Webradiotop1FM

4 de abril de 2013

Náutico quer amistoso internacional para inaugurar Arena Pernambuco

O Náutico começa a estudar a possibilidade de realizar um amistoso internacional para inaugurar a Arena Pernambucano, que será a sua nova casa. A expectativa inicial era que o jogo fosse entre o Timbu e Bangu ou Betim-MG, pela segunda fase da Copa do Brasil, mas essa ideia parece não agradar o presidente Paulo Wanderley.

- Estamos estudando a possibilidade de fazer um jogo amistoso no evento-teste. Ainda não sabemos ao certo como vai ser, mas pode ser um amistoso internacional. Como é um evento-teste, nós não queremos colocar um jogo oficial neste dia.
Ao mesmo tempo que tenta programar um amistoso para o primeiro jogo da Arena Pernambuco, o presidente Paulo Wanderley e o departamento de marketing do Náutico também trabalham bastante para organizar uma festa para a despedida dos Aflitos. No entanto, as conversas ainda estão muito preliminares.

- Efetivamente nós ainda não sabemos a data que vamos começar a jogar na Arena. Sabemos que é no início de julho, mas a data ainda não está programada. Vamos ver como vai fazer um jogo de até breve dos Aflitos. É um até breve porque o futuro a Deus pertence. Temos um contrato de 30 anos com a Arena e depois disso ninguém sabe o que vai acontecer.
Arena Pernambuco março gramado (Foto: Lula Moraes)Arena Pernambuco está com 96% das obras concluídas (Foto: Lula Moraes)
 

STJD acata mandado de garantia e põe o Sousa na Copa do Brasil

O pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva acatou na tarde desta quinta-feira um mandado de garantia impetrado pelo Sousa e confirmou a presença do time sertanejo na Copa do Brasil de 2013. A equipe sousense entra no lugar do CSP, clube de João Pessoa que tinha conquistado a vaga após ser campeão da Copa Paraíba do ano passado, que servia de seletiva para a competição nacional.
O problema é que o Regulamento Específico da Competição da Copa do Brasil diz que as seletivas estaduais só são válidas quando têm a participação de um número mínimo de quatro clubes, mas a Copa Paraíba do ano passado foi realizada apenas por três times. Além do CSP, jogaram a competição o Botafogo-PB e o Treze. Desta forma, a vaga fica com o Sousa, vice-campeão estadual de 2012.
  •  
Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com) 
Paulo Schmitt culpa a FPF por indicar um clube de
forma irregular e a CBF por não fiscalizar as regras
que criou (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
O julgamento terminou em 6 a 1 e, assim, o Sousa se transforma no dono da segunda vaga da Paraíba na Copa do Brasil e muito provavelmente deve ser o adversário do Coritiba. Isso porque, segundo a tabela que já tinha sido divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol, o CSP seria o adversário do time paranaense. Agora, se a estrutura da tabela for mantida, o Sousa é que deve jogar com o Coxa.
A partida CSP x Coritiba, inclusive, estava marcada para esta quinta-feira, no Estádio Amigão, em Campina Grande, mas tinha sido suspensa justamente para esperar o julgamento da ação.
O procurador Paulo Schmitt foi o primeiro a falar. Culpou primeiro a Federação Paraibana de Futebol, que segundo ele “errou ao indicar o CSP para a Copa do Brasil”. Depois, questionou o fato de a Copa Paraíba ter sido realizada por menos de quatro clubes e por times Sub-21.
- A organização da competição não é ilegal, mas a indicação do clube vencedor para a Copa do Brasil é irregular. A Federação errou – resumiu.
No parecer do procurador, sobrou também para a CBF,  já que, segundo ele, caberia à entidade máxima do futebol nacional  “fiscalizar as regras que ela mesmo criou”.
Treino do Sousa no Marizão (Foto: Jéfferson Emmanoel / Globoesporte.com/pb) 
Time do Sousa é no lugar do CSP o novo dono da
segunda vaga da Paraíba na Copa do Brasil 2013
(Foto: Jéfferson Emmanoel / Globoesporte.com/pb)
Depois, o relator Paulo César Salomão deu o seu voto. Para ele, está claro que “houve descumprimento do regulamento da Copa do Brasil” e por isso indicou que a competição deveria, sim, ser disputada pelo Sousa, na condição de vice-campeão paraibano de 2012. Acompanharam o voto do relator Caio Rocha, Alexander dos Santos, José Arruda, Décio Neuhaus e o presidente Flávio Zveiter.
O único voto contrário foi de Gabriel Marciliano. Ele acatou a tese da FPF de que a competição foi realizada por cinco clubes. Isso porque, segundo a entidade estadual, o campeão e o vice-campeão da 2ª divisão do Campeonato Paraíbano estavam confirmados na competição, mas desistiram nas vésperas do início da Copa Paraíba.
Na verdade, o regulamento da Copa Paraíba do ano passado foi divulgado antes de o campeão e do vice-campeão da 2ª divisão (no caso Atlético de Cajazeiras e Cruzeiro de Itaporanga respectivamente) serem confirmados, e estes declinaram de participar da competição tão logo conquistaram esse direito.

Santa Cruz: Natan e Renatinho farão exames para saber a gravidade da lesão


Renatinho saiu da partida com dores na coxa esquerda. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Baixas da partida contra o Guarani-CE, nessa quarta-feira, pela Copa do Brasil, os meias Natan e Renatinho farão exame de imagem nesta sexta-feira para saber o gravidade da lesão. A informação é do departamento médico coral. Ambos os atletas saíram no decorrer do jogo com dores na região posterior da coxa esquerda.
As lesões da dupla vêm justamente no momento em que o técnico Marcelo Martelotte encotrava o time titular com a formação ideal, o 4-5-1. Se os dois não atuarem no próximo compromisso do Santa Cruz, contra o Porto, em Caruaru, pelo Pernambucano Coca-Cola, o treinador terá que quebrar a cabeça para manter o esquema ou até mesmo mudá-lo.

Além dos lesionados Natan e Renatinho, os jogadores tricolores que atuaram no confronto de quarta foram poupados do treinamento da manhã desta quinta, ainda em Juazeiro, no Ceará. Apenas seis jogadores realizaram trabalhos com bola: O goleiro Fred, os volantes Sandro Manoel e Tozo, o lateral-direito Nininho e os atacante Flávio Caça-Rato e Paulo César. Ainda na tarde de hoje, os corais retornam para o Recife, onde serão liberados. Treinamentos somente na tarde de sexta, no Arruda.

Salgueiro faz estreia contra equipe do Piauí na Série D

O Salgueiro já conhece os principais adversários na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. A Confederação Brasileira de Futebol liberou a tabela e o Carcará ficou no grupo A2 ao lado de uma equipe do Piauí, ainda a ser definida, do Maranhão, do Gurupi (Tocantins) e do Ypiranga (do Amapá). A estreia dos sertanejos é contra a equipe do Piauí no dia 2 de junho, no Cornélio de Barros.
Os jogos dos grupos são de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada chave se classificam para o mata-mata. A fase eliminatória é a que vai definir as quatros equipes que sobem para a Série C do ano que vem.
Além do Salgueiro, outros dois pernambucanos estão na quarta divisão. As equipes só serão conhecidas ao final do Pernambucano Coca-Cola deste ano. Os dois melhores times do interior, excluíndo o Salgueiro, serão os indicados para a competição. Os pernambucanos ficarão no mesmo grupo ao lado do Guarany (Ceará), de outra equipe do Ceará e de uma equipe do Rio Grande do Norte.

Por título inédito, equipe feminina do Sport encara Americana-SP no próximo sábado


Dornelas e o auxiliar técnico Gustavo discutem o esquema tático do time Foto: Gabriela Máxima/Blog do Torcedor

Em terra onde o futebol é predominante entre os esportes, o basquete conseguiu o feito de se sobressair e arrastar dezenas de pessoas às escolinhas da modalidade nos últimos meses. O mérito é todo das meninas do Sport, que fizeram uma campanha arrasadora - e invicta - na Liga Nacional de Basquete e no próximo sábado disputam a final da competição. Em jogo está o troféu inédito para uma equipe do Nordeste. A grande decisão será contra o Americana-SP, na Ilha do Retiro, às 10h.

Novos uniformes do Náutico terão vermelho predominando e números azuis


Projeção de como será o novo padrão alvirrubro

Com informações de João de Andrade Neto, do Jornal do Commercio

O lançamento do novo uniforme do Náutico é apenas no próximo sábado (6), em cerimônia nos Aflitos que também celebrará os 112 anos do clube (7 de abril). Apesar disso, já há a expectativa de como será o padrão 2013 do Timbu. A principal projeção é que a camisa alvirrubra fique bastante parecida com a do Ceará, que também é patrocinado pela Penalty, mesma fornecedora de material esportivo do Náutico.

Assim, o uniforme número um terá listras mais finas e com a cor vermelha em uma grande faixa transversal na parte da frente e em praticamente toda a parte das costas. Um detalhe é que o número da camisa será azul, que já foi utilizado pelo clube na década de 1980 e recuperado na temporada 2010.

Já o úniforme branco tem como novidade uma faixa vermelha na horizontal acima e abaixo. Nesse uniforme, o número será vermelho.

D'Alessandro é expulso, mas Inter elimina o Rio Branco-AC

O Internacional teve dificuldades, mas passou pelo Rio Branco-AC e está na próxima fase da Copa do Brasil. Mesmo com uma atuação abaixo do esperado, o Colorado bateu o seu adversário por 2 a 0. O destaque da partida foi Caio, que fez um gol e sofreu o pênalti convertido por Forlán no último lance do jogo. O argentino D’Alessandro foi expulso no primeiro tempo, após se envolver em confusão com o meia Testinha.

Ao contrário do que se esperava, o Rio Branco jogou de igual para igual no primeiro tempo. A equipe da casa chegou a criar perigo após a expulsão de D’Alessandro, e ameaçou exercer o domínio do confronto. Na etapa final, o aspecto físico pesou contra o time do Acre. O Inter dominou o tempo todo e chegou aos 2 a 0 após pressionar bastante o adversário.

O Inter agora espera o vencedor do confronto entre Santa Cruz e Guarani de Juazeiro para conhecer seu adversário na próxima etapa da Copa do Brasil – os pernambucanos venceram o jogo de ida, fora de casa, por 2 a 1. A equipe volta a campo domingo, pelo Gauchão, fora de casa, diante do Veranópolis.

Em jogo sofrível, Rithely dá vitória ao Sport sobre o Vitória da Conquista

Foi sofrível. Faltaram passes certos, chances de gol, emoção. A partida entre Vitória da Conquista e Sport esteve longe de ser a referência de um jogo técnico. O gramado do estádio Lomantão deixou a bola “viva”, e os rubro-negros tiveram dificuldade para impor o estilo de jogo mais limpo. Ainda assim, conseguiu sair na frente do adversário na estreia da Copa do Brasil. O tento solitário de Rithely deu ao time Sérgio Guedes a vantagem do empate para o duelo da volta. Desde já, fica ao Leão da Ilha a missão de apagar um recente e ruim retrospecto. Nas últimas três partidas em casa, a equipe foi eliminada da competição.

Não fosse o gol marcado aos 43 minutos, o primeiro tempo seria um marasmo. Os dois times pouco produziram ofensivamente. O jogo ficou muito concentrado no meio-campo. Disputado. Brigado. Faltoso. Eram bolas rifadas para todos os lados. Sem direção. Roteiro de uma partida ruim. O Sport tinha clara dificuldade para tocar a bola com um gramado duro.  Aliado às condições adversas do terreno, o esquema com três volantes foi de pouca serventia. Sem se lançar ao ataque como peça surpresa, o trio diminuía o poder de pressão do Rubro-negro.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Rithely marcou o gol do Sport no jogo
Nesse cenário, a única chance perigosa do Sport foi um cruzamento fechado de Cicinho. Antes disso, era o Vitória da Conquista quem se lançava ao ataque, mas também faltava precisão nos passes e na finalização. Na vez em que acaertou, Magrão fez grande defesa.  Nesse cenário crítico, veio um golpe de sorte para os leoninos. Gabriel, que se lançava ao ataque com frequência, chutou fraco, mas Heverton cortou errado. Como homem surpresa na área pela primeira vez, Rithely pegou o rebote e chutou de esquerda.

No segundo tempo, a partida seguiu no mesmo nível. O Sport custou para se adaptar ao gramado. Os passes errados persistiam. Nesse cenário, Sérgio Guedes fez duas modificaçãoes na equipe e acinou Moacir e Mateus Lima nas vagas de Cicinho e Roger.  Enquanto o Vitória da Conquista se atrapalhava nas próprias pernas quando surgiam oportunidades no ataque, o Leão da Ilha conseguiu levar apenas perigo em uma ocasião. Após cruzamento de Fábio Bahia, Mateus Lima subiu para cabecear e obrigou Alex a fazer grande defesa.

Vitória da Conquista 0
Alex; Mica, Sílvio, Heverton e Raul; Edmar (Renilton), Junior Gaúcho, A. Azevedo e Tiaguinho; Carlos e Cacá. Técnico: Bira Veiga

Sport 1
Magrão; Cicinho (Moacir), Gabriel, Maurício e Reinaldo; Tobi, Fábio Bahia, Rithely e Lucas Lima (Marcos Aurélio); Felipe Azevedo e Roger (Mateus Lima). Técnico: Sérgio Guedes

Local: estádio Lomantão (Vitória da Conquista)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima (SE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Pedro José Santos de Araújo (AL)
Gols: Rithely (aos 43min do 1ºT);
Cartões Amarelos: Maurício, Tobi (S); Sílvio (V)
Público: 5.547
Renda: R$ 100.195,00

Santa Cruz vence, mas permite reação do Guarani-CE e não evita jogo de volta

Ficha do jogo

Guarani-CE

Grison; Joilson, Jefferson Petrolina, Tobias e Lucas (Bruno); Guídio, Gustavo, Djalma e Lenilson; Edson Pittbull (Paulão) e Moré (Marquinhos). Técnico: Play Freitas.

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Everton Sena, William Alves, Renan e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso (Tozo), Renatinho (Jefferson Maranhão), Natan (Paulo César) e Raul; Dênis Marques. Técnico: Marcelo Martelotte

Estádio: Romeirão (Juazeiro do Norte-CE). Árbitro: Renan Roberto de Souza (PB). Assistentes: Rogério de Oliveira Braga e Karol Soares Martins (ambos do PI). Gols: Luciano Sorriso, Raul e Gustavo. Cartões amarelos: Lenilson, Guídio, Tobias (G) e Everton Sena (SC). Público: 2.183. Renda: R$ 26.930.