Webradiotop1FM

26 de março de 2013

Fifa muda arbitragem da Copa e troca Seneme por Ricci


Ricci está vinculado à Federação Pernambucana de Futebol. Foto: Guga Matos/JC Imagem
Da Agência Estado
A Fifa confirmou nesta terça-feira a mudança do árbitro brasileiro na Copa do Mundo de 2014. Reprovado em testes físicos o paulista Wilson Luiz Seneme vai dar lugar ao mineiro Sandro Meira Ricci no Mundial a ser disputado em solo nacional. Outros dois juízes foram alterados na lista provisória da Fifa.

Wilson Luiz Seneme e Leandro Vuaden estavam pré-selecionados para a Copa, mas tiveram suas chances reduzidas de ir ao evento ao serem reprovados nos testes físicos realizados pela Fifa, em dezembro do ano passado, no Paraguai. Na ocasião, somente Meira Ricci foi aprovado.

Os resultados dos testes, porém, não confirmavam ou descartavam nenhum dos árbitros para o Mundial. A oficialização de Meira Ricci só foi anunciada nesta terça. O brasileiro vai representar o País formando trio com dois assistentes ainda não confirmados. A Fifa só permite um trio de arbitragem por país na Copa do Mundo.

A lista de 52 árbitros pré-selecionados pela Fifa teve outras duas mudanças, também na América do Sul. O argentino Nestor Pitana foi substituído pelo compatriota Diego Abal enquanto o uruguaio Martín Vazquez entrou no lugar de Roberto Silvera.

Além de fazer estas alterações, a Fifa manteve na lista o tunisiano Slim Jdidi, que foi suspenso pela Confederação Africana de Futebol por causa de erros cometidos na Copa Africana de Nações.

Árbitros e assistentes vão passar por sessões de treino durante quatro dias em abril, no Paraguai, Marrocos, Suíça, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. Geralmente, a Fifa leva 30 trios de arbitragem para o Mundial.

Recife recebe encontro para discutir operação da Copa das Confederações


Geraldo Julio, Eduardo Campos e Aldo Rebelo estiveram presentes no encontro. Foto: Aluisio Moreira/Divulgação

O otimismo foi o principal sentimento da reunião na manhã nesta terça-feira, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, para discutir detalhes operacionais da Copa das Confederações de 2013 no Recife. Na pauta, assuntos como segurança, mobilidade, coleta e controle de ingressos, aeroportos, turismo, telecomunicações, energia, vigilância sanitária, saúde, cultura, meio ambiente, comunicação e voluntariado. Participaram do encontro o ministro dos Esportes (Aldo Rebelo), o governador de Pernambuco (Eduardo Campos), o prefeito do Recife (Geraldo Julio), o diretor do Comitê Organizador Local (Ricardo Trade) e outras autoridades.

"Vamos cumprir todos os prazos. O que estamos fazendo aqui é o detalhamento das ações e a definição dos times que irão trabalhar nas respectivas áreas", disse Eduardo Campos.

Além de assegurarem os prazos, as autoridades presentes também elogiaram o andamento da Arena Pernambuco, que teve o gramado finalizado neste fim de semana. O estádio foi considerado praticamente feito. "Todas as ações são importantes. Além disso, temos o estádio entregue no começo de 2013. Teremos uma Copa das Confederações à altura", avalio Aldo Rebelo.

Já o prefeito Geraldo Julio destacou as obras de infraestrutura que estão sendo feitas. "Na área de mobilidade, fizemos muito nesses quase três meses de gestão, com a recuperação de placas de concreto em sete avenidas e o recapeamento de mais de 20 vias, além de melhorias na drenagem e limpeza dos córregos e canais”.

Além do Recife, Salvador, na próxima quarta-feira (27) e Belo Horizonte, no dia 2 de abril, receberão reuniões parecidas. Os encontros seguirão um padrão de horário em todas as cidades-sede, das 9h às 18h50.

Sandro Manoel alimenta chances de atuar o clássico pelo Santa Cruz


Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Punido com quatro jogos de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco devido à expulsão na partida contra o Ypiranga, o volante Sandro Manoel, do Santa Cruz, ainda alimenta chances de atuar no clássico do próximo domingo, contra o Náutico, nos Aflitos, pela nona rodada do segundo turno do Pernambuco Coca-Cola. Tudo por causa da possibilidade de um pedido de efeito suspensivo por parte da diretoria coral. Se o pedido for aceite, Sandro poderá atuar.

"Achei um absurdo quatro jogos, até porque para o que aconteceu não precisava essa punição pesada, mas a gente respeita a decisão do tribunal. O clube vai entrar com efeito suspensivo e eu tenho certeza que vai dar tudo certo e eu vou jogar o clássico", disse o jogador.

Caso Sandro Manoel não possa jogar, o técnico Marcelo Martelotte terá que quebrar a cabeça para armar a dupla de volantes. Anderson Pedra também está suspenso, só que devido ao recebimento do terceiro cartão amarelo. Um possível reforço pode ser a volta de Luciano Sorriso, que iniciou trabalhos de transição junto ao departamento de fisiologia do clube.

Sérgio Guedes fecha último treino antes de jogo contra Chã Grande


Contra o Náutico, Sérgio Guedes decidiu fechar os últimos treinos do Leão. Decisão justificada pela importância do clássico. Nesta terça-feira, a surpresa: o treinador decidiu proibir o acesso da imprensa e da torcida na última movimentação do Sport antes da partida contra o Chã Grande, na Ilha do Retiro, na quarta-feira.
As dúvidas estão em alguns setores da equipe. O zagueiro Maurício e o volante Rithely não poderão atuar. Há várias opções para o treinador escalar o time. Pode puxar Tobi para a zaga, por exemplo, e lançar mão de mais um meia. Que, no caso, poderia ser Lucas Lima. Ou, no lugar de um meia, escolher mais um atacante, preferência por Pelezinho.
Pode, também, manter o esquema e colocar um zagueiro na vaga de Maurício. A opção pode ser Mateus. Aílson e Oswaldo também disputam a posição. Para o lugar de Rithely, Moacir e Marino "brigam" para entrar.

Hugo não é mais jogador do Sport


Foto: Guga Matos/ JC Imagem

A relação entre o meia Hugo e o Sport nunca foi exatamente amistosa. Cheia de altos e baixos é a melhor definição. Houve momentos de carinho e outros de conflito. O vínculo entre eles chegou ao fim nesta terça-feira. Hugo não vestirá mais a camisa do Leão. O contrato foi rescindido. De acordo com o jogador, o motivo foi uma proposta da Série A engatilhada. Ele preferiu, no entanto, não revelar para qual clube irá.
A iniciativa da rescisão partiu do atleta. Com uma proposta oficial de um clube da Série A, ele procurou a diretoria e pediu o desligamento. "Chegamos a um consenso. Manifestei com a diretoria e comissão técnica o desejo de sair. Apareceu uma oportunidade para mim de um clube da série A e eu procurei o pessoal para informar isso. Eles não queriam que eu me desligasse, mas tudo aconteceu de uma maneira simples e amigável", disse.
Ele não admitiu qualquer insatisfação com o Sport. Pelo contrário: teceu diversos elogios ao clube que deixou. "Não tenho o que falar do sport. Desde que eu cheguei, o tratamento foi o melhor possível. O Sport teve um crescimento mutio grande. Tem um ótimo CT e logo logo vai estar com a arena nova. É um clube grande, de massa. E que com certeza vai evoluir ainda mais", comentou.
O meia preferiu não dizer para onde está se dirigindo agora. "Ainda é muito cedo para falar para qual clube eu vou me transferir. Não vale a pena no momento. Isso é normal para jogadores como eu, Cicinho, que temos um mercado extenso. Os outros clubes, sabendo que nosso contrato está terminando, vai nos procurar.", declarou.

A melhor zaga encara o melhor ataque no Clássico das Emoções

O técnico Marcelo Martelotte terá de quebrar a cabeça para montar o elenco do Santa Cruz que enfrentará o Náutico no Clássico das Emoções, domingo, às 16h, nos Aflitos. É que os volantes Luciano Sorriso, Anderson Pedra e Sandro Manoel estão vetados. O primeiro por lesão e os dois últimos por suspensão (Pedra recebeu o terceiro cartão amarelo e Maneol foi punido com quatro jogos). Mesmo sendo a zaga do Tricolor a melhor do Estadual - com apenas cinco tentos sofridos -, a equipe precisa se organizar para conter o melhor ataque da competição: a dupla alvirrubra Rogério e Elton.

César ressalta poder ofensivo do Náutico e defensivo do Santa Foto: Gabriela Máxima
Na opinião do zagueiro César não há mistério. O que precisa é focar na marcação no adversário. "A gente tem que tentar marcar eles. A equipe toda do Náutico mecere atenção especial", pontuou. "Além da marcação forte, não podemos dá espaço. E essa questão não depende só da defesa. Começa com o ataque, passa pelo meio-campo e depois chega na zaga. Se o time fizer o trabalho certinho, vamos conseguir o objetivo", completou.
A diretoria do Santa entrou com uma ação para obter o efeito suspensivo para Sandro Manoel. Se a medida for aceita, é provável que o volante entre na titularidade. Especula-se também que Éverton Sena seja direcionado para a vaga de primeiro volante ou Tozo ocupe a posição. A definição, no entando, só sairá quando a situação de Sandro Manoel for resolvida.
O treino
No primeiro treino da semana, Martelotte não deu nenhum pista sequer do que pretende fazer no Clássico. Ele montou três equipes na primeira etapa da atividade e na segunda parte, o comandante separou os possíveis titulares do jogo (Éverton Sena, César, William Alves e Tiago Costa; Sandro Manoel e Raul; Flávio Caça-Rato e Dênis) mais Anderson Pedra, que não joga mas treinou normalmente. Natan fez exercícios à parte na academia e Renatinho permaneceu com os demais jogadores em uma atividade com bola.
Sobre as dúvidas do técnico, o capitão César esclareceu que ainda não foi passado nada para o grupo. "O professor ainda não falou nada, hoje só foi trabalho com bola. Mas sabemos que este é um jogo importante, pois além de ser um clássico, o Náutico é o líder e vai jogar em casa com o apoio da torcida", ponderou.

Sport fecha com patrocinador internacional

A camisa do Sport terá novo patrocinador a partir de agora. O clube rubro-negro fechou parceria com a L'Oréal, empresa que é da França. O uniforme do Leão estampará a marca do desodorante masculino BioGarnier. O período do contrato será de um ano.
É a primeira vez que a L'Oréal faz um patrocínio na área do futebol. Segundo o presidente do clube, Luciano Bivar, o fato de fechar com uma empresa multinacional abre portas para outras parcerias internacionais. “Eles estão começando a trabalhar no futebol agora. É uma empresa francesa e de grande porte. O mercado mundial está vendo o Sport como uma força no futebol brasileiro não apenas dentro do gramado, mas fora dele também por conta da nossa imensa torcida”.