Luiz Felipe Scolari está comemorando o título da Copa das Confederações. Mas com cautela. Logo depois da partida, na entrevista protocolar da Fifa ainda em campo, ele fez questão de ressaltar que a dificuldade da Copa do Mundo, no ano que vem, é mais forte do que o torneio que acaba de terminar.

Não estava previsto [a goleada].Mas é um caminho que percorremos. Sabemos que um só jogo não reflete todo o campeonato. Mas o objetivo [a Copa do Mundo] é um campeonato muito mais forte do que esse. Mas encontramos um caminho pra trilhar. E com muito mais confiança“, afirmou o treinador.
Felipão também foi questionado sobre as memórias que tinha de um torneio semelhante, em que saiu derrotado dentro de casa. Em 2004, Portugal organizou a Eurocopa e chegou à final, sob o comando de Scolari. Mas perdeu a decisão – o campeão foi a zebra Grécia.
Perdi [aquela final] e foi uma frustração para todo o povo português. E ainda mais para mim, que me considero português, pelo jeito que me tratam. São coisas da vida. Em casa, ganhei uma com o Kuait (Copa das Nações do Golfo, em 1990) e uma agora com o Brasil, Mas perdi outra em casa“, lembrou.
Outro ponto ressaltado pelo treinador foi o bom ambiente que o título proporciona para a seleção. “Cria-se uma situação favorável [para a seleção]. Um ambiente melhor. O que o povo tem feito por nós, dentro de campo, é fantástico, maravilhoso. Temos de ter como princípio a amizade e a união“.
Uol.com