis nos treinos.

Renatinho volta a sentir lesão e está fora da estreia do Pernambucano

O meia Renatinho voltou a sentir a lesão na coxa esquerda e está fora da estreia do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano, sábado, contra o Pesqueira. Ele treinava com bola pela primeira vez após sentir a primeira vez e, no meio da movimentação, deixou o campo, com a mão no local machucado.

Bastante abatido, Renatinho saiu de campo acompanhado do médico do clube, Gilson Rezende. O meia ainda será observado melhor, mas pelo pouco tempo até a partida do sábada a presença contra o Pesqueira é improvável. No lugar dele, no treino tático, entrou Jefferson Maranhão.

Um novo exame de imagem será realizado para identificar se, desta vez, houve lesão no músculo - na anterior não. Segundo o médico, é possível que agora tenha acontecido. “Na outra vez foi apenas o hematoma. Agora não. Suspeitamos que tenha havido o esgarçamento da fibra”, explicou Gilson Rezende.

O período de recuperação, caso a lesão seja confirmada, é de 15 a 20 dias, tempo superior ao que Renatinho ficou parada da última vez - foram 11 dias até o retorno aos treinos. O excesso de jogos foi apontado como um dos prováveis motivos do problema muscular do meia. “A pré-temporada foi bem feita. O que acaba levando a esse tipo de lesão”, comentou Gilson Rezende.

Luta pelo tri será desigual para o Santa Cruz, que tem folha salarial inferior

Julio Jacobina/DP/D.A Press
O Santa Cruz estreia no Pernambucano em busca do tricampeonato – feito que não alcança desde a campanha do penta, na década de 70. E, como nos anos anteriores, os tricolores correm por fora. Com uma folha salarial ainda mais enxuta do que em 2012, o clube perdeu algumas peças, mas conseguiu manter a base da temporada anterior. Há, entretanto, uma mudança importante no estilo de jogo coral.

Diferentemente do time de Zé Teodoro, Marcelo Martelotte optou por abrir mão da forte marcação para apostar numa equipe mais agressiva ofensivamente. A mudança da postura, entretanto, tem feito o time oscilar os desempenhos. A principal consequência disso é a insegurança mostrada em momentos decisivos, como no jgo de volta contra o Fortaleza, nas quartas de final do Nordestão.

Ainda assim, é pouco provável que o técnico promova mudanças significativas para a disputa do Estadual. Entre os jogadores, o discurso é de encarar o Pernambucano como um recomeço da temporada e de reeditar a sinergia com a torcida. Afinal de contas, a principal meta do ano é o retorno à Série B.

Ponto forte
O encaixe entre Dênis Marques e Paulo Sérgio faz do ataque tricolor o principal setor do time. O primeiro tem faro de gol. O segundo, experiência. Juntos, devem dar trabalho às zagas adversárias.

Ponto fraco

A equipe ainda não encontrou o entrosamento ideal entre os setores, o que deixa o time vulnerável em algumas situações.

Destaque
Artilheiro do último Pernambucano e da Série C, Dênis Marques é o principal jogador do elenco coral

Em rede social, atacante Kieza justifica comemoração polêmica

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Artilheiro do Náutico no Campeonato Pernambucano Coca-Cola, o atacante Kieza gerou polêmica ao comemorar seu gol diante do Belo Jardim, na última quarta-feira (20), fazendo gestos que simbolizam a principal torcida organizada alvirrubra, a Fanáutico. Com o torcedor Lucas Freitas Lyra hospitalizado em estado grave após ser baleado na nuca por um segurança de uma empresa de transportes, no sábado (16), após confrontos entre as facções organizadas da Fanáutico e da Jovem (Sport), a atitude de Kieza não pegou bem. Na quinta-feira (21), o superintendente de futebol alvirrubro, Daniel Freitas, havia dito que algumas orientações seriam feitas aos atletas, ao comentar sobre o assunto.

Na manhã desta sexta-feira (22), Kieza utilizou seu perfil na rede social Twitter para esclarecer os gestos, a fim de justificar sua atitude. O atacante afirmou que seus gestos são uma homenagem à torcida organizada Fanáutico e que em momento algum ele teve a intenção de provocar qualquer torcida organizada dos rivais do Timbu, muito menos incitar a violência entre as facções. Abaixo, a íntegra da justificativa do jogador.

“Quero deixar bem claro que os gestos que eu faço comemorando os meus gols são uma homenagem à minha torcida organizada, ok? Não é provocando outras torcidas ou provocando violência, nada disso. E sim retribuindo o carinho que recebo da minha torcida organizada, Fanáutico.”

Sozinho na elite do futebol nacional, Náutico quer acabar com jejum de títulos

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Náutico foi campeão do primeiro turno. Não ganhou nada, até porque, fatalmente, conseguiria a classificação para a Copa do Brasil 2014 de outra maneira. Mas quer ganhar. Voltar a ganhar, na verdade. Vivendo um jejum de títulos de oito anos, o Timbu é o time com o elenco mais equilibrado do Campeonato Pernambucano Coca-Cola 2013. Uma equipe de Série A, que manteve a base do ano passado e começa a engrenar na atual temporada.

Começa porque o primeiro turno foi marcado por turbulências. O time perdeu o treinador Alexandre Gallo para a Seleção sub-20. Ficou também sem o volante Martinez em campo, machucado. Para completar, a dupla de ataque titular demonstrou insatisfação com os salários.

A maioria dos problemas foi superada. Gallo já faz parte do passado e Vágner Mancini parece estar ambientado nos Aflitos. Recuperado, Martinez deve voltar ainda no início da segunda fase. Rogério, que chegou a deixar o time, voltou após não conseguir êxito na tentativa de obter os seus direitos federativos na Justiça do Trabalho - inclusive retirou a ação, ontem. Resta agora assegurar a permanência de Kieza, que alega ter recebido uma proposta do futebol chinês e segue negociando a renovação do seu contrato.

Central
Ao final da quarta rodada, o Central demitiu Marcelo Rocha e contratou Ricardo Oliveira. Com o novo técnico, foram quatro jogos e quatro vitórias, uma delas sobre o Náutico, nos Aflitos. O título no turno não veio por conta do saldo de gols.

Belo Jardim

Depois de estrear com derrota (1 a 0 para o Pesqueira), o Calango se recuperou, passando seis jogos invictos e chegando à última rodada do turno ainda sonhando com o título. A derrota para o Náutico, porém, deixou o time na 3ª posição.

Serra Talhada
Começou muito bem, com quatro vitórias em cinco partidas, liderando até a sexta rodada. Quarto colocado do 1º turno, o Serra perdeu o técnico Bagé, que foi para o Cianorte-PR. Pedro Manta chega com o objetivo de levar o clube à Série D.

Pesqueira
O time vai mudar de estádio, mas vai continuar longe de casa. Deixa o Sesc-Mendonção, em Belo Jardim, e agora vai utilizar o Gigante do Agreste, em Garanhuns. No primeiro turno, o Pesqueira somou 12 pontos, terminando na 5ª posição.

Chã Grande
Caçula na Série A1, a Raposa do Agreste teve que mandar suas partidas no Carneirão, em Vitória de Santo Antão. Pelo meio, uma troca de técnicos; saiu Paulo Júnior, entrou Maurílio. Mas o time não passou da 6ª colocação.

Ypiranga
A Máquina de Costura não foi bem no 1º turno Estadual. O time de Santa Cruz do Capibaribe só venceu duas partidas, tendo sofrido quatro derrotas, a última delas frente ao Central. Com oito pontos, ficou na antepenúltima posição.

Porto

Com um time jovem, o Gavião enfrentou dificuldades na competição. Estreou sofrendo goleada para o Central (4 a 0) e perdeu o técnico Adelmo Soares (substituído por Luiz Muller). Com apenas um golzinho, o tricolor não passou da vice-lanterna.

Petrolina
Difícil mesmo foi para o técnico Henrique Rocha e todos que compõem a Fera Sertaneja. Os sertanejos começaram a competição com apenas quatro bolas para treinar. Não deu outra, sete derrotas e um único empate. Lanterna e candidato ao rebaixamento.

Ponto forte
O time é bem servido de volantes, o que resulta numa boa marcação no meio-campo, e tem um ataque afiado, mas que precisa estar focado no gramado.

Ponto fraco
A defesa do Náutico deixou a desejar no primeiro turno, apresentando falhas recorrentes. A volta de Jean Rolt, que estava contundido, deve melhorar a situação.

Destaque
Futebol é “bola na rede”. E, no caso do Náutico, bola na rede é com Kieza, que não esconde sua vontade de ficar nos Aflitos… mas ganhando um pouco mais!

À espera de Roger e Azevedo, Vadão confirma esquema com três atacantes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Vadão guarda duas dúvidas no time titular, mas já definiu o esquema que vai montar o Sport para a estreia do Campeonato Pernambucano. O treinador voltou a optar por colocar três atacantes em campo. A intenção é pressionar o Salgueiro para estrear no Estadual com vitória e, assim, amenizar a pressão que tomou conta do clube.

“Fizemos até algumas modificações para sentir a equipe. Não tivemos Felipe Azevedo, que foi poupado, mas, se ele tiver condições, obviamente joga. Mas o mais importante é que já sabemos o que queremos. Também ainda tenho que esperar Roger. Ele treinou vinte minutos e saiu reclamando de dores”, disse Vadão. “Nós vamos jogar com o centroavante. Se Roger não jogar, vai o Ruan”, acrescentou.

Com isso, o Sport deve ir a campo com: Magrão; Cicinho, Gabriel, Maurício e Reinaldo; Fábio Bahia, Rithely, Marcos Aurélio, Felipe Menezes e Felipe Azevedo; Roger. “ A desclassificação trouxe uma frustração e uma pressão muito grandes. Mas a gente também não pode esquecer que nós estamos no meio de uma reformulação. Nós não podemos esquecer também que não temos uma derrota. É que uma desclassificação como foi acaba apagando tudo. Mas nós temos que mostrar aos jogadores que não está tudo errado”, declarou.

O treinador ainda comentou sobre a condição de Sandrinho, que foi testado no time titular nesta sexta-feira (22). “Azavedo não está dando oportunidade. Hoje ele não treinou e nós colocamos o Sandrinho. Ele tem uma características, que é de exploração da velocidade. Atua tanto pela esquerda quanto pela direita. É um jogador que está dentro do elenco e, dependendo da oportunidade, pode sair jogando.”