Webradiotop1FM

30 de abril de 2013

Santa Cruz terá duas mudanças contra o Internacional

Antes de encarar a decisão do Campeonato Pernambucano, no domingo contra o Sport, o Santa Cruz terá de desviar as atenções para a Copa do Brasil, competição que também é estilo mata mata e não pode ser subestimada. Contra o Internacional, o técnico Marcelo Martelotte terá duas mudanças no elenco: Jefferson Maranhaão e Luciano Sorriso foram vetados pelo departamento médico. Flávio Caça-Rato e Sandro Manoel serão os substitutos, respectivamente. O jogo está marcado para a próxima quarta-feira, às 21h50, no Arruda.

Luciano Sorriso foi poupado do jogo desta quarta-feira Foto: Miséria.com/Futura Press
O desfalque de Jefferson Maranhão já era esperado, mas a situação de Luciano Sorriso foi revelada na manhã desta terça-feira. O atleta reclamou de desconforto muscular na coxa direita e foi poupado desta partida, até como medida conservadora para o Clássicos das Multidões no final de semana - a intenção é contar com Sorriso contra o Sport. Embora com duas mudanças no grupo, Martelotte confirmou que a postura do Santa permanecerá a mesma das outras partidas.
"Jefferson e Sorriso estão fora desse jogo, mas a equipe deve ser a mesma. Assisti a marioria dos jogos deles, é, de fato, uma equipe muito qualificada, com chances de ser campeã.  Mas nada disso vai fazer com que a gente mude a maneira de jogar", observou o comandante coral.
Portanto o Santa Cruz vai no 4-4-2 e está definido com Tiago Cardoso; Éverton Sena, Renan, William Alves e Tiago Costa; Anderson Pedra, Sandro Manoel, Renatinho e Raul; Flávio-Caça-Rato e Dênis Marques.

Técnico assegura que jogo será de igual para igual Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Marcelo Martelotte ainda confessou que o Internacional assume a condição de favorito, por ser uma equipe de primeira divisão, por ter excelentes jogadores como Forlan e Leandro Damião e, lógico, pela qualidade do elenco de modo geral. "Mas também podemos transformar um bom resultado nesse jogo como fator motivacional para a final. A gente vai jogar como vem jogando, tem que se defender como acontece com qualquer adversário. Nossa postura é a mesma, nossa escalação também. Portanto, as duas equipes entram em pé de igualdade nos dois jogos", concluiu.

André Dias reúne euforia e ansiedade para estrear com a camisa do Santa


Foto: Thiago Wágner/Blog do Torcedor
São mais de 12 meses sem jogar futebol, mas finalmente o atacante André Dias poderá entrar em campo em um jogo oficial. O retorno pode acontecer na próxima quarta-feira, quando o Santa Cruz enfrenta o Internacional, pela Copa do Brasil (às 21h50, no Arruda). O jogador corre contra o tempo para mostrar serviço antes que o contrato de três meses termine e confessou que esta é a oportunidade será aproveitada da melhor forma possível.
"Fico feliz porque essa primeira oportunidade apareceu e principalmente por ser contra um clube como o Internacional. Agora é esperar o jogo de amanhã (quarta-feira) e repetir a forma como o time vem jogando. Eu, particularmente, estou com saudade de jogar e estou louco para jogar. Toda estreia tem um pouco de ansiedade. Confesso que estou eufórico", revelou.
Nesta terça-feira, o técnico Marcelo Martelotte já confirmou que André Dias é opção e deverá ser testado durante a partida, assim como o zagueiro Leandro Sousa - que esteve no Guarani cumprindo um contrato temporário.
O atacante, por sua vez, elogiou a postura de Martelotte. "Admiro o Marcelo pelo fato de ele colocar o time de igual para igual independente do adversário.  A gente tem visto várias situações que nem sempre o time milionário vence, vamos pensar no potencial do Santa Cruz para buscar a vitória", completou.
Se por um lado a motivação do jogador é um ponto a favor, um fator negativo é a questão física. André não atua em partidas oficiais há mais de um ano, o que pode prejudicar seu rendimento em campo. O atleta é experiente e sabe das dificuldades e garante: "Posso jogar 70% da partida. Até aí dá para ir tranquilo. Baseado no jogo-treino que a gente teve aqui digo isso, mas a exigência de um jogo realmente é muito maior, então posso certificar de que a maioria do jogo eu aguento".

Sem Sorriso, Sandro Manoel terá missão de se firmar como titular do Santa

Nos instantes finais para o técnico do Santa Cruz, Marcelo Martelotte, definir os jogadores relacionados para o confronto com o Internacional, pela Copa do Brasil, uma má notícia chegou do departamento médico do clube. Trata-se de desfalque do volante Luciano Sorriso, que sente desconforto muscular na coxa direita e foi vetado. Com isso, Sandro Manoel mais uma vez vai substituir o colega com a expectativa de mostrar um bom trabalho e, quem sabe, se firmar no meio-campo do Tricolor.

Foto: JC Imagem
O jogador ressaltou que sua entrada não compromete em nada o esquema formado por Martelotte. A justificativa que ele deu é que seu estilo de jogo é bastante similar ao de Sorriso. "Não muda muita coisa não. As nossas características são parecidas. Não muda porque ele é segundo volante e eu  também sou. Sorriso é um cara que conduz mais a bola e o meu foco é mais tocar a bola. Ele tem as qualidades dele, eu tenho as minhas", pontuou o volante.
Contra o Internacional, vários jogadores acreditam que o jogo pode ser uma espécie de vitrine para o futebol nacional, Sandro Manoel acompanha a opinião e confirmou que vai aproveitar a oportunidade que lhe foi dada. "Comigo não é diferente, recebi essa oportunidade de iniciar jogando e vou buscar o resultado positivo", completou.

Nielson apita Santa x Sport e Ricci é escalado para jogo do Náutico


A Comissão de Arbitragem divulgou, na tarde desta terça-feira, o resultado do sorteio que definiu os árbitros que vão apitar as finais do Campeonato Pernambucano. Para o Clássico das Emoções entre Santa Cruz e Sport o nome é Nielson Nogueiro, enquanto para a disputa do terceiro lugar uma novidade: o retorno de Sandro Meira Ricci ao Estado para apitar a partida entre Náutico e Ypiranga.
A princípio, Sandro Meira Ricci, que é natural do Distrito Federal, integrou o quadro de arbitragem de Pernambuco para reforçar a lista e ser o homem do apito acinado para jogos decisivos e clássicos. No entanto, o presidente do Náutico, Paulo Wanderley, protagonizou uma polêmica envolvendo o árbitro e sua atuação no último clássico entre Sport e Náutico, no dia 17 de março. O mandatário criticou severamento Ricci e desafio ou a Federação a escalá-lo novamente em um jogo do Timbu.
LEIA MAIS:

Revoltado, presidente do Náutico desafia Federação e critica Meira Ricci

Desde então, o árbitro não aparece em sorteios de árbitros para os jogos do Pernambucano, causando inquietação dos clubes, torcedores e da crônica esportiva. A justificativa dada pela comissão de arbitragem é que Ricci estava frequentando seminários da Fifa visando à Copa do Mundo. Agora, porém, o árbitro não tem compromissos previstos e foi sorteado para o jogo do Náutico, sábado, às 16h.

Santa Cruz acionará torcedor do Náutico, junto ao Ministério Público.

A Diretoria do Santa Cruz vai ao Ministério Público de PE, às 17h30 desta terça-feira (30), solicitar, através do seu Procurador-Geral, Dr. Aguinaldo Fenelon de Barros, que seja investigada a autoria e veracidade das declarações de preconceito racial, contra a torcida Coral, por parte do torcedor do Náutico, Luiz André Lapenda.

O referido torcedor postou no seu Twitter pessoal mensagem rascista e preconceituosa, contra a torcida do Santa Cruz, por conta da eliminação alvirrubra, na Semifinal do PE 2013 para O Mais Querido. (ver foto acima).

No entendimento do Presidente do Conselho Deliberativo, Sylvio Ferreira, "é de estarrecer que, em pleno Séc vinte e um, ainda hajam pessoas que pensam e movem suas ações de forma racialmente preconceituosa, socialmente discricionária, e politicamente ofensiva; comportando-se, assim, ao arrepio das leis do país e na contramão da observância do respeito a dignidade humana", disse.

Entendendo que a publicação é danosa à múltiplicidade de raças que constituem a torcida do Santa Cruz, de uma forma geral, professor Sylvio Ferreira justifica a posição da Diretoria Coral.

"Por esta razão, em defesa dos preceitos éticos, morais, sociais e raciais, que norteiam a vida do Santa Cruz Futebol Clube, ao longo dos seus quase cem anos de existência, comunicamos aos conselheiros que o Clube, através da Presidência do Executivo e da Presidência do Conselho Deliberativo, adotará as medidas jurídicas cabíveis, junto ao Ministério Publico do Estado de Pernambuco, objetivando fazer que comentários ofensivos e desairosos, como os que foram feitos, não tenham mais lugar na nossa sociedade", finalizou.

Na visita de logo mais, a Diretoria Coral será representada pelo Presidente Antônio Luiz Neto, o Presidente do Conselho Deliberativo, professor Sylvio Ferreira e o Presidente de Honra do Conselho Deliberativo, Desembargador Bartolomeu Bueno.

Zagueiro Jean Rolt será operado no Náutico


Foto: Rômulo Alcoforado/Blog do Torcedor

Depois de praticamente quatro meses com idas e vindas do departamento médico, o zagueiro Jean Rolt, do Náutico, será operado do joelho direito. A previsão de volta do atleta aos gramados é somente para depois da Copa das Confederações, quando a equipe estará disputando o Brasileirão.
Jean Rolt chegou em janeiro para a pré-temporada do Timbu já com problemas no joelho. A lesão ocorreu na temporada passada, durante a disputa do Brasileirão pelo próprio Náutico. O DM alvirrubro resolver tratar de maneira conservadora. Jean chegou até a atuar esse ano por quatro jogos. Contudo, voltou para o departamento médico.

Saldo de gols vai definir mando de campo de possível terceiro jogo da final


Se  Santa Cruz e Sport empatarem no saldo, o mando de campo do terceiro jogo da final será conhecido através de sorteio

O mistério acabou. A federação pernambucana de futebol definiu como será a decisão do local de uma possível terceira partida da decisão do Campeonato Pernambucano Coca-Cola 2013. A medida privilegiará o saldo de gols: quem for melhor nesse critério, nas duas primeiras partidas, terá o privilégio de atuar em casa na derradeira.
Em caso de dois resultados iguais - 1 x 0 para o Santa no Arruda e 1 x 0 para o Sport na Ilha, por exemplo- a decisão será tomada pelas famigeradas "bolinhas". Através do sorteio.
As dúvidas sobre uma terceira partida já geraram uma certa polêmica. O presidente da entidade máxima do futebol local, Evandro Barros de Carvalho, chegou a afirmar á Rádio Jornal que preferia que os três jogos fossem no Arruda. O Sport já dissera que iria brigar contra essa decisão.
No fim das contas, o bom senso prevaleceu - e foi estabelecido um critério esportivo para definir o mando de campo da partida que pode definir o campeonato mais conturbado dos últimos anos.

Éverton Sena encara jogo contra o Internacional como um sonho


Foto: Guga Matos/JC Imagem

O sonho de todo jogador é atuar na Seleção Brasileira. Para chegar lá, porém, tem antes que disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. O lateral-direito do Santa Cruz, Éverton Sena, sabe muito bem o caminho, embora reconheça que ainda está longe para ele conseguir o feito. Atleta da base do Tricolor, Sena já se satisfaz, e muito, com a oportunidade de disputar uma partida contra um grandão da elite do futebol, o Internacional. O jogo será na próxima quarta-feira, às 21h50, pela segunda fase da Copa do Brasil.

"Certamente o sonho de todo jogador é estar na Série A. O Santa Cruz está tendo essa chance agora. A responsabilidade é nossa. Temos que apostar no nosso trabalho e levar o jogo para Porto Alegre. A gente pensa na final do Estadual, mas hoje a gente está focado na Copa do Brasil, porque o torneio nacional é uma vitrine", comentou o atleta, que ainda mencionou a oportunidade de fazer história, caso o Santa vença a partida e leve a decisão para Porto Alegre.

De acordo com Sena, o Santa Cruz pode entrar em campo como não favorito, já que o adversário é o Internacional, e se aproveitar da situação para surpreender o rival. Na opinião dele, isso aconteceu no Pernambucano nos dois últimos anos. "A gente está aqui para fazer história, surpreender até. Podemos começar comendo pela beirada. Já fizemos isso duas vezes e foi dessa forma que fomos campeões", completou.

O lateral ainda tem boas lembranças em Copas do Brasil. Ano passado ele foi lembrado por ter sido o marcador carrapato de Lucas, ex-São Paulo que hoje joga no PSG, da França. "O segredo é sempre manter a personalidade. Aquela partida era aguardada há muito tempo. Era a primeira vez que eu enfrentava um time maior e também comecei a aparecer como marcador", lembrou.

Presidente do Náutico assume erros e visa reformulação do elenco


Paulo Wanderley acredita que o Náutico vai precisar contratar sete jogadores para o Brasileirão

Depois da eliminação na semifinal do Pernambucano Coca-Cola, chegou a hora do Náutico arrumar a casa e pensar no futuro. Na noite desta segunda-feira, a tradicional reunião da diretoria com a comissão técnica tem muito assunto para ser discutido. Reformulação do elenco está em pauta. Mas o presidente alvirrubro, Paulo Wanderley,  disse que a disputa pelo terceiro lugar,  contra o Ypiranga, a próxima meta do Náutico.
"Com todo respeito ao Ypiranga, o Náutico tem que entrar em campo para vencer. Nós temos que jogar a Copa do Nordeste, não podemos ficar de fora mais uma vez. É nossa obrigação. Então, vamos jogar para valer a decisão do terceiro lugar", declarou o mandatário do Timbu.
Paulo Wanderley declarou que o Náutico conseguiu montar um grupo forte para a temporada. Porém, o clube encontrou algumas dificuldades que não conseguiu superá-las. "Perdemos jogadores importantes, como Kieza e Araújo, que saíram do clube e não conseguiu substituí-los à altura.  Para completar, outros se machucaram, como Jean Rolt, Martinez e Elicarlos", afirmou.
Para o dirigente, o Náutico foi eliminado pelos próprios erros. Ao contrario de muitos alvirrubros, não apontou a passagem de Vágner Mancini no clube como o fator que causou a queda de rendimento do elenco. "De forma alguma. Todos no clube erraram", afirmou.
O certo é que o Náutico vai passar por uma reformulação no elenco. Afinal, o Timbu terá pela frente a Sulamericana e o Brasileirão. A equipe precisa fortalecer. Na visão do presidente, o Náutico vai precisar cerca de sete jogadores. "Mas tudo isso vai passar por uma conversa com todos os dirigentes", destacou.

Sport faz treino no campo auxiliar e repete escalação da última partida


Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
No treino da manhã desta terça-feira, Sérgio Guedes fez um coletivo com treze jogadores na linha, no campo auxiliar da Ilha do Retiro. Mas, depois de cerca de uma hora de trabalho, o treinador tirou três atletas e fez a movimentação com os dez atletas tradicionais em cada lado, além dos goleiros. E a equipe titular utilizada pelo comandante foi a mesma da útlima partida, contra o Ypiranga, quando o Sport derrotou o adversário por 4 x 2.
A postura da equipe foi novamente agressiva, uma vez que, nesta escalação, há quatro jogadores com características muito ofensivas: Lucas Lima, Marcos Aurélio, Felipe Azevedo e Felipe Menezes. A escalação completa foi a seguinte: Magrão; Cicinho, Maurício, Gabriel e Reinaldo; Tobi, Rithely, Lucas Lima e Marcos Aurélio; Felipe Azevedo e Felipe Menezes.
O Sport teve uma mudança na programação do treino desta manhã. A movimentação, que seria no centro de treinamento José de Andrade Médici, passou para a Ilha do Retiro. O motivo foi um protesto que aconteceu no caminho para o CT, que causou um grande engarrafamento.