Webradiotop1FM

2 de junho de 2013

BRASIL 2 X 2 INGLATERRA

RIO - A maldição da seleção brasileira contra os países campeões mundiais lembra a reforma do Maracanã: parece interminável. Mas ao contrário do estádio, que finalmente foi reaberto neste domingo, embora ainda precisando dos últimos retoques, a sina da equipe pentacampeã continua. Diante de 66 mil torcedores que lotaram o palco maior do futebol carioca, o time de Luiz Felipe Scolari empatou com a Inglaterra em 2 a 2 no penúltimo amistoso antes da estreia na Copa das Confederações.
Sem vencer um clássico do futebol mundial desde novembro de 2009, quando bateu a própria seleção inglesa por 1 a 0, no Qatar, o Brasil terá nova chance de acabar com a escrita no próximo domingo, quando enfrentará a França na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A estreia no torneio da Fifa será dia 15, em Brasília, contra o Japão, pelo grupo A, que tem também México e Itália. Já são sete jogos, dois treinadores (Mano Menezes e, agora, Luiz Felipe Scolari), e três anos e sete meses de jejum contra adversários de primeiro escalão.

BRASIL 2 X 2 INGLATERRA



Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data/Hora: 2/6/2013, às 16h (de Brasília)

Árbitro: Wilson Roldán (COL))

Auxiliares: Eduardo Diaz (COL) e Wilson Berrios (COL)



Renda/Público: R$ 8.615.730,00 / 57.280 pagantes

Cartões amarelos: Hulk (BRA)

Cartões Vermelhos: Não houve

Gols: Fred, aos 11'/2ºT (1-0); Oxlade-Chamberlain, aos 21'/2ºT (1-1); Rooney, aos 33'/2ºT (1-2) e Paulinho, aos 36'/2ºT (2-2)


BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Filipe Luis (Marcelo - Intervalo); Luiz Gustavo (Hernanes - Intervalo), Paulinho (Bernard - 37'/2ºT) e Oscar (Lucas - 11'/2ºT); Hulk (Fernando - 27'/2ºT), Neymar e Fred (Leandro Damião - 34'/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
INGLATERRA: Joe Hart; Glen Johnson (Oxlade-Chamberlain - 16'/2ºT), Jagielka, Cahill e Baines (Ashley Cole - 31'/1ºT); Carrick, Jones, Lampard, Milner e Walcott (Rodwell - 37'/2ºT); Rooney. Técnico: Roy Hodgson.

Náutico marca no fim e escapa da derrota na despedida dos Aflitos


Rogério sobe para marcar o primeiro gol do Náutico. Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Não foi a despedida que o torcedor alvirrubro queria para os Aflitos. Foi a verdadeira água no chopp para a torcida que compareceu em bom número para dizer adeus ao estádio quase centenário. O clima de festa ocorreu apenas antes do jogo. Porque durante os 90 minutos de atuação, o Náutico mostrou que a vontade não é suficiente para se vencer em uma Série A. O Timbu até começou bem abrindo o placar no início do primeiro tempo. No entanto, cedeu espaços para o adversário e quase saiu derrotado do seu último jogo nos Aflitos. A igualdade veio no último lance do confronto. 2x2 foi o placar contra a Portuguesa, pela terceira rodada do Brasileirão, na noite deste domingo. Rogério e Marcos Vinícius fizeram pelos alvirrubros, enquanto Michel e Romão anotaram para a Lusa.
Com o resultado, o Náutico permanece na lanterna da competição com apenas um ponto somado. A Portuguesa está duas posições acima também com um ponto. Na próxima rodada, os alvirrubros encaram o Flamengo, em Florianopólis.

FICHA DA PARTIDA - NÁUTICO 2X2 PORTUGUESA

Náutico: Felipe, Maranhão, William Alves, João Felipe e Bruno Colaço (Josa); Auremir, Martinez e Marcos Vinícius; Rogério, Caion (João Paulo) e Jones Carioca (Rodrigo Souto). Técnico: Silas.

Portuguesa: Gledson; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Matheus (Romão), Correa e Souza; Cañete (Henrique) e Michel (Moisés). Edson Pimenta.

Série A. Local: Aflitos. Árbitro: Auxiliares: Gols: Rogério (N) aos 15 e Michel aos 31 minutos do primeiro tempo; Romão aos 36 e Marcos Vinícius aos 46 minutos do segundo tempo. Amarelos: Bruno Collaço (N), Luis Ricardo (P), Rogério (N), Auremir (N) e Josa (N). Público: 15.013. Renda: R$ 227.520.

Santa estreia com vitória comandada por Júnior Xuxa


Júnior Xuxa foi fundamental para a vitória do Santa. Foto: Edmar Melo/JC Imagem

O Santa Cruz foi um time consistente para estrear com vitória na Série C do Campeonato Brasileiro. Ao fazer 2x0 no Luverdense, pelo Grupo A, os tricampeões pernambucanos mostraram segurança na defesa e eficiência no ataque. O destaque ficou para o estreante Júnior Xuxa, participante efetivo dos dois gols.

Diferente de anos anteriores o sofrimento do Santa para marcar o primeiro gol na estreia não existiu. E quem cuidou disso foi o estreante Júnior Xuxa com a inestimável colaboração do volante Júlio Terceiro. Logo aos três minutos, o camisa 11 cruzou e antes que qualquer vermelho, preto e branco tocasse na bola, Júlio tratou de surpreender seu goleiro e empurrar de cabeça contra o próprio patrimônio.

Ficha do jogo:

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Nininho, Renan, Leandro Souza Éverton Sena; Tozo, Luciano Sorriso, Raul e Júnior Xuxa; Caça-Rato e André Dias. Técnico: Sandro Barbosa.

Luverdense: Gabriel; Raul Prata, Zé Roberto, Murilo e Edinho; Júlio Terceiro (Murilo), Leandrinho, Rafael Tavares (Samuel) e Tatu (Washington); Marcelo Maciel e Tozin. Técnico: Roberval Davino.

Local: Arruda. Árbitro: Manoel Nunes Lopo (Bahia). Assistentes: Broney Machado e Kildenn Tadeu (ambos da Paraíba). Gols: Júlio Terceiro (contra), aos três minutos do primeiro. Júnior Xuxa, aos 11 do segundo.

Salgueiro estreia em grande estilo: 4x0 no Parnahyba

O Salgueiro não poderia ter uma estreia melhor pelo grupo A2 da Série D do Campeonato Brasileiro. O Carcará voltou a usar a força do Cornélio de Barros para golear o Parnahyba, do Piauí, por 4x0, na tarde deste domingo (2). A vitória aliada ao saldo de gols pôs o time pernambucano na ponta da classificação.

O jogo também teve o show particular do meia Clebson, autor de três gols. Ele começou a festa aos 15 minutos do primeiro tempo. Aos 50 segundos da etapa final, marcou o segundo. O terceiro veio no fim, aos 43, em cobrança de pênalti. Já nos acréscimos, Yerien fechou a conta.
Já o Ypiranga, de Santa Cruz do Capibaribe, empatou, no sábado, com o Guarany-CE, por 1x1, no Estádio Otávio Limeira Alves, na “Terra da Sulanca”. O Central, outro pernambucano na Série D, perdeu por 1x0 do Tiradentes, no Ceará.

Os personagens que dão vida ao estádio dos Aflitos


Há quase 40 anos vendendo sorvete nos Aflitos, Vevete agora quer ir para a Arena Pernambuco. Fotos: Thiago Wagner/Blog do Torcedor

Eles não calçam chuteiras, não jogam e muito menos fazem gols. No entanto, constituem parte importante dos Aflitos e são amados por praticamente todos os torcedores. Lamentam o último jogo do Náutico no estádio neste próximo domingo, mas preferem deixar as tristezas de lado. Querem aproveitar até o último segundo do local que se tornou quase uma casa. Vevete, Barulho, Americano, Araponga e Kuki dão vida aos Aflitos. Juntos, os cinco são parte do passado e do presente do clube de Rosa e Sila. E juntos querem seguir no futuro da equipe. O Blog do Torcedor entrevistou o quinteto durante essa semana. As histórias de todos seguem abaixo:

Americano, o ponto de parada de quase todo alvirrubro

Há 15 anos no Náutico, Normar Bortoleti já nem recorda direito qual foi o primeiro lanche que serviu nos Aflitos. Conhecido como Americano, apelido que ganhou de um garçom devido ao nome diferente, Normar é dono de um ponto que funciona quase como parada obrigatória para todo alvirrubro em dia de jogos do Náutico. Sua lanchonete fica na sede social do Timbu e fica cheia quando o Alvirrubro atua seja por qual campeonato for. Os lanches, quase sempre sanduíches, são diversos. E para quem pensa que o movimento é apenas antes das partidas, Americano revela o contrário. "Tem torcedor que fica aqui até meia-noite bem depois que acaba o jogo", diz ele apontando para as televisões que fazem o ambiente do seu ponto.

Americano não vai para a Arena Pernambuco, por enquanto, garante. Prefere ficar na casa que o acolheu por muito tempo. E já planeja mudanças no comércio para continuar atraindo o torcedor. "Temos que nos adaptar. Para tudo existe alternativas. É verdade que 90% do nosso movimento é futebol, mas vamos ficar. Tem até cliente que já disse que vai assistir a alguns jogos com a gente", afirma.



A diminuição de rendimento da lanchonete, porém, talvez seja o que Americano menos lamenta no momento. Ele, que não gosta de falar da despedida, diz que vai sentir falta mesmo é do torcedor e das vitórias do Timbu ocorrendo ao seu lado. "Tenho lembranças muito boas aqui. O título de 2001 e o ano passado quando nos classificamos para a Sul-Americana. Vou sentir saudades mesmo é do torcedor. Tenho muitos amigos".

O Vevete que vem de pai para filho

Quem também revela a tristeza pela despedida dos Aflitos é Samuel Santos, o vendedor de sorvetes conhecido como Vevete por todos. Samuel, que tem 56 anos, está há quase 40 no estádio em um negócio que herdou do pai dele. "A ideia do sorvete foi do meu pai. Sempre fomos alvirrubros. Fico meio triste com o fim dos jogos aqui, mas tenho esperança de vender o Vevete na arena", diz ele sem esquecer do nome que também foi criação do pai.

O vendedor de laranjas que quer seguir nos Aflitos

Ao contrário de Vevete, Felisberto da Silva Nunes, 59 anos, não sonha em ir para a Arena Pernambuco. O Barulho, como é conhecido no reduto alvirrubro, prefere continuar vendendo suas laranjas nos Aflitos e no centro de treinamento Wilson Campos, na Guabiraba. "Não quero ir para a arena não. Vou ficar aqui mesmo", afirma.

Laranjas vão continuar nos Aflitos


Sobre a despedida dos Aflitos, Barulho, que está há quase 40 anos no estádio, não pode ter outros sentimento que não seja a tristeza. "Fiz muitos amigos aqui e por isso vou continuar vindo. É minha segunda casa".

O "dono" das chaves dos vestiários do Náutico


Ele é quase sinônimo de Náutico. Severino Matias de Carvalho, o Araponga, é o roupeiro do Timbu na teoria, porque na prática ele é mais do que isso. Araponga é praticamente o "dono" dos vestiários alvirrubros. "Sempre fui Náutico. Aqui é minha casa. Vivi mais tempo aqui do que onde moro atualmente. São 43 anos de Aflitos", diz.

Araponga está nos Aflitos faz mais de 40 anos


Na memória de Araponga a melhor lembrança é o hexacampeonato estadual (63-68) obviamente. No entanto, o seu maior ídolo está na história recente do Timbu. Trata-se do ex-atacante Kuki. "Ele nunca jogou um uniforme no chão. Sempre dobrou e me entregou na mão. O único defeito dele é que não gostava de perder e ficava irritado em certos momentos. Mas Kuki sempre foi uma boa pessoa", conta.

Contra a Luverdense, Santa Cruz inicia caminhada para voltar à Série B


Sandro Barbosa (foto) substitui Marcelo Martelotte no comando dos corais. Foto: Guga Matos/JC Imagem

Neste domingo, o Santa Cruz inicia uma busca para acabar com um tormento que já dura seis anos. O Tricolor começa a caminhada para tentar obter o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro do ano que vem. A partida contra a Luverdense, no Arruda, às 18h30, pelo grupo A da Série C, é apenas o primeiro passo dessa jornada.

Por conta do tricampeonato estadual, o otimismo é o sentimento mais forte entre os tricolores para esse início de Terceirona. No entanto, há algumas dificuldades para o Santa Cruz. A primeira delas foi provocada pelo próprio título coral. Alguns jogadores ficaram valorizados e receberam propostas dos rivais do Recife para deixar o Arruda. Dois deles saíram de fato: o zagueiro William Alves, que foi para o Náutico, e o volante Anderson Pedra, que foi para o Sport. Nem o técnico Marcelo Martelotte escapou das sondagens. Ele foi para o Leão.

LUVERDENSE - A Luverdense vem para o confronto diante do Santa Cruz sem dois seus zagueiros titulares. Braga sentiu lesão muscular e foi vetado para o jogo, enquanto Zé Roberto perdeu a mãe durante a semana e não reúne condições psicológicas de atuar. Apesar das dificuldades o técnico Roberval Davino está otimista e deve utilizar praticamente a mesma equipe que vinha sendo escalada.

FICHA DA PARTIDA - SANTA CRUZ X LUVERDENSE


Santa Cruz - Tiago Cardoso; Nininho, Renan, Leandro Souza Éverton Sena; Tozo, Luciano Sorriso, Raul e Júnior Xuxa; Caça-Rato e André Dias. Técnico: Sandro Barbosa.

Luverdense: Gabriel; Raul Prata, Zé Roberto, Murilo e Edinho; Júlio Terceiro, Leandrinho, Rafael Tavares e Tatu; Marcelo Maciel e Tozin. Técnico: Roberval Davino.

Série C. Local: Arruda: Horário: 18h30. Árbitro: Manoel Nunes Lopo (Bahia). Assistentes: Broney Machado e Kildenn Tadeu (ambos da Paraíba).

Náutico encara a Portuguesa na despedida dos Aflitos


É o último jogo do Timbu no estádio. Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Náutico e Portuguesa poderia ser apenas mais um jogo do Brasileirão 2013. Mas não é. Quando as duas equipes entrarem em campo para o duelo, a partir das 16h, a torcida alvirrubra estará se despedindo dos Aflitos. Afinal, a próxima partida do Timbu na competição será no dia 7 de julho, contra a Ponte Preta. E nesta data, os alvirrubros já estarão mandando os seus jogos na Arena Pernambuco. Não dá para medir a emoção dos alvirrubros. O certo é que a circunstância aumenta a pressão sob os jogadores para que o Náutico vença a Lusa e consiga quebrar a sequência de maus resultados.

Apesar do técnico Silas afirmar que ainda é cedo para falar em crise no Náutico, as críticas que a equipe vem recebendo incomoda os jogadores e até o próprio treinador. O Timbu não vem agradando desde a reta final do Pernambucano COca-Cola. Nos dois primeiros jogos, duas derrotas: 2x0 diante do Grêmio e 3x0 para o Vitória, em pleno estádio dos Aflitos. O futebol pobre em criatividade aumentaram o questionamento sobre o trabalho de Silas, que se mantém tranquilo. "É preciso ter tempo para que o trabalho surta efeito. O importante é que eu tenho convicção no que está sendo executado", declarou o treinador.
 
PORTUGUESA

A Lusa só jogou na abertura do Brasileirão, quando foi derrotada para o Vasco, por 1x0, no estádio São Januário. O duelo de meio de semana, contra o Fluminense, foi adiado por causa da partida do time carioca, contra o Olímpia, pela Libertadores. Por isso, a Portuguesa teve uma semana de trabalho para encarar o Timbu. A novidade no time será a escalação do meia argentino Cañete, emprestado pelo São Paulo até o final do ano. Ele entra no lugar de Diogo, que foi expulso no duelo contra o Vasco. No gol da Lusa, o Glédson, ex-jogador do Náutico, está confirmado na equipe.

Ficha técnica

Náutico - Felipe, Maranhão, William Alves, João Felipe e Bruno Colaço; Auremir, Martinez e Marcos Vinícius; Rogério, Caion e Jones Carioca. Técnico: Silas.
Portuguesa - Gledson; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Matheus, Correa e Souza; Flecha Arraya (Cañete) e Romão. Técnico: Edson Pimenta.
Série A. Local: Aflitos. Horário: 18h30. Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA). Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Thiago Gomes Brigido (CE).

Central perde e Ypiranga empata na estreia da Série D

A vitória não apareceu na estreia de dois clubes pernambucanos na Série D do Campeonato Brasileiro, na tarde deste sábado. O Central perdeu por 1x0 para o Tiradentes, do Ceará, jogando fora de casa, enquanto o Ypiranga ficou no 1x1 com Guarany, também do Ceará, jogando Otávio Limeira, em Santa Cruz do Capibaribe. Ambos os jogos foram válidos pelo grupo A3 da competição.

Neste domingo, o Salgueiro faz a estreia na Quarta Divisão. O Carcará encara o Paranhyba, do Piauí, no Cornélio de Barros, em Salgueiro. A partida ocorre, às 18h30.

Brasil recebe a Inglaterra no primeiro e último teste do Maracanã antes das Confederações

Poucas são as pessoas que pensam ou falam no Maracanã e não associam o nome com o futebol. O estádio é quase um sinônimo do esporte que consagrou o Brasil cinco vezes campeão mundial. Pois bem, depois de quase três anos longe dos holofotes do futebol por causa de reforma para a Copa do Mundo, o Maraca volta a receber uma partida profissional. Agora repaginado para o formato de arena, o Maracanã será palco do amistoso entre Brasil e Inglaterra, neste domingo, às 16h.


INGLATERRA - Se Felipão fez treino secreto,  técnico da Inglaterra, Roy Hodgson, também tem o seu mistério. Ele não confirmou o time titular dos europeus e afirmou que fará isso somente minutos antes da partida. Uma certeza é que os ingleses não irão se preocupar apenas com Neymar. "Estamos preocupados com o Neymar, sim, mas infelizmente outros jogadores também podem nos causar problemas se tiverem espaço", afirmou.

FICHA DA PARTIDA - BRASIL X INGLATERRA

Brasil - Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Paulinho, Oscar, Lucas (Hulk), Neymar e Fred.

Inglaterra - Hart; Johnson, Cahill, Jagielka, Cole; Carrick, Milner,Lampard; Oxlade-Chamberlain, Walcott, Rooney. Técnico: Roy Hodgson.

Amistoso internacional. Local: Maracanã (Rio de Janeiro). Horário: 16h.