Webradiotop1FM

25 de março de 2014

Clássico das Multidões: PM promete Lepo Lepo contra aglomerações de torcedores

Diego Nigro/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
A cena de policiais acompanhando torcedores, organizados mas sem uniforme, como foi visto no clássico entre Santa Cruz e Sport na semana passada não deve se repetir em mais um confronto entre as duas equipes nesta quarta (26), novamente no Arruda, agora pelo Campeonato Pernambucano. A orientação do comando da capital é de que qualquer aglomeração onde haja conduta inadequada será coibida e os bagunceiros sejam levados para a Central de Flagrantes, onde será feito o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
De acordo com o coronel Paulo Cabral, comandante do Policiamento da Capital, o que aconteceu na quarta passada, tanto com rubro-negros quanto com tricolores foi uma medida para garantir o direito de ir e vir da população, embora muita gente tenha reclamado de ter sido retirada de paradas de ônibus para a passagem dos torcedores. “A Polícia Militar vai endurecer mais com os maus torcedores. Se a PM flagrar aglomeração de torcida ela será abordada e revistada. Se houver gritaria, provocação, algazarra ou qualquer tipo de perturbação, será deslocado para a Central de Flagrantes. Não vai ter acordo”, avisa. Na central estará de plantão um delegado da Polícia Civil e outro da GPCA, este para receber os menores de 18 anos.
Ele avisa que a conduta da Polícia vai se basear no parágrafo primeiro do artigo 39 do Estatuto do Torcedor que prevê punições para tais tipos de desordem:
Art. 39 – O torcedor que promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores ficará impedido de comparecer às proximidades, bem como a qualquer local em que se realize evento esportivo, pelo prazo de três meses a um ano, de acordo com a gravidade da conduta, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.
§ 1º – Incorrerá nas mesmas penas o torcedor que promover tumulto, praticar ou incitar a violência num raio de cinco mil metros ao redor do local de realização do evento esportivo.
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
No total, 777 policiais trabalharão no clássico entre equipes do Batalhão de Choque, policiais militares na cavalaria, canil e Rocam. Serão instalados 12 pontos de bloqueio, além de helicóptero com canhão de luz e câmera para enviar as imagens de possíveis badernas para a Central de Controle Integrado. No pré-jogo serão três equipes do Choque para agir nos principais corredores. “Qualquer viatura da Patrulha de Bairro que identificar algum tipo de condução poderá fazer a interceptação e a equipe do Choque será chamada para intervir”, explicou Cabral. Policiais a paisana também estarão nesses corredores fazendo o monitoramento.
No pós-jogo, onde foram registradas cenas de violência no Clássico das Multidões anterior, serão quatro equipes do Batalhão de Choque reforçadas por cavalaria e canil. “Sabemos onde acontecem os tumultos. As equipes estarão em pontos estratégicos. Aquelas cenas de torcedores atirando pedras na Polícia não serão toleradas. A orientação é para os torcedores serem detidos”, frisou o coronel.

Eduardo Baptista faz apenas um rachão e Sport para o clássico é uma incógnita

Antes do clássico contra o Santa Cruz nesta quarta-feira (26) pela nona rodada do Campeonato Pernambucano, o Sport realizou na Ilha do Retiro o úlltimo treino para preparar o time que vai à campo encarar o rival.
Como de costume, um treino secreto para esconder o jogo e reservar algumas possíveis novidades para surpreender o Santa. Antes do treino o elenco se reuniu com o presidente do conselho deliberativo do clube, Gustavo Dubeux.
Depois, os jogadores foram ao campo, mas a imprensa não teve acesso a essa movimentação. Ás 16h o técnico liberou a entrada mas apenas um rachão estava sendo disputado entre jogadores e funcionários do clube.
Assim como o técnico do Santa Cruz , Vica que  também fez treino secreto no Arruda nesta terça-feira. Tirando o meia-atacante Ananias, ainda vetado pelo departamento médico, Eduardo Baptista não tem mais nenhum desfalque para o jogo.
Caso ele não mude a formação, o time deverá entrar com: Magrão, Patric, Ferron, Durval e Renê; Ewerton Páscoa, Rodrigo Mancha, Aílton e Renan Oliveira; Felipe Azevedo e Neto Baiano.

Candidatos a gandula na Copa do Mundo tiveram aula prática no Recife


Foto: Secopa-PE
Foto: Secopa-PE
O jogo entre Náutico x Barreirense, pelo Campeonato Pernambucano de Futebol Feminino, no último domingo (23) recebeu dezenas de jovens vencedores da Copa Coca-Cola. Eles realizaram treinamento para serem gandulas durante a Copa do Mundo. Os meninos e meninas, com idades entre 13 e 16 anos competiram pelas equipes: Garoto Revelação, Escolinha de Futebol F.C. e 10 de Novembro (Masculino); e Coração de Leão, Atletas de Cristo e São Lourenço da Mata (Feminino).
Somando todas as cidades-sede do Mundial chega-se ao número de 700 participantes desse projeto. Os escolhidos em Pernambucano também poderão atuar em partidas na Arena das Dunas, em Natal-RN. A lista dos vencedores será divulgada em abril.

Vica sinaliza mudanças no Santa Cruz e faz mistério para o clássico contra o Sport

Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
O técnico Vica pode vir com novidades no Santa Cruz para o jogo contra o Sport, nesta quarta-feira, no Arruda. O treinador fez treino secreto nesta terça e admitiu a possibilidade de mudar até a maneira da equipe jogar. A alteração, todavia, não seria tão nova assim. O comandante coral cogita utilizar a estratégia de 2013 para tentar surpreender o Leão.
“Estamos com essa dúvida e analisando. Vamos mudar nesta hora? Estamos pensando em jogar como jogamos no ano passado. Isso não é de se estranhar para os jogadores”, disse.
Se for pelo raciocínio de Vica, então o Santa Cruz pode voltar a ter três volantes como no ano passado. A ideia é aumentar o nível de marcação e segurar a vontade do Sport. Essa formação deu muito certo na Série C do ano passado, quando o Tricolor obteve o título.
Outra ideia do treinador é manter o esquema que vem sendo utilizado neste temporada. Neste caso, o técnico pode mudar as peças do time titular. O meia Natan pode ser uma das novidades. “São opções que temos. Vamos ver com departamento físico e médico. Mas vamos deixar para definir antes do jogo”.
Apesar de apontar mudanças, Vica não acha que o Santa Cruz venha sendo previsível contra o Sport. Segundo ele, é uma questão de conhecimento das equipes. “Não é problema de ser previsível não. É que as equipes se conhecem muito”.