Webradiotop1FM

30 de julho de 2014

Sem organização, Náutico vence Icasa na base da individualidade

Marinho (D) foi decisivo na partida. Foto: Guga Matos/JC Imagem
Marinho (D) foi decisivo na partida. Foto: Guga Matos/JC Imagem
O Náutico segue sendo um time desorganizado em campo, sem senso coletivo ou planejamento tático para vencer uma partida. Mesmo assim, conseguiu a vitória nesta terça-feira, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pela Série B. A individualidade foi o recurso do Timbu para bater o Icasa por 1×0. Marinho foi o fator individual decisivo na partida. Além de comandar as principais jogadas dos donos da casa, fez o gol do êxito. É verdade que o que vale são os três pontos, mas é muito pouco para uma equipe que sonha com o acesso. Se quer chegar ao G4 da Segundona, os alvirrubros precisam de maior poder coletivo.
Com a vitória, o Náutico sobe para a 11ª posição com 18 pontos, enquanto que o Icasa fica em 15º com 15. Essas posições, porém, podem mudar com o complemento da rodada, no fim de semana. Na próxima, o Alvirrubro tem o clássico contra o Santa Cruz, no Arruda. Já os cearenses enfrentam o América-MG, em Juazeiro.
LEIA MAIS:
> Sidney joga assunto demissão para diretoria do Náutico
> Nas ondas do rádio: ouça o gol da vitória do Náutico
> Marinho comemora boa atuação e espera sequência no Náutico
O JOGO - A vitória do Náutico não foi construída na base da técnica ou da organização tática. Dentro de campo, o Timbu foi uma equipe muito espaçada entre a defesa e o ataque, com o trio ofensivo formado por Marcos Vinícius, Marinho e Tadeu ficando muito distante dos outros jogadores. Isso provocou muitos chutões, principalmente nos primeiros minutos do jogo.
A desorganização alvirrubra, porém, não foi aproveitada pelos cearenses. Muito em parte porque o Icasa estava tão desorganizado quanto o Náutico no gramado. Pouca criação e muitos erros de passes. A partida em muito momentos deu calo na vista, tamanhas as falhas dos dois lados. Um jogo mais digno de equipes que brigam contra o rebaixamento do que pelo acesso.
A melhoria, e a vitória, do Timbu teve ligação direta com o aparecimento de um jogador em particular: o atacante Marinho. Mais aberto na direita, o jogador usou a velocidade para cansar a defesa adversária em muitos momentos. Sempre tinha uma jogada individual para importunar a zaga do Icasa. Em uma equipe que o coletivo não funcionava corretamente, apostar na individualidade de um atleta que estava jogando bem parecia ser uma boa estratégia. Foi o que fez o Náutico, que passou a adotar o esquema 4-4-2 bola no Marinho.
Timbu foi uma equipe sem criatividade na partida. Foto: Guga Matos/JC Imagem
Timbu foi uma equipe sem criatividade na partida. Foto: Guga Matos/JC Imagem
A opção foi acertada. Marinho cresceu ainda mais na partida e conseguiu marcar. Após passe de Marcos Vinícius na grande área, o atacante ficou em condições de marcar e mandou para o fundo das redes, aos 37 minutos do primeiro tempo.
Com a vantagem, o Náutico passou a ter um pouco mais de tranquilidade. Continuou desorganizado no gramado e apostando em Marinho, que ainda teve mais uma grande chance de ampliar o placar. Pelo bem do Timbu, não fez falta. Os alvirrubros souberam se segurar na defesa, apesar dos sustos e da expulsão de Paulinho, e saíram com a vitória depois de dois jogos sem pontuar na Segundona.

FICHA DA PARTIDA – NÁUTICO 1X0 ICASA
Náutico: Alessandro; Neílson, William Alves, Edvânio e Raí; Gilmak, Elicarlos, Paulinho, Marcus Vinícius (Vinícius) e Marinho (Leleu); Tadeu (Luizinho Melo). Técnico: Sidney Moraes.

Icasa: Fábio; Paulo Henrique, Gilberto, Nayhlor e Zé Carlos; Guídio, Foguinho, Dodó (Aelson) e Alan Eliomar (Alan Mineiro); Vanger e Neílson (Núbio Flávio). Técnico: Leandro Sena.
Série B (14ª rodada). Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Árbitro: Paulo Shleich (Mato Grosso do Sul). Assistentes: Cleriston Clay Barreto (Sergipe) e Leandro dos Santos Ruberdo (Mato Grosso do Sul). Gols: Marinho (N), aos 37 minutos do primeiro tempo. Amarelos: Gilberto (I), Marcos Vinícius (N), Guídio (I), Dodó (I) e Naylhor (I). Vermelho: Paulinho (N) – dois amarelos: Público: 1.860. Renda: R$ 78.695.