Webradiotop1FM

9 de janeiro de 2014

NOTA À IMPRENSA E À COMUNIDADE ESPORTIVA - Portaria assinada pelo Ministro do Esporte

NOTA À IMPRENSA E À COMUNIDADE ESPORTIVA
Portaria assinada pelo Ministro do Esporte
APÓS 9 ANOS OS RECURSOS ESTÃO LIBERADOS PARA OS CLUBES NA FORMAÇÃO DE ATLETAS OLÍMPICOS E PARAOLÍMPICOS
 
A diretoria da Confederação Brasileira de Clubes – CBC vem com muita alegria comunicar que hoje foi publicada no Diário Oficial da União – D.O.U., a Portaria nº 1, do Ministério do Esporte, que dispõe sobre os limites de utilização de recursos financeiros para custeio das despesas administrativas para formação de atletas olímpicos e paraolímpicos, concluindo assim os atos governamentais que permitirão a liberação dos recursos.
 
A maior conquista da história do segmento clubístico, a Nova Lei Pelé, que repassa à CBC o correspondente a 0,5% de toda a verba arrecadada nos concursos de prognósticos, loterias federais e similares, com destino único e exclusivo para formação de atletas olímpicos e paraolímpicos, além de inserir e reconhecer a CBC ao lado do Comitê Olímpico Brasileiro – COB e Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB no Sistema Nacional do Desporto, passando a representar o seu subsistema: os clubes esportivos sociais de formação de atletas olímpicos e paraolímpicos, iniciou-se há 9 (nove) anos:
 
No dia 15/03/2004, o Ministro do Esporte Agnelo Queiroz publicou a Portaria  24/2004, que criava a Comissão dos Clubes Esportivos Sociais, presidida pelo então presidente da CBC Arialdo Boscolo, sendo que uma das suas principais funções seria propor ações direcionadas à formação e o desenvolvimento de atletas.
 
Em 06/05/2005, o Poder Executivo encaminhava ao Congresso Nacional o Projeto de Lei – PL 5.186/05, propondo alteração na Lei do Desporto (Lei 9.615/98 – Lei Pelé).
 
Com um trabalho árduo, feito com obstinação e foco, a CBC participou de todas as audiências públicas, reuniões na Comissão de Turismo e Desporto, audiências com lideres partidários e com os relatores do PL na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
 
Em novembro de 2010 o PL foi votado e aprovado na Câmara dos Deputados e também no Senado Federal, porém com emendas o que fez com que o mesmo retornasse à Câmara.
 
No mesmo mês de novembro o Congresso Nacional apreciava a Medida Provisória MP 502/10, sendo que os relatores eram os mesmos do Projeto de Lei 5.186/05 e, com o apoio do Ministro do Esporte Orlando Silva, houve um acordo para incluir no relatório da MP o texto do projeto aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
 
Em fevereiro de 2011, com o apoio maciço dos presidentes dos clubes formadores filiados à CBC, obtivemos a votação favorável do relatório da MP 502/10 pelo Congresso Nacional.
 
Em 16/03/2011, a Presidente da República Dilma Roussef sancionou o texto com a edição da Lei 12.345/11, que alterou a Lei 9.615/98 (Nova Lei Pelé), que seria posteriormente regulamentada.
 
Em 29/12/2011, foi sancionada a lei que aprovou um crédito especial do Orçamento da União para repassar os recursos do Ministério do Esporte para a CBC.
 
No dia 08/04/2013, após um trabalho exaustivo junto aos poderes Legislativo e Executivo, foi assinado pela Presidente da República o Decreto nº 7.984/13, que regulamenta a Lei 9.615/98, que possibilitou à CBC receber os recursos diretamente da Caixa Econômica Federal.
 
O Decreto nº 7.984/2013 estabelece que a CBC teria cento e vinte dias de prazo para publicar no D.O.U. o regulamento de descentralização de recursos e o regulamento de compras e contratações.
 
Em 13/07/2013, durante a realização do Simpósio Nacional de Dirigentes e Profissionais de Clubes foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária, em que na apreciação da proposta da Diretoria da CBC e dos destaques dos clubes, houve a aprovação unanime da redação final do Regulamento de Descentralização de Recursos da CBC pelos oitenta e dois filiados e vinculados presentes.
 
No dia 06/08/2013, foi publicado no D.O.U. as Instruções Normativas – INs nº 1 e 2, juntamente com o Regulamento de Descentralização de Recursos e o Regulamento de Compras e Contratações da CBC.
 
Em 19/11/2013, foi feita a publicação no D.O.U. da Instrução Normativa – IN nº 03, juntamente com o Regulamento de Cadastro Geral de Entidades de Prática Desportiva – EPDs filiadas à CBC, que permitirá o diagnóstico das instalações e das modalidades praticadas pelos clubes.
 
Finalmente em 03/01/2014, o Ministro do Esporte Interino, João Luiz dos Santos Santos, assinou a Portaria nº 1, que dispõe sobre os limites de utilização de recursos financeiros para custeio das despesas administrativas para formação de atletas olímpicos e paraolímpicos.
 
Registramos nossos agradecimentos ao Ministro do Esporte Aldo Rebelo que, com muita serenidade, deu total apoio e tranquilidade para que a CBC aguardasse todos os atos e normativas legislativas, permitindo que a Diretoria mantivesse a política rigorosa de transparência nos procedimentos, para que os recursos públicos para formação de atletas olímpicos e paraolímpicos sejam definitivamente utilizados em prol do esporte de base do Brasil.
 
CRONOGRAMA DAS AÇÕES FUTURAS DA DIRETORIA DA CBC
O artigo nº 23 do Decreto 7.984/13, que regulamenta a Lei 9.615/98 (Nova Lei Pelé), estabelece que no prazo máximo de cento e vinte dias para a CBC publique no D.O.U. Instrução Normativa – IN com os critérios e limites para despesas administrativas necessárias ao cumprimento do objeto pactuado a serem realizadas com recursos descentralizados para os clubes filiados beneficiados e daqueles referentes a passagens, hospedagem, transporte e alimentação dos dirigentes e funcionários, observado o disposto na Portaria nº 1, de 03 de janeiro de 2014, do Ministério do Esporte.
Estamos encaminhando a referida Portaria ao nosso Consultor Jurídico, assim como iremos nos reunir com o COB e o CPB, a fim de harmonizar os procedimentos administrativos, facilitando assim as prestações de contas junto ao Tribunal de Contas da União – TCU.
Oficializamos que todos os clubes filiados que queiram participar do primeiro Chamamento Interno de Projetos, deverão adaptar seus Estatutos, de acordo com a Instrução Normativa – IN nº 3, que instituiu o Cadastro Geral de Entidades de Prática Desportiva – EPDs, e enviar todos os documentos até o dia 30/04/2014.
Em paralelo a CBC estará estruturando seu quadro funcional e sua sede administrativa a fim de iniciar a avaliação e seleção dos processos de convênios com os clubes filiados para repasse dos recursos.

Central e Porto-PE se encontram em Clássico Matuto pelo Pernambucano



Central e Porto-PE irão se encontrar, mais uma vez, pelo Campeonato Pernambucano. As equipes entrarão em campo na 10ª rodada do estadual, iniciando as partidas da volta. O confronto está marcado para próxima quinta-feira (9), no Estádio Lacerdão, em Caruaru, às 20h. Patativa e Gavião já duelaram em 45 oportunidades, e o que chama atenção é o equilíbrio nos números, são: 18 vitórias para o Central, contra 16 do Porto-PE e 11 empates. Nos gols o time centralino também leva uma pequena vantagem, com 54 gols contra 47 dos tricolores.
O Clássico Matuto, como é conhecido o confronto entre as equipes, será importantíssimo. Isso porque o Central ocupa a segunda colocação com 17 pontos. O Porto-PE vem logo em seguida com 11 pontos, ou seja, estão a seis de diferença. Se o Central vencer abre nove pontos de vantagem. Mas se o Gavião obtiver o resultado positivo a distância cai para três pontos.

Porto-PE x  Central (Foto: André Vinícius / GloboEsporte.com)Clássico Matuto é marcado pelo equilíbrio das equipes do Central e do Porto-PE (Foto: André Vinícius / GloboEsporte.com)
No primeiro turno do Estadual 2014, nove equipes se enfrentam no sistema de pontos corridos em jogos de ida e volta. O time que somar mais pontos nas 18 rodadas do primeiro turno, garante vaga na Série D do Brasileirão 2014. As três melhores equipes seguem para a próxima fase do Estadual.

No segundo turno, Santa Cruz, Sport e Náutico entram na competição se juntando às três equipes classificadas no primeiro turno, para disputar o hexagonal do título em 10 rodadas. Os quatro primeiros garantem vaga na semifinal. Os clubes que não seguiram para o segundo turno disputarão um hexagonal para decidir quem será rebaixado. Os dois últimos caem para a Segunda Divisão do Pernambucano em 2015.

Presidente do Santa Cruz dá poucas chances a Dênis Marques


Foto: Edmar Melo/JC Imagem
O torcedor do Santa Cruz que ainda sonha com o retorno do atacante Dênis Marques começa a ver essa possibilidade cada vez mais distante pelas declarações do presidente do clube, Antônio Luís Neto. O artilheiro do Campeonato Pernambucano de 2012 só volta se aceitar rezar a cartilha. Em português claro: disciplina.

De uma forma mais polida, mas sem esconder o recado, o mandatário tricolor elogiou o jogador e não o excluiu da história recente do Santa, onde tornou-se peça fundamental para o bi e tricampeonatos (2012/2013). Porém, as atitudes no segundo semestre não toleradas pelo técnico Vica e, obviamente, o sucesso na Série C sem a dependência de DM9 tiraram do clube a condição de refém de seu centroavante.

Glauber se esquiva de PW e se preocupa apenas em sanar dívidas do clube


Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
As declarações do ex-presidente do Náutico Paulo Wandereley sobre o atual momento financeiro do clube, afirmando que estaria deixando a presidência com mais fundos financeiros do que quando assumiu, em resposta as declarações do novo vice-presidente Gustavo Ventura, que disse estar assumindo o alvirrubro com apenas R$12mil em caixa, foram respondidas pelo novo presidente Glauber Vasconcelos.
E nas palavras, nada de acusações, já que o mandatário mostrou apenas querer resolver as pendências do Timbu. Na próxima semana, será iniciada a auditoria interna no clube, para saber então o real momento financeiro do clube. "Eu não fiz durante a campanha nenhuma acusação e não é agora que farei".

Porto goleia Sumaré-SP por 4x1 e se reabilita na Copinha

Depois de ter estreado com derrota na Copa São Paulo de Juniores, para o Juventude-RS, por 2a0, o Porto enfim conseguiu vencer na copinha, ao bater o Sumaré-SP pelo placar de 4x1, no estádio Vereador José Pereira, em Sumaré,e segue com chances de classificação para a próxima fase.
Os gols do Gavião do Agreste foram de: Túlio, aos 18 min e aos 37 do 1°T; Clebson, aos 14 e Jeremias aos 31 do 2°T. O gol do Sumaré foi marcado aos 38 minutos da etapa complementar, por Lucas.

Agora, o tricolor de Caruaru é o terceiro colocado do Grupo L com três pontos, o mesmo numero dos lideres Juventude-RS e Ituano-SP que fazem o outro jogo da segunda rodada do grupo.
O próximo compromisso do Porto na Copinha será no próximo sábado (11), contra o Ituano.
 

Ferron e Mancha se apresentam e elogiam estrutura do Sport


Volante (E) e zagueiro (D) têm contrato de um ano. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O zagueiro Ferron e o volante Rodrigo Mancha finalmente foram apresentados como novos jogadores do Sport, nesta quarta-feira, no centro de treinamento José de Andrade Médicis. A dupla, que chega com contrato de um ano com o Leão, elogiou bastante a estrutura dos rubro-negros.

"Estou muito feliz. A torcida do Sport é grande e é uma satisfação enorme vir para cá. É importante trabalhar em uma equipe que te dá estrutura. Isso foi fundamental para vir", disse Ferron.

Já Mancha espera encontrar rapidamente o melhor condicionamento físico no Sport. O volante estava no futebol japonês e teve pouca folga antes de vir para a Ilha do Retiro. "Parece que faz uns cinco anos que não jogava. Bola e tudo diferente. Mas vou me adaptar o mais rápido".

Os dois também encaram com naturalidade a missão de atuarem em um setor que foi o grande calo do Sport em 2013, a defesa. Ambos acreditam que esse ano a situação do setor defensivo será diferente. "Não tem que se intimidar com isso, mas a responsabilidade é de todos e não só de um jogador", afirmou Ferron recebendo concordância de Mancha. "Todos têm que ajudar. É um grupo".